Notícias

Santuário Nacional de Aparecida celebra memória de São Geraldo Majella

Santo Irmão Redentorista é reconhecido por se colocar à disposição da vontade de Deus, e por ser protetor das mães, das mulheres grávidas e da juventude

Escrito por Mário Pereira

16 OUT 2024 - 10H28 (Atualizada em 16 OUT 2024 - 12H06)

Luiz Oliveira/ A12

O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida celebrou nesta quarta-feira (16), no Altar Central, a memória de São Geraldo Majella. Este santo irmão redentorista, que viveu apenas 29 anos, nos presenteou com uma vida disponível para a vontade de DeusLeia MaisComo ser santo imitando São GeraldoSão Geraldo Majella: modelo para a Vocação RedentoristaRetiro espiritual com São Geraldo: amor filial a Maria

A Santa Missa foi presidida pelo Pe. Ulysses da Silva, C.Ss.R., e contou com a presença de irmãos redentoristas, que atuam em diferentes frentes de trabalho da Província Nossa Senhora Aparecida, além de padres de diferentes congregações e de Dom Fernando José Penteado, Bispo emérito da diocese de Jacarezinho (PR).

Antes da celebração, em entrevista ao Portal A12, Pe. Ulysses enfatizou que São Geraldo é considerado o santo redentorista “mais famoso do mundo” e lembrou sua fama como santo protetor das mães e das gestantes:

“Ele foi uma pessoa muito humilde, muito servidor e muito cheia de Deus. Isso vem desde a infância dele, quando queria ser missionário redentorista com esse desejo de ser santo. Este foco da vida ele levou o tempo todo. Ele se transformou em um grande missionário. Acompanhando os missionários nas missões populares, ele sempre ia ao encontro das famílias, das pessoas, e tinha uma sabedoria muito profunda no sentido de espiritualidade. Se tornou um grande protetor das mães, das mulheres grávidas e das situações difíceis da vida”.

Luiz Oliveira/ A12
Luiz Oliveira/ A12
São Geraldo Majella ficou conhecido por sua intimidade em conversar com Nossa Senhora


Em sua homilia, o padre redentorista recordou o foco de São Geraldo, desde criança, em ser santo, e de sua intimidade em conversar com Jesus e com Nossa Senhora:

“É muito bonito na vida deste Irmão, quando ele coloca como princípio de tudo que ele fazia, de toda a sua vida, aquilo que nós cantamos: ‘aqui se faz a vontade de Deus, como Deus quer, enquanto quiser’. Esse é o princípio da santidade, minha gente!”.

Por fim, Pe. Ulysses usou o exemplo do santo irmão redentorista para lembrar que, antes de usarmos Jesus, Nossa Senhora e os santos para pedir graças, proteção e prosperidade, devemos seguir os mesmos caminhos que eles trilharam, para nos tornarmos mais humanos e mais próximos de Deus:

“São Geraldo estava mergulhado na espiritualidade da Congregação Redentorista, que sempre repete para nós: ‘a Redenção de Jesus é abundante’. Tudo o que Jesus realizou para nós, Ele fez de uma forma que possamos ter vida e vida em abundância. Nos momentos difíceis da vida, de dor, injustiça e de doença, este jovem era capaz de repetir, ainda com alegria e paz no coração: ‘eu me viro, eu me arranjo na imensidão de meu Deus. Nada vai me tirar dessa direção da vida. Eu vou ser santo!’. É por isso que a Igreja oferece para nós como modelo. Não é só para pedirmos graças para ele, mas é principalmente para que a gente veja que é possível, eu posso também trilhar este caminho”.

Luiz Oliveira/ A12
Luiz Oliveira/ A12
Missa foi presidida pelo Pe. Ulysses da Silva, C.Ss.R., que destacou a perseverança de São Geraldo em buscar a santidade


Os irmãos redentoristas que participaram da missa comentaram sobre esta herança de trilharem os caminhos de Geraldo:

“São Geraldo Majella entendeu bem essa vocação específica da Igreja, que é ser Irmão. Primeiramente, ele buscou vivê-la de modo intenso na Congregação e depois, também, ele buscou semear esta fraternidade para todas as pessoas, que é a missão de todos nós enquanto cristãos. A missão de um Irmão, a exemplo de São Geraldo Majella, é de ser propagador e disseminador da fraternidade, da alegria, de ser continuador de Cristo, destacou o Ir. Marco Lucas, C.Ss.R., diretor comercial da Editora Santuário.

“São Geraldo para nós é modelo de santidade e de vocação. É também exemplo para a juventude, sendo considerado padroeiro da juventude porque morreu muito jovem, com apenas 29 anos. Neste dia 16 de outubro gostaríamos de pedir a sua intercessão pela juventude, para que possam discernir bem a vida a qual Deus quer deles, a vocação à vida religiosa consagrada, ou a vida matrimonial, ou a vida sacerdotal no sentido de se colocar sempre disponível para trabalhar na vinha do Senhor”, afirmou o Ir. Cláudio Aparecido, C.Ss.R., promotor vocacional do Secretariado Vocacional Redentorista.

Que possamos seguir o princípio tão bonito de São Geraldo, ao fazer a vontade de Deus, ‘como Ele quer, enquanto quiser’!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...