A Congregação Redentorista presente em São Paulo prepara, para os dias 23 e 24 de novembro, a segunda edição da romaria da Colônia Italiana. Na família da Província de São Paulo, são mais de 70 sobrenomes de origem italiana.
A romaria quer rememorar a história desses homens e mulheres, crianças, jovens, que deixaram suas terras para trabalhar e construir uma nova história em nossa nação. Hoje, no Brasil, existem mais de 30 milhões de brasileiros descendentes de italianos; é o país com o maior número no mundo. Os dados são da Fondazione Migrantes.
A expectativa da iniciativa é reunir grande parte desses descendentes das famílias redentoristas.
Memória - a história dos italianos com o nosso país começou no século 19, a partir de 1876. A Itália passava por uma crise econômica e momentos de revoltas e conflitos que arrasaram muitas regiões. Com o fluxo migratório que o Brasil vivenciava com o fim da escravidão, muitos italianos resolveram apostar e enfrentar uma viagem que podia durar até 40 dias, na terceira classe de um navio a vapor.
Os imigrantes chegavam ao Brasil buscando novos horizontes, uma vida melhor e a terra fértil que ouviam falar. O desembarque, depois uma viagem difícil, ainda iria enfrentar muitos desafios até que pudessem colher os primeiros frutos.
Programação - a romaria conta com missa no Santuário Nacional no dia 23 de novembro, às 18h00. No domingo, 24, o grupo tem a oportunidade de participar de outro momento celebrativo às 8h00, no Altar Central. A romaria continua com visita aos pontos turísticos de Aparecida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.