O Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São João da Boa Vista (SP), é um dos lugares que marca a difusão de uma devoção mariana que chegou ao Brasil graças ao dinamismo dos Missionários Redentoristas. Já se passaram quase 80 anos desde que a igreja foi construída e novas páginas foram escritas nesta história.
Em 1940, chegaram os primeiros missionários, padre Henrique Barros e o Irmão Baltazar, que iriam cuidar da nova fundação. No dia 19 de março de 1941, foi realizado o lançamento da pedra fundamental da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e também da nova residência que abrigaria a comunidade dos Missionários Redentoristas. Em 1942, a comunidade recebia mais religiosos: os padres Henrique de Barros, Juvenal Martins Ratto, Raimundo Moura e o Irmão Manuel de Moura. Alguns anos depois, iniciava-se a abertura dos alicerces e, em janeiro de 1946, após dois anos, a igreja estava pronta para ser inaugurada, faltando apenas alguns revestimentos, piso e altares.
A devoção
Na história do culto à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, os Redentoristas tiveram um papel determinante. O quadro da Virgem Maria com o Menino Jesus surgiu muito tempo antes dos Missionários receberem a incumbência de divulgar sua devoção, em 1866, mas foi a partir desse momento que a congregação começou a difundi-la em suas províncias e a espalhou por todo o mundo.
Em São João da Boa Vista não foi diferente. Desde a década de 40, os devotos se reúnem diante do altar onde está o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para pedir e agradecer suas bênçãos.
A fé no Perpétuo Socorro é vivificada nas Novenas Perpétuas, que acontecem todas as quartas-feiras no Santuário. A prática recebe o nome de "perpétua" porque vem do fato de que as orações que fazem parte dessa devoção são rezadas num determinado dia da semana, em todas as semanas do ano, ininterruptamente.
:: Conheça o significado e saiba como rezar a Novena do Perpétuo Socorro
:: Pio IX, o papa devoto da Mãe do Perpétuo Socorro
A história continuou e, hoje, além da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, está sediada ali uma das Equipes Missionárias. O Santuário mantém atualmente diversas missas, todos os dias da semana e, na quarta-feira, oferece diversos horários para a realização da novena. Além da Matriz, a paróquia cuida da Comunidade Santo Afonso, na Vila Gomes.
Veja um vídeo produzido pela TV União na comemoração dos 78 anos de presença redentorista na cidade:
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.