No dia 20 de maio de 1909, quando a Igreja celebrava o domingo da Ascensão do Senhor, aconteceu em Roma a solene canonização de São Clemente Maria Hofbauer, pelo Papa Pio X. A solenidade contou com a presença maciça dos Capitulares Redentoristas, que estavam reunidos em Roma desde 26 de abril. Leia Mais5 virtudes de São Clemente que motivam a missão RedentoristaConheça a Espiritualidade de São Clemente Maria HofbauerSão Clemente, o santo padroeiro dos padeiros
Neste artigo, apresentamos a você como foi a cerimônia de sua canonização realizada no ano de 1909, mostrando alguns trechos da narrativa, cujo texto original se encontra no Arquivo da Casa Geral, em Roma.
Diz assim o cronista:
“Ainda não eram cinco horas da manhã, e a praça de São Pedro, em Roma, já estava superlotada. Às seis, foram abertas as portas da Basílica, enfeitada com grande pompa, para acolher até oitenta mil fiéis. Desde o teto até o pavimento estavam dispostas milhares de lâmpadas elétricas. Sobre as paredes, havia grandes pinturas, que representavam os milagres de São Clemente e de São José Oriol, um espanhol, canonizado junto com o nosso confrade. Pontualmente às oito horas, apareceu a cruz processional e, atrás dela, todo o séquito”.
Procissão de entrada
A canonização de São Clemente Maria Hoffbauer, aconteceu no ano de 1909. Ele é considerado por muitos como o segundo fundador da Congregação Redentorista. O santo redentorista faleceu no dia 15 de março de 1820, em Viena, Áustria
Continua o cronista:
“Após a cruz processional, entrando na Basílica de São Pedro, seguiam os superiores gerais e os procuradores de várias ordens religiosas, os capítulos das várias colegiadas e o da Basílica Lateranense; as congregações de vários ritos, magníficos estandartes das confrarias de São Clemente e de São José Oriol, duas divisões da guarda suíça; o cortejo de Sua Santidade; o coro pontifício, os penitenciários com a cruz, os abades com as mitras de linho e as capas, 250 arcebispos e bispos, 30 cardeais com as mitras de damasco e as capas, todos com velas acesas. Enfim, apareceu a figura, plena de benigna majestade, do Papa Pio X, levado sobre o trono gestatório, com a tiara na cabeça e a capa branca”.
Cerimônia de canonização
Iniciando a cerimônia de canonização de São Clemente, junto com São José Oriol, o Santo Padre Pio X entoou o solene canto da Ladainha de todos os Santos, que a todos comoveu. Foi cantado o hino ao Espírito Santo “Veni Creator”.
Após o canto ao Espírito Santo, o Santo Padre Pio X, com a tiara na cabeça, proclamou santos os dois beatos, com as seguintes palavras:
“Para a honra da Santa e indivisa Trindade, para a exaltação da Fé Católica e incremento da religião cristã, com a autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e com a nossa prévia deliberação madura, tendo invocado muitas vezes o auxílio divino, e com o conselho dos nossos Veneráveis Irmãos, decretamos e definimos que são Santos os Beatos confessores José Oriol e Clemente Maria Hofbauer, os inscrevemos no Catálogo dos Santos, determinando que a memória deles seja celebrada cada ano por toda a Igreja entre os confessores com piedosa devoção, no dia do seu nascimento para o céu, a saber, 23 de maio para Oriol e 15 de março para Hofbauer. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém”
Depois da proclamação, entoou-se o Te Deum. A seguir, recitou cantando a oração dos dois novos santos e dignou-se de conceder a todos os presentes, a indulgência plenária. Terminada essa magnífica cerimônia, que durou uma hora, das 11h às 12h, soaram os sinos de quase todas as 400 igrejas e capelas de Roma.
Enquanto ressoavam os sinos, o Santo Padre Pio X celebrou a Santa Missa solene de agradecimento. No ofertório, aproximaram-se do trono pontifício os cardeais, levando os dons: grandes círios, flores, pequenos barris dourados com o vinho, os panos dourados e prateados, e também pombas, rolas e outros pássaros, em gaiolas douradas e ornadas.
Os cânticos do Sanctus e ao Agnus Dei, o coro pontifício executou uma composição, de modo tão perfeito que, a quem ouvia, podia parecer que, por um instante, não estava neste mundo. O rito terminou antes das 13 horas. Os corações de todos se elevavam e cada um, certamente, dizia consigo mesmo as palavras que agora repetimos.
Viva por longos anos o nosso querido e amadíssimo Santo Padre Pio X!
No dia 15 de março e, em outras ocasiões festivas, a Congregação e a Igreja recordam a vida e a missão de São Clemente Maria Hoffbauer, missionário redentorista, a quem recorremos especialmente neste tempo de Reconfiguração da Congregação, para que seja um processo fecundo e feliz e que os redentoristas, lendo e respondendo aos sinais do tempo, sejam audazes e corajosos no anúncio da Copiosa Redenção.
Oração:
"Bom Deus do Céu, escolhestes São Clemente como missionário do Reino de Deus e através do serviço aos pobres e abandonados, ele consagrou sua vida a Jesus Cristo.
Concedei-nos a perseverança necessária no trabalho de evangelização e dai-nos um coração caridoso, para que imitemos em nosso cotidiano as ações de São Clemente. Pedimos isso em nome de Cristo, vosso Filho e Senhor nosso. Amém".
Saiba como foi o Encontro Missionário de 2024
Momento de preparação para as Santas Missões Redentoristas de 2025 aconteceu no Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP). Saiba mais!
Conheça a história da Congregação Redentorista em Honduras
Missionários da Congregação do Santíssimo Redentor são responsáveis pela Paróquia Santo Antônio de Pádua, erigida canonicamente em fevereiro de 1998.
Videocast das Santas Missões destaca o sacramento da Crisma
Convidado do episódio é o Pe. Ronaldo Divino, C.Ss.R., que compartilha sua trajetória vocacional e seu período missionário na África. Assista!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.