A primeira fase do 26º Capítulo Geral da Congregação do Santíssimo Redentor chegou ao fim na última quarta-feira (04), na Casa de Hospedagem Santo Afonso, em Aparecida (SP).
Foram quase 10 dias de um evento marcado pela fraternidade entre os representantes das unidades que formam a Conferência da América Latina e Caribe e membros do Governo Geral, e pelo avanço no processo de reestruturação e reconfiguração da Congregação.
O padre Marcelo Araújo, C.Ss.R., coordenador da Conferência da América Latina e Caribe, classificou a proposta latino-americana como “radical”, uma vez que as atuais 22 unidades da Congregação serão reduzidas para somente sete em 2024, e explicou melhor os processos de elaboração do plano apostólico e de reconfiguração:
“Iniciamos um processo comum de elaboração de um plano apostólico e de um projeto de reconfiguração (...) Todas as sete futuras províncias que teremos deram passos. No entanto, existem ainda alguns processos a serem realizados. Tenho a impressão de que as expectativas para o próximo sexênio e, colocando também como um dos principais desafios para este 26º Capítulo Geral, será o processo de implementação das novas unidades, com todos os processos decorrentes”.
O padre redentorista continuou listando os desafios da Congregação para os próximos anos:
“Repensar o processo formativo é um dos grandes desafios que apareceram para nós, durante estes dias de encontro. Depois, repensar também a questão da forma como nós estamos evangelizando. Um principal desafio também é a questão do anúncio da Redenção e consequentemente a nossa proximidade junto aos mais abandonados e pobres, que são os destinatários fundamentais da nossa missão como Redentoristas”.
Na mensagem final da Conferência da América Latina e Caribe, os Missionários Redentoristas reforçam o chamado de “ser Santo Afonso” para os pobres de hoje, e de ter uma vida espiritual intensa e profunda.
“Como participantes da primeira fase do XXVI Capítulo Geral, tivemos como propósito fundamental reavivar no coração de cada um de nós a paixão apostólica própria do ser redentorista, a partir de uma Congregação repensada e reimaginada para a Missão, propondo também um perfil caracterizado pela identidade carismática.
Deste modo, somos chamados a ser Santo Afonso para os pobres de hoje, a ter uma vida espiritual intensa e profunda, a viver a vida fraterna em familiaridade e alegria, a estar com os pobres, a ser audazes na ação evangelizadora, a ir aos lugares de fronteira de nossa missão, a viver pobremente, a envolver os leigos e as famílias que fazem parte da nossa missão, a propor aos nossos destinatários a vida redentorista como opção profética, a amar e dar a conhecer Santo Afonso”.
Baixe o arquivo abaixo e confira, na íntegra, a mensagem final da Conferência da América Latina e Caribe:
Essa e outras primeiras fases ao redor do mundo preparam a Congregação para a celebração da Fase Canônica, que será realizada em Roma, de 11 de setembro a 7 de outubro de 2022.
Conheça a história do Irmão Simão, o marceneiro
Calcula-se que o redentorista tenha feito mais de 40 altares, entre eles o da Capela privativa do Convento Velho em Aparecida. Saiba mais!
As devoções marianas de Santo Afonso
Entre os elementos de sua espiritualidade mariana, temos alguns títulos que Santo Afonso usou com mais frequência ao tratar de Maria. Saiba quais!
Duas atitudes que a Virgem Maria ensina diante do sofrimento
Padre Domingos Sávio, missionário redentorista, listou duas atitudes de Maria diante do sofrimento, especialmente, diante da crucifixão de seu filho Jesus. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.