Notícias

Retiro espiritual com São Geraldo: amor à Vontade de Deus

A vontade de realizar a vontade de Deus nas espontaneamente quando nos deixamos conduzir pelo Senhor

Escrito por Redentoristas

11 OUT 2024 - 11H21 (Atualizada em 12 OUT 2024 - 12H00)

Arte/ A12

Uma característica muito marcante na vida de São Geraldo, é o seu desejo de sempre e em tudo realizar a vontade divina. Por isso mesmo, escreve e fixa na porta de seu quarto a célebre e conhecida frase:

“Qui si sta facendo la volontà di Dio. Come vuole Dio e per quanto piace Dio”.

Assim, escreve Geraldo em seu Regulamento de vida: “Alguns se preocupam em fazer isto ou aquilo; eu, porém, só tenho a preocupação de fazer a vontade de Deus”.

Por isso, São Geraldo se encantava, ao ponto de quase entrar em êxtase quando entoava o canto composto por Santo Afonso que diz assim:

“Agradar-te é meu desejo, não fazendo o que almejo; o que quer tua bondade, isso eu quero, meu Senhor!

Ó, Vontade sacrossanta, como és digna de louvor!

A ti, pois, Senhor amado, alma e vida hei consagrado; ó Jesus, serás tu sempre meu supremo, eterno amor!

Ó, Vontade sacrossanta, como és digna de louvor!”

Realizar a vontade de Deus é algo que perpassa profundamente o coração de todos aqueles que se fazem discípulos de Jesus, pois, como Ele próprio afirma que veio a este mundo para realizar a vontade daquele que o enviou (cf. Jo 6,38-40).

Os verdadeiros discípulos que Cristo, são reconhecidos entre aqueles que ouvem a Palavra do Pai e a colocam em prática, isto é, realizam a sua vontade (cf. Mt 12,46-50). 

Leia MaisRetiro espiritual com São Geraldo: amor imerso na imensidão de DeusComo São Geraldo Majella amava a Virgem Maria

Em nossos dias, onde se fala muito em liberdade, a realidade da obediência pode se tornar algo estranho, ou até mesmo, incompreensível.

Pois, pelo voto de obediência, depositamos nossa consciência e possibilidades de escolhas nas mãos de nossos superiores. No entanto, nosso Santo Irmão, nos ajuda a compreender que acolher a Vontade de Deus em nossa vida e buscar realizá-la com solicitude, nos abre para novos horizontes, onde nos encontramos com possibilidade de realizações que estão além de nossa própria compreensão.

São Geraldo refere-se a bela vontade de Deus, como sendo este caminho seguro, que nos distancia do pecado, isto é, do desejo de realizar tão somente aquilo que acreditamos nos agradar. Porém, é preciso compreender que:

Não se trata de simples obediência de atos por lei, identificada com o querer concreto de Deus. É mais que obediência ascética: trata-se de transformação da fonte dos atos, isto é, da pessoa. Como no paraíso, onde não há mais necessidade de obediência ascética, para nós é necessária aqui na terra, mas só obediência ou uniformidade mística das pessoas transformadas pela contemplação beatífica. E a verdadeira mística aqui na terra é já princípio da vida no céu por união sacramental com Cristo ressuscitado operado pelo Espírito Santo.

Shutterstock/ Albert A F
Shutterstock/ Albert A F
Realizar a vontade de Deus é algo que perpassa profundamente o coração de todos aqueles que se fazem discípulos de Jesus


Compreende-se, assim, que a obediência de Geraldo é fruto de uma profunda e salutar intimidade com Deus, que o leva a contemplar e acolher a todos aqueles que buscam viver na intimidade com o Senhor. São Geraldo nos revela, assim, uma eclesiologia da obediência, isto é:

A comunhão numa única Igreja dos bem-aventurados no céu e dos fiéis na terra: obediência da visão beatífica no céu, obediência da fé-caridade-esperança mística pelo Espírito Santo que unifica em Cristo na terra. E isto explica como em Geraldo a contemplação tornava-se ação, a mística se exprimia em ascética sem necessidade de esquemas exteriores, mas por espontaneidade e liberdade própria dos filhos de Deus.

São Geraldo nos ensina que, realizar a vontade de Deus não é fruto de um esforço sobre-humano, mas é algo que nasce espontaneamente quando nos deixamos conduzir pelo Senhor. A expressão máxima da realização da vontade de Deus encontra-se no serviço, livre e desinteressado, aos irmãos e irmãs.

Para reflexão pessoal:

- Como tenho acolhido a Vontade de Deus em minha vida?

- Tenho buscado agradar a mim? Aos outros? Ou a Deus?

- Estou disposto a viver a liberdade da obediência em minha vida?

Pe. Pedro Paulo Dal Bó, C.Ss.R.
Vice-mestre de Noviços

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...