Há 40 anos o Brasil presenciava a quebra da imagem original de Nossa Senhora Aparecida; maior símbolo nacional da fé, mas também o restauro e o retorno da Imagem ao Santuário Nacional.
"Nossa Senhora renasceu das águas, ela foi reencontrada a partir de uma realidade difícil, ela foi dada novamente ao povo brasileiro, era quase impossível refazer aquela obra", lembra padre João Batista de Almeida, que já foi reitor do Santuário Nacional de Aparecida.
A Imagem original de Nossa Senhora Aparecida sofreu um atentado em 16 de maio de 1978, sendo quebrada em mais de 200 pedaços. A artista plástica Maria Helena Chartuni recebeu a missão de reconstruir a Imagem, o que foi realizado na capital paulista.
Após 33 dias, a Imagem foi levada de volta ao Santuário Nacional de Aparecida, em um carro aberto do Corpo de Bombeiros, no dia 19 de agosto do mesmo ano, causando grande comoção nacional. Uma multidão esperava pela Imagem em Aparecida, lotando o entorno do Santuário Nacional e da Rodovia Presidente Dutra.
:: Maria Helena Chartuni conta experiência do restauro da Imagem de Aparecida
Dessa época, recordamos a presença de alguns missionários redentoristas que vivenciaram essa parte da história da devoção de Aparecida.
Entre eles, o Irmão Clemente que trabalhava como sacristão e alfaiate, o Irmão João Batista do Amaral, que coordenava o trabalho pastoral junto aos coroinhas, o reitor do Santuário Nacional, padre Izidro de Oliveira Santos e padre Antonio Lino que presidiu a celebração de retorno da Imagem e era o responsável pela pastoral dos romeiros. Muitos outros nomes serão lembrados nesse ano, ao reviver a história dessa devoção.
Jubileu - Em agosto de 2018, o Santuário Nacional preparou a celebração dos 40 anos do restauro da imagem, com uma carreata da capital paulista ao Santuário Nacional, com uma imagem fac-símile, e ainda a coroação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. Foram momentos de grande emoção revividos pelos devotos.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.