Ao cair da tarde deste 3º domingo do mês de julho, na Santa Missa das 18h, no Altar Central da Casa da Mãe Aparecida, os missionários redentoristas se uniram ao povo de Deus para celebrar a Festa do Santíssimo Redentor, que dá o nome à Congregação que cuida do maior Santuário Mariano do mundo.
A Eucaristia foi presidida pelo Superior Provincial, Pe. Marlos Aurélio, C.Ss.R., tendo como animador o Pe. Eduardo Ribeiro, C.Ss.R., e como concelebrantes diversos missionários da Congregação Redentorista.
O presidente da celebração iniciou a reflexão da homilia retomando a origem da celebração do Santíssimo Redentor e da própria Congregação Redentorista, que você pode conferir neste post. A regra de vida da congregação diz, no numero 23:
"Chamados a continuar a presença de Cristo e sua missão de redenção do mundo, escolhem os redentoristas a pessoa de Cristo como centro de sua vida, e esforçam-se em se unir sempre mais a Ele (...)"
A solenidade está muito ligada ao mistério salvífico da vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus. A redenção é a libertação, é o amor na sua forma mais plena, que Deus veio oferecer à humanidade.
Os textos da liturgia centram-se na figura do Redentor elevado na cruz, expressão total do amor de Deus que quer salvar (Evangelho) e justifica a todos com um dom extremamente superior ao pecado. A Redenção é dom da graça, superabundante onde abundou o pecado (2ª leitura). A vida é viver em aliança eterna aberta a todos os povos (1ª leitura).
Leia MaisEucaristia é um dos pilares da espiritualidade dos RedentoristasConheça mais sobre a devoção ao Santíssimo RedentorCelebramos Jesus Cristo no seu mistério de Redenção. Celebramos não como um fato histórico, mas na sua natureza íntima e salvífica, em seu significado universal e na sua causa: o amor do Pai que deu seu próprio Filho, e o amor do Filho que o leva a entregar-se pela salvação de todos.
A Igreja quer que vejamos o mistério de Cristo dentro do plano de salvação de Deus Pai. Ele é o centro, pois o Pai quis restaurar nele todas as coisas. O amor do Pai pelo Filho nos atinge. Em vista dele recebemos todos os dons, a adoção e a Redenção. Cristo realiza nossa redenção em seu mistério Pascal de Morte e Ressurreição.
Para que esta salvação perdurasse, Ele escolheu homens que levem a boa-nova. Assim também os redentoristas são chamados a levar a porção preferida de Deus, o anúncio e o caminho do Pai que os ama e conduz ao dom da Redenção. Nós nos aproximamos do Redentor para Dele, com Ele e por Ele, dar graças ao Pai e implorar: “Continuai em nós, Senhor, a obra que iniciastes”.
Ao final de sua reflexão, Pe. Marlos afirmou que não são nossas atitudes e ações, mas o Cristo que vai incidir sobre tudo aquilo que os redentoristas realizam, e que se traduz na sua missão de serem a memória viva do Redentor:
"O mundo carece de redenção. São tantas as situações de escravidão, situações que precisam ser atingidas pela Redenção, e nós somos o canal para que ela atinja a todas essas realidades. É preciso que haja comida na mesa das pessoas, que haja saúde, que haja emprego. Que Maria Santíssima, a Mãe do Redentor, nos ajude a trilhar o caminho bendito de seu filho, o Santíssimo Redentor".
Confira na galeria abaixo algumas fotos da celebração:
1/5
Ao final da celebração, foi rezada também a Oração Vocacional escrita pelo Papa Paulo VI:
Jesus, Mestre Divino,
que chamastes os Apóstolos a vos seguirem,
continuai a passar pelas nossas famílias,
pelas nossas escolas
e continuai a repetir o convite
a muitos de nossos jovens.
Dai coragem às pessoas convidadas.
Dai força para que vos sejam fiéis
como apóstolos leigos, como diáconos,
padres e bispos, como religiosos e religiosas,
como missionários e missionárias,
para o bem do povo de Deus
e de toda a humanidade.
Amém.
.:: Venha ser um anunciador da Copiosa Redenção! Acesse a12.com/vocacional
Província cria articulação para refletir pautas da comunidade negra
Unidos pela fé e pela luta: Missionários Redentoristas Negros!
"A fé nasce da pregação", diz redentorista em Romaria das Santas Missões
Missionários Redentoristas realizam 34ª edição de romaria no dia 16 de novembro. Saiba mais!
O primeiro redentorista professo brasileiro
José Ferreira Caminha nasceu no dia 18 de novembro de 1841. Leia sobre sua história!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.