Na manhã desta quarta-feira (24), festa de Nossa Senhora Auxiliadora, a Santa Missa das 9h contou com a participação de diversos missionários redentoristas reunidos ao redor do Altar Central da Casa da Mãe Aparecida, por um motivo muito especial: celebrar a abertura do processo de reconfiguração provincial.
Em sintonia com o 3º ano vocacional que estamos vivendo na Igreja do Brasil, os missionários redentoristas provenientes das unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, reunidos em Aparecida, para sua assembleia, querem celebrar a graça da vocação redentorista:
“Os Redentoristas estão prontos a ser fiéis à vocação por toda vida, a renunciar a si mesmos e tudo o que possuem, a fim de se tornarem discípulos de Cristo e se fazerem tudo para todos” (Const. 49).
Leia MaisAssembleia Redentorista tem início com agradecimento especial às Unidades216 missionários da Congregação do Santíssimo Redentor participam da assembleia. O animador da celebração, Pe. Mauro Vilela, C.Ss.R., no início da Santa Missa explicou os símbolos colocados no altar: o logo das missões redentoristas com as 3 estrelas, que representam as 3 províncias atuais, a imagem do fundador Santo Afonso Maria de Ligório e a imagem de Nossa Senhora Aparecida.
“Viemos para celebrar, sairemos para evangelizar!”, motivou ele.
A Eucaristia foi presidida por Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida e oblato redentorista, e concelebrada pelos 3 superiores provinciais - Pe. Marlos Aurélio, C.Ss.R., da Unidade de São Paulo; Pe. Nelson Antonio, C.Ss.R., da Unidade do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, Pe. Roque Silva Alves, C.Ss.R., da Vice-Província da Bahia - além do Pe. Eduardo Catalfo, reitor do Santuário Nacional.
Na homilia, Dom Orlando saudou os provinciais e, na pessoa deles, todos os missionários redentoristas presentes, ressaltando que estamos vivendo a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e vivemos também a Semana das Comunicações, refletindo um grande Pentecostes.
O arcebispo lembrou que a primeira leitura traz a chamada “Espiritualidade ou Teologia da Despedida”, quando Paulo ajoelha-se e despede-se de sua missão, pedindo aos que seguiriam que cuidassem do rebanho. Ele destaca que no Evangelho, Jesus também se despede com uma oração, pedindo unidade e continuidade. Por isso, temos hoje os nossos padres e missionários como continuadores:
“O padre é a glória de Jesus Cristo e, por isso, Ele recomenda a unidade, pois na divisão está o Maligno, na unidade está Deus. Há alegria na unidade!”, motivou ele.
O oblato redentorista reforçou que é preciso sentir a alegria desta unidade, pois na reconfiguração está o desígnio da Divina Providência, está a vontade de Deus para esta congregação já tão abençoada.
Esta unidade quer dizer também concórdia, fazer tudo em harmonia, a partir do coração. "Sejamos um só coração e uma só alma. O fundamento da espiritualidade redentorista é o desapego ensinado por Santo Afonso, um conselho que não é fácil, mas requer abertura", pontuou.
Leia MaisOração pela Nova Província RedentoristaDom Orlando pediu que Santo Afonso interceda pelos redentoristas, para que sejam consagrados à missão, porque são consagrados a Deus. Lembrou que, aos pés de Nossa Senhora das Mercês, Santo Afonso depositou sua espada.
E convidou aos missionários:
"Vamos deixar nossas espadas aos pés de Nossa Senhora Aparecida e teremos um coração novo. E vamos assumir, como ele, a espada da Palavra!"
Dom Orlando disse que a Congregação Redentorista é a continuação da redenção e, portanto, do amor de Deus. A reconfiguração é um novo jeito de amar, é uma nova forma de redenção. "Vamos formar uma aliança indissolúvel entre nós, amados filhos de Santo Afonso!", incentivou.
Ao final de sua fala, Dom Orlando fez também uma prece a Maria:
"Volvei, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, um olhar maternal para cada missionário redentorista; que se sinta amado e confirmado pelo seu amor materno e, com coração aberto, assuma essa nova configuração. Tomai no vosso colo cada filho de Santo Afonso e todos, nessa reconfiguração, experimentem as finezas de Deus!"
Reforçando o pedido do Papa Francisco, o Arcebispo de Aparecida fez ainda mais um pedido:
"Abracemos a Palavra e a missão! Vocês Já estão vivendo a sinodalidade, vão caminhar juntos. E Nossa Senhora, como em Pentecostes, está com vocês neste novo cenáculo simbolizado pelo Santuário Nacional".
O Irmão Carlos Renato rezou, ao final da celebração, a Oração Vocacional, e o Pe. Marlos Aurélio rezou a Consagração a Nossa Senhora Aparecida.
Reveja a celebração no vídeo abaixo:
Padre Pelágio Sauter: Apóstolo de Goiás
Converteu muitas vidas, tocou muitos corações, ajudou milhares de pessoas. Conheça sua história!
Conheça o Centro de Assistência Social, Perpétuo Socorro
Vídeo apresenta os serviços oferecidos na unidade de São João da Boa Vista, em São Paulo (SP)
Província cria articulação para refletir pautas da comunidade negra
Unidos pela fé e pela luta: Missionários Redentoristas Negros!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.