A Igreja Santa Cruz, dinamizada pelos Missionários Redentoristas, em Araraquara (SP), celebrou solenemente, no dia 14 de setembro, a festa da Exaltação da Santa Cruz, titular da Igreja, preparada por movimentada Novena, que aconteceu entre os dias 5 a 13 de setembro.
O tema geral, que norteou os dias da Novena e da festa foi: "Santa Cruz: luz e esperança para nossa vida". Foi uma ocasião propícia para a comunidade refletir sobre a espiritualidade da Cruz, abordando diversos aspectos que explicam o sentido da Cruz para o discípulo missionário de Jesus.
Leia MaisNão há vocação sem cruzIgreja Santa Cruz em Araraquara (SP) celebra festa em honra de sua titular Reze por 15 minutos diante de uma CruzAo contrário do que parece para muitos, que ao se referirem à palavra cruz reportam a algo triste, sofrido, incômodo de se ter na vida, é importante formar a consciência de que a Cruz, para nós cristãos, é sinal de redenção, é sinal de vitória! Portanto, exaltar a Cruz é uma atitude de atualizar a entrega total de Cristo pela salvação da humanidade.
Não é possível fazer memória da libertação que recebemos sem pensar na Cruz. Ela significa a árvore da vida, o trono, o altar da Nova Aliança: de Cristo, o novo Adão adormecido na cruz, brotou o admirável sacramento de toda a Igreja. A cruz é o sinal de Cristo sobre aqueles configurados no Batismo a Ele em morte e glória.
Aprendemos na catequese que a Cruz é o sinal do cristão! Afinal, temos cruzes nas Igrejas, nas casas, nos estabelecimentos comerciais e institucionais, nos veículos e muitos levam a cruz sobre o peito. Mas, vale a pena perguntar sobre o significado disso? Apenas um enfeite? Mais um modismo? É superstição e medo de maldições? Ou é sinal de esperança, porque temos a certeza de que não há sofrimento ou dor que, pelo Redentor, não possa ser superado?
A nossa fé nos garante que a Cruz não é apenas um símbolo de sofrimento, mas de esperança e transformação. Ela nos lembra que, mesmo nas situações mais sombrias, a vitória pode ser alcançada através da fé, do amor e do serviço aos outros. É um convite a todos nós, católicos, a abraçar o caminho da Cruz e encontrar a verdadeira vida em Cristo.
A Cruz de Jesus é um estandarte de vida que deve ser erguido em todos os lugares. Ela representa a passagem dos homens e mulheres de fé para uma vida resplandecente, onde Jesus, “Vencedor porque vítima”, está presente. Afinal, a vitória de Jesus não foi baseada na conquista, mas na Cruz.
A festa em honra da Santa Cruz está ligada à edificação das Basílicas em Jerusalém, que foram construídas sobre o calvário (Gólgota) e sobre o túmulo de Jesus, lugar de sua ressurreição. Foi celebrada pela primeira vez no ano 335. Segundo a tradição, Santa Helena, mãe de Constantino, foi para a Terra Santa e encontrou uma preciosa relíquia: o madeiro que Jesus fora crucificado. Com o tempo, a celebração ganhou um significado maior: exulta a glorificação Daquele que venceu a cruz, Jesus Cristo.
Pela cruz, Deus santifica o ser humano inteiramente. A cruz é caminho de santificação, assumi-la na vida é tarefa de todo cristão. Refletir sobre a cruz nos fortalece para possamos lidar de modo mais consciente com as muitas cruzes que encontramos no cotidiano.
Pe. Nelson Antonio Linhares, C.Ss.R.
Reitor da Igreja Santa Cruz.
Conheça a história da Congregação Redentorista em Honduras
Missionários da Congregação do Santíssimo Redentor são responsáveis pela Paróquia Santo Antônio de Pádua, erigida canonicamente em fevereiro de 1998.
Videocast das Santas Missões destaca o sacramento da Crisma
Convidado do episódio é o Pe. Ronaldo Divino, C.Ss.R., que compartilha sua trajetória vocacional e seu período missionário na África. Assista!
Retrospectiva CAS: celebrando as conquistas de 2024
Relembre os principais momentos que marcaram o ano das Obras Sociais Redentoristas
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.