O Santuário Nacional de Aparecida acolheu nesta quinta-feira, dia 9 de novembro, às 18h, o primeiro capítulo de uma frutífera história, com a criação da Província Redentorista Nossa Senhora Aparecida. Leia MaisConheça o Hino da Província Nossa Senhora Aparecida Conheça o 1º Governo da Província Nossa Senhora Aparecida
No Altar Central, no dia em que a Congregação do Santíssimo Redentor celebrou seu 291º aniversário de fundação, a família Redentorista se reuniu para acompanhar a Ereção Canônica da Província que carregará, orgulhosamente, o título da Padroeira do Brasil.
A Santa Missa foi presidida pelo Superior Geral da Congregação Redentorista, o Pe. Rogério Gomes, C.Ss.R, e concelebrada pelo 1º Governo da Província Nossa Senhora Aparecida, além dos bispos diocesanos Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida (SP), Dom José Eudes, Bispo de São João Del Rei (MG), e dos bispos redentoristas Dom Darci José Nicioli, Arcebispo de Diamantina (MG), Dom Joércio Gonçalves Pereira, Bispo emérito de Coari (AM) e pelo nonagenário Dom Carlinhos, Bispo emérito de Rubiataba (GO).
Antes da homilia, o Pe. Dalton Barros de Almeida, C.Ss.R, fez a leitura do decreto de criação da Província Nossa Senhora Aparecida, confirmando a supressão das Províncias de São Paulo e do Rio de Janeiro, da Vice-Província da Bahia e da Missão do Suriname. A partir de agora, todas estas findadas unidades, que compreendem pelos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, além do Suriname, passam a responder a uma só Província.
O Superior Geral Redentorista iniciou sua reflexão lembrando que, no dia 9 de novembro de 1732, Santo Afonso Maria de Ligório fundou o Instituto Redentorista. Em 291 anos, a Congregação expandiu sua presença missionária para mais de 82 países, com 4.580 confrades, entre Sacerdotes e Irmãos. Na sequência, ele comemorou a criação da Província que carrega a proteção da Virgem Mãe Aparecida:
“Se somos construção de Deus, a Província que hoje nasce também é obra de Deus, porque é formada por pessoas concretas, homens de fé, consagrados que entregaram suas vidas ao Cristo Redentor para anunciar o Seu Evangelho aos mais abandonados e ao povo santo de Deus. Portanto, a Província Nossa Senhora Aparecida é Santuário de Deus, habitação do Espírito, porque será lugar sagrado onde cada confrade gastará os seus dias em favor da Copiosa Redenção”.
Uma das prioridades da Província Nossa Senhora Aparecida deverá ser a promoção vocacional, ajudando os jovens a conduzir suas respostas maduras ao chamado do Senhor. Outra atenção será sobre a formação permanente. Sobre este tema, Padre Rogério recorreu ao santo fundador da Congregação:
“Não nos esqueçamos que somos formadores de consciência, que nosso fundador é Doutor da Igreja, Patrono dos moralistas e dos confessores. Se desejamos uma formação inicial de qualidade é fundamental investirmos em uma formação permanente. A responsabilidade de formamos é de cada um de nós”.
Por fim, o Superior Geral pede que a nova Unidade Redentorista seja “ousada na missão e criativa”:
“A riqueza das tradições missionárias holandesa, polonesa e alemã, das três unidades de outrora, deve ser um elemento importante para ampliar os horizontes da missão. Onde devemos de fato estar? Onde estão os mais pobres e abandonados? Que lugares devemos abandonar? O zelo missionário ajuda a ver aquelas realidades que não correspondem mais ao nosso carisma. Em um mundo com tanta desigualdade social e pobreza, nosso testemunho de vida, neste sentido, é fundamental. (...) Avancem, lancem a semente. Não tenham medo de lançar sementes, porque o Espírito fecundará cada uma delas. Se não lançarmos, a semente morrerá. Que Maria, Nossa Senhora Aparecida, Mãezinha do céu, nos ajude e nos dê perseverança nesta missão, amém!”
Após a homilia, o Governo da Província Nossa Senhora Aparecida fez a sua “Profissão de fé e juramento de fidelidade”, que foi proferida pelo Superior Provincial Pe. Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R, que tem o encargo de dirigir e organizar a Província de acordo com as constituições e estatutos da Congregação.
Em seu primeiro discurso com a Província Nossa Senhora Aparecida canonicamente erigida, o Padre Marlos Aurélio agradeceu a presença dos seus confrades e dos devotos no Santuário de Aparecida e que acompanharam pela Rede Aparecida de Comunicação, da qual ele chamou de grande família Redentorista e missionária. Dirigindo sua mensagem aos Sacerdotes e Irmãos da nova Unidade, o Superior Provincial reforçou a necessidade da ‘disposição missionária’:
“Se você for um bom padre, se você for um bom Irmão Redentorista, você estará nos ajudando na missão. O mundo clama por uma presença significativa dos Missionários Redentoristas. São inúmeros os desafios e, por isso, como nos lembra o Papa Francisco: ‘não deixemos que nos roubem a esperança. Não deixemos que nos roubem a alegria do Evangelho’. Nada de acomodação, nada de busca por acomodação nas nossas antigas Províncias. Temos uma nova Província, é tempo novo”.
Nesta nova caminhada, os Missionários Redentoristas terão o olhar materno e as mãos benevolentes e misericordiosas de Nossa Senhora Aparecida, para anunciarem, junto de Jesus, que a Redenção é abundante e copiosa. Que assim seja, amém!
Assista a Missa que confirmou a criação da Província Nossa Senhora Aparecida:
.:: Conheça o Hino da Província Nossa Senhora Aparecida
Conheça a história da Congregação Redentorista em Honduras
Missionários da Congregação do Santíssimo Redentor são responsáveis pela Paróquia Santo Antônio de Pádua, erigida canonicamente em fevereiro de 1998.
Videocast das Santas Missões destaca o sacramento da Crisma
Convidado do episódio é o Pe. Ronaldo Divino, C.Ss.R., que compartilha sua trajetória vocacional e seu período missionário na África. Assista!
Retrospectiva CAS: celebrando as conquistas de 2024
Relembre os principais momentos que marcaram o ano das Obras Sociais Redentoristas
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.