No último dia 10 de setembro, a Província Redentorista da Polônia, a Congregação e a Igreja celebraram o 91º aniversário de falecimento do Venerável Pe. Bernardo Lubienski. Na Província de Varsóvia foi um dia especial de oração, pela sua beatificação nas igrejas e comunidades redentoristas. Leia MaisBeato Seelos, amigo dos pobres e guia espiritual fervorosoO redentorista devoto de Santa Teresinha do Menino Jesus 70 anos da presença redentorista em Angola
Vida santa e preparação para a grande missão
Nascido numa localidade perto da capital Varsóvia, no dia 9 de dezembro de 1846, era o segundo de doze filhos de uma família polonesa muito religiosa. O seu avô havia sido ministro da justiça, tendo sido ele quem assinou o decreto de expulsão de São Clemente Hoffbauer e seus companheiros de Varsóvia.
Com 12 anos, em 1858, foi enviado por seus pais para estudar na Inglaterra, onde seu irmão já estudava, para não sofrerem a influência russa.
Em 1862, decidiu ser padre, entrando na Congregação Redentorista em 1864, começando o seu período de noviciado em 6 de setembro de 1864, e em 7 de maio de 1866, professou os votos religiosos, apesar da contrariedade de seu pai. Os estudos de filosofia foram feitos na Inglaterra, que neste período pertencia à província Holandesa. Os estudos teológicos foram realizados em Wittem, na Holanda, sendo ordenado sacerdote em Aachen, na Alemanha, a 29 de dezembro de 1870.
Depois de sua ordenação, desempenhou vários serviços administrativos na Congregação, dedicando-se também a vários trabalhos apostólicos em paróquia e nas missões. Entre 1874 e 1882 participou juntamente com outros missionários em muitas missões, sendo a maior parte em grandes cidades como Birmingham, Londres, Manchester. Ainda trabalhou no apostolado entre os emigrantes poloneses na capital inglesa.
Retorno à pátria e refundação da Congregação
Depois de receber uma especial bênção do Papa Leão XIII, em 22 de junho de 1883 padre Bernardo voltou à Polônia, com a missão de reimplantar a Congregação no país. Ele dizia, que queria reparar o mal que seu avô havia feito ao assinar o decreto de expulsão de São Clemente de Varsóvia.
Padre Bernardo se dedicou com entusiasmo e intensidade ao trabalho missionário, apesar de uma parcial paralisia que sofria desde a idade de 39 anos. Influenciou todas as classes sociais da Polônia como confessor, pregador de missões e de retiros, escrevendo livros religiosos e propagando o culto à Virgem Maria, em especial sob a invocação do Perpétuo Socorro.
Tornou-se um famoso missionário, a quem o povo considerava santo já em vida. Em seu trabalho apostólico evangelizou também na Rússia, na região da atual Ucrânia e na Sibéria, pregando missões até Vladivostok, perto do mar do Japão. Depois de longos anos de trabalho missionário veio a falecer em Varsóvia, no dia 10 de setembro de 1933, com quase 63 anos de vida sacerdotal.
Em 17 de junho de 1982, teve início o seu processo de beatificação e no dia 02 de março de 2018, por decreto do Papa Francisco, foi elevado à condição de Venerável. Agora a Congregação aguarda a declaração da heroicidade de suas virtudes e o milagre necessário para a beatificação.
Se você deseja conhecer melhor a vida do Padre Bernardo e dos demais veneráveis, beatos e santos redentoristas leia o livro do Pe. Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R. — Santos e Beatos Redentoristas, da Editora Santuário.
.:: Saiba quem são os Mártires Redentoristas de Varsóvia ::.
Conheça a história da Congregação Redentorista em Honduras
Missionários da Congregação do Santíssimo Redentor são responsáveis pela Paróquia Santo Antônio de Pádua, erigida canonicamente em fevereiro de 1998.
Videocast das Santas Missões destaca o sacramento da Crisma
Convidado do episódio é o Pe. Ronaldo Divino, C.Ss.R., que compartilha sua trajetória vocacional e seu período missionário na África. Assista!
Retrospectiva CAS: celebrando as conquistas de 2024
Relembre os principais momentos que marcaram o ano das Obras Sociais Redentoristas
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.