Notícias

Saiba quem foi o 2º fundador da Congregação Redentorista na Polônia

Missionário chegou a evangelizar na Rússia, na região da atual Ucrânia e na Sibéria, pregando missões até Vladivostok, perto do mar do Japão

Escrito por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R.

05 OUT 2024 - 17H27 (Atualizada em 05 OUT 2024 - 20H20)

Divulgação

No último dia 10 de setembro, a Província Redentorista da Polônia, a Congregação e a Igreja celebraram o 91º aniversário de falecimento do Venerável Pe. Bernardo Lubienski. Na Província de Varsóvia foi um dia especial de oração, pela sua beatificação nas igrejas e comunidades redentoristas. Leia MaisBeato Seelos, amigo dos pobres e guia espiritual fervorosoO redentorista devoto de Santa Teresinha do Menino Jesus 70 anos da presença redentorista em Angola

Vida santa e preparação para a grande missão

Nascido numa localidade perto da capital Varsóvia, no dia 9 de dezembro de 1846, era o segundo de doze filhos de uma família polonesa muito religiosa. O seu avô havia sido ministro da justiça, tendo sido ele quem assinou o decreto de expulsão de São Clemente Hoffbauer e seus companheiros de Varsóvia.

Com 12 anos, em 1858, foi enviado por seus pais para estudar na Inglaterra, onde seu irmão já estudava, para não sofrerem a influência russa.

Em 1862, decidiu ser padre, entrando na Congregação Redentorista em 1864, começando o seu período de noviciado em 6 de setembro de 1864, e em 7 de maio de 1866, professou os votos religiosos, apesar da contrariedade de seu pai. Os estudos de filosofia foram feitos na Inglaterra, que neste período pertencia à província Holandesa. Os estudos teológicos foram realizados em Wittem, na Holanda, sendo ordenado sacerdote em Aachen, na Alemanha, a 29 de dezembro de 1870. 

Depois de sua ordenação, desempenhou vários serviços administrativos na Congregação, dedicando-se também a vários trabalhos apostólicos em paróquia e nas missões. Entre 1874 e 1882 participou juntamente com outros missionários em muitas missões, sendo a maior parte em grandes cidades como Birmingham, Londres, Manchester. Ainda trabalhou no apostolado entre os emigrantes poloneses na capital inglesa.

Retorno à pátria e refundação da Congregação

Depois de receber uma especial bênção do Papa Leão XIII, em 22 de junho de 1883 padre Bernardo voltou à Polônia, com a missão de reimplantar a Congregação no país. Ele dizia, que queria reparar o mal que seu avô havia feito ao assinar o decreto de expulsão de São Clemente de Varsóvia.

Divulgação
Divulgação
Padre Bernardo se dedicou com entusiasmo e intensidade ao trabalho missionário


Padre Bernardo se dedicou com entusiasmo e intensidade ao trabalho missionário, apesar de uma parcial paralisia que sofria desde a idade de 39 anos. Influenciou todas as classes sociais da Polônia como confessor, pregador de missões e de retiros, escrevendo livros religiosos e propagando o culto à Virgem Maria, em especial sob a invocação do Perpétuo Socorro.

Tornou-se um famoso missionário, a quem o povo considerava santo já em vida. Em seu trabalho apostólico evangelizou também na Rússia, na região da atual Ucrânia e na Sibéria, pregando missões até Vladivostok, perto do mar do JapãoDepois de longos anos de trabalho missionário veio a falecer em Varsóvia, no dia 10 de setembro de 1933, com quase 63 anos de vida sacerdotal.

Em 17 de junho de 1982, teve início o seu processo de beatificação e no dia 02 de março de 2018, por decreto do Papa Francisco, foi elevado à condição de Venerável. Agora a Congregação aguarda a declaração da heroicidade de suas virtudes e o milagre necessário para a beatificação.

Se você deseja conhecer melhor a vida do Padre Bernardo e dos demais veneráveis, beatos e santos redentoristas leia o livro do Pe. Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R. — Santos e Beatos Redentoristas, da Editora Santuário.

.:: Saiba quem são os Mártires Redentoristas de Varsóvia ::.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...