No terceiro domingo do mês de julho, que neste ano é no dia 16, a Congregação Redentorista celebra a festa de seu titular: Jesus Cristo, o Santíssimo Redentor.
No Santuário Nacional de Aparecida, que tem o cuidado pastoral e administrativo realizado por padres e irmãos desta família religiosa, a celebração das 18h no Altar Central irá marcar a Solenidade.
Leia Mais5 características da Espiritualidade RedentoristaIrmão Marcel Van: o redentorista que transformava sofrimento em alegria A Santa Missa será presidida superior provincial da Unidade Redentorista de São Paulo, Padre Marlos Aurélio da Silva, com o tema: “Aniquilou-se a si mesmo, por isso Deus o exaltou” (Fl 2, 7-9).
“Na Bíblia, vemos que Jesus, que é o Santíssimo Redentor, curava e libertava o povo de suas dores. Por isso, pedimos a Ele que hoje nos liberte. Que nos alcance com sua graça e misericórdia, pois temos vivido tempos de muitos sofrimentos”, afirma o missionário redentorista Padre Helder José.
Devoção a partir da tribulação
A origem da devoção ao Santíssimo Redentor tem origem em 1575, quando a região nordeste da Itália sofreu com a Peste Negra, que tirou a vida de milhares na Ásia e na Europa. Mais de 50 mil mortes foram contabilizadas somente na cidade italiana de Veneza, um importante centro comercial e marítimo da região.
“As pessoas, aflitas, recorriam a Jesus, invocando-o como Redentor, Aquele que salva, liberta, e redime, suplicando que Ele os libertasse daquela peste”, explica o mestre em História da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma e também missionário redentorista, Padre Inácio Medeiros.
Ao fim da peste, por agradecimento a salvação alcançada, foi construída uma igreja dedicada ao Redentor, em maio de 1577. Dois meses depois, no terceiro domingo de julho, o Doge Sebastiano Venier – então governante local – declarou que a epidemia havia sido eliminada da cidade.
“Para celebrarem tal memória, as pessoas promoveram com muita devoção e popularidade uma festa em sua honra, no terceiro domingo de julho, para recordarem tal fato, que perdura até os nossos dias”, disse Padre Inácio.
Santo Fundador
Em Scala, na Itália, dois séculos após a origem da festa, Santo Afonso Maria de Ligório fundou a Congregação, mas com o nome de Santíssimo Salvador, mas já havia uma ordem com esse título. Então a Santa Sé pediu a alteração para Congregação do Santíssimo Redentor.
Padre Inácio também relembrou que o Titular passou a ser celebrado junto a festividade de Veneza.
“A expansão da Congregação pelos cinco continentes e sua pregação missionária ajudou a tornar essa dimensão da obra de Cristo ainda mais conhecida, mais amada, e as pessoas buscam com mais intensidade o seu socorro e a sua proteção”.
O Padre Ferdinando Mancílio, C.Ss.R. nos explica sobre a ação de Jesus Redentor em nossas vidas e também em seu ministério como missionário redentorista.
Congregação em números
Atualmente, a Congregação do Santíssimo Redentor está presente em diversos lugares do mundo. Ao todo, quase 5 mil religiosos, entre padres e irmãos, estão espalhados em 82 países do mundo, divididos em 79 Províncias e Vice Províncias.
A América Latina e o Caribe abrigam o maior número de Missionários, com quase 1500 deles. Nesta região, a Província de São Paulo, no Brasil, é a segunda maior em número de membros. Apenas a Província de Bogotá, na Colômbia, supera o número de confrades e de comunidades.
As devoções marianas de Santo Afonso
Entre os elementos de sua espiritualidade mariana, temos alguns títulos que Santo Afonso usou com mais frequência ao tratar de Maria. Saiba quais!
Duas atitudes que a Virgem Maria ensina diante do sofrimento
Padre Domingos Sávio, missionário redentorista, listou duas atitudes de Maria diante do sofrimento, especialmente, diante da crucifixão de seu filho Jesus. Confira!
Conheça a União Nacional dos Ex-Seminaristas Redentoristas
Uneser visa promover continuamente sua conexão com a Congregação Redentorista, e a Igreja e com a sociedade. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.