Notícias

Retiro espiritual com São Geraldo: amor filial a Maria

Coloquemo-nos com confiança filial nas mãos amorosas de Maria Santíssima

Escrito por Redentoristas

11 OUT 2024 - 11H27 (Atualizada em 11 OUT 2024 - 15H20)

Arte/ A12

Como é de conhecimento que, para nós Redentoristas, Maria Santíssima encontra um lugar privilegiado em nossa Espiritualidade. Santo Afonso, nos transmite essa certeza de contarmos sempre e em todos os momentos com a intercessão da Mãe de Misericórdia, a Senhora do Belo Amor. Por isso mesmo, em nossas Constituições se afirma:

Tomem a Bem-aventurada Virgem como modelo e ajuda, Ela que, caminhando na fé e abraçando de todo o coração a vontade salvífica de Deus, como serva do Senhor, dedicou-se totalmente à pessoa e à obra de seu Filho, serviu e continua a servir ao mistério da redenção, socorrendo perpetuamente o povo de Deus em Cristo (Const. 32).

Leia MaisRetiro espiritual com São Geraldo: amor à Vontade de Deus Retiro espiritual com São Geraldo: amor imerso na imensidão de Deus

E quando olhamos para a vida São Geraldo, podemos encontrar alguém que viveu esse profundo e terno amor para com a Mãe de Deus. Seus biógrafos afirmam que:

Desde sua infância foi um fervoroso devoto da Virgem. Diante da imagem dela, passava horas inteiras de oração, especialmente nas festas marianas. Nesses dias festivos, Geraldo como que bêbado de alegria, pulava e cantava pelas ruas, sem dar importância aos risos e deboches do povo.

Ao contemplar Nossa Senhora, nosso amado Irmão, se encontra com aquela que se fez a “Serva do Senhor” (cf. Lc 1,26-38). A mulher da nova criação, que ouve e acolhe a Palavra de seu amado Deus. Geraldo encontra em Maria, aquela que lhe mostra o caminho do verdadeiro amor a Deus e o protege de todos os perigos que possam desviá-lo desse caminho. Ao mesmo tempo, revela que uma vida inteira dedicada a Deus, é igualmente uma vida atenta as necessidades dos mais necessitados (cf. Lc 1,39-56; Jo 2,1-12). Por isso mesmo para Geraldo:

“A referência a Maria não tem apenas este sentido de defesa. É também critério que assegura a validade evangélica das decisões, sobretudo em relação ao amor e à comunhão com o próximo”.

Reprodução
Reprodução
Desde sua infância, São Geraldo foi um fervoroso devoto da Virgem


Seguido o exemplo da Bem-aventurada Virgem, Geraldo se faz todo de Deus e todo dos irmãos. Encontra em Maria aquela que, além de Mãe, é também a doce advogada diante de Deus, intercedendo sempre em favor de seus filhos que a ela se confiam. Assim, depois de confiar ao Espírito Santo, como o seu único consolador, protetor e defensor, Geraldo escreve em seu Regulamento de vida o seguinte:

E tu, única alegria minha, Imaculada Virgem Maria (espero que) sejas minha segunda protetora e consoladora em tudo o que me acontecer. E que, a respeito destes meus propósitos, seja sempre minha única advogada diante de Deus. 
Leia MaisRetiro espiritual com São Geraldo: amor à VocaçãoRetiro espiritual com São Geraldo: amor à Eucaristia

Este profundo amor e a confiança que o Santo Irmão deposita em Nossa Senhora, busca igualmente incentivar os outros a colocar-se sempre sob a proteção de tão bondosa Mãe. Afirma-se que era seu costume presentear os outros com um terço. Em seus escritos e cartas, sempre se refere a Maria, incentivando as pessoas a confiarem suas vidas e vocação a intercessão e proteção de Nossa Senhora, para que encontrem uma vida santa, segundo a santa vontade de Deus. Por isso mesmo, podemos compreender que:

Em toda a sua vida, apesar de incompreensões e dificuldades, Geraldo irradia segurança e liberdade. O segredo está na confiança profunda, com a qual se sabe protegido pela onipotência providente de Deus e pela intercessão materna de Maria.

A exemplo de São Geraldo, coloquemo-nos com confiança filial nas mãos amorosas de Maria Santíssima. Deixemos que Ela nos guie nos caminhos de seu amado Filho, nosso Santíssimo Redentor, para que possamos irradiar no mundo o Evangelho da Vida e da Salvação. Recomendemo-nos, também a intercessão de Nossa Senhora, para que Ela nos alcance, junto de Jesus, a graça de sermos perseverantes em nossa vocação, por uma vida Santa, isto é, inteiramente dedicada a Deus e aos mais pobres e abandonados.

Para reflexão pessoal:

- Em minha vida, Maria encontra-se em um lugar especial?

- Tenho confiado minha vocação a Nossa Senhora, para que ela me ajude a superar tudo que me afasta da Vontade de Deus?

- Encontro em Maria Santíssima, aquela que é Mãe e Modelo para todos os discípulos de Jesus Cristo?

Pe. Pedro Paulo Dal Bó, C.Ss.R.
Vice-mestre de Noviços

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...