Ver os passos dados até hoje em nossa Unidade, servem para discernir qual o projeto do Pai para o momento que vivemos como seguidores de Jesus Redentor. Vamos limitar essa retomada histórica sobre a pastoral da Província em São Paulo, sem maiores referências a Goiás, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Isso porque nossa reflexão tem por objetivo a missão no momento presente da Província de São Paulo. Inspira-nos mais a intenção de trazer dados para análise e reflexão do que o propósito de apresentar uma imagem da realidade pastoral nossa no decorrer dos anos.
Partimos para uma perspectiva histórica concorde com a fala do Papa Francisco aos sacerdotes e religiosos em 2015: “Um povo que esquece sua memória não tem futuro”.
A ação pastoral da Província vem passando por modificações sucessivas. Estas foram em princípio expressões da busca de aprimoramento e das necessárias adaptações para sua maior eficácia. Um conjunto de fatores levou às modificações. Alguns deles:
- Fatores eclesiais institucionais, doutrinais e pastorais;
- Fatores congregacionais da ordem dos princípios, conceitos, valores e critérios, da ordem das estruturas institucionais da Congregação, da formação inicial e permanente, da atuação missionária, de toda a sua vida comunitária e pastoral;
- Fatores do universo populacional e realidades sociais, políticas, educacionais, culturais e econômicas em todo o mundo, particularmente no Brasil.
Apenas um dado: em 1889, cinco anos antes da chegada dos redentoristas bávaros ao Brasil, o país contava com 14 milhões de habitantes, a grande maioria simples e analfabetos moradores rurais; a Igreja tinha apenas 12 bispos e 700 padres, dos quais 520 eram seculares e apenas 180 religiosos.
:: A chegada dos Missionários Redentoristas a Aparecida
A análise mais detalhada das modificações levaria a um número respeitável de etapas. Mas, para simplificar, aqui ficaremos com um esquema bem simples e fundamental: O antes e o depois do Concílio Vaticano II, que trataremos no próximo texto!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.