O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida celebrou nesta quarta-feira (16), no Altar Central, a memória de São Geraldo Majella. Este santo irmão redentorista, que viveu apenas 29 anos, nos presenteou com uma vida disponível para a vontade de Deus. Leia MaisComo ser santo imitando São GeraldoSão Geraldo Majella: modelo para a Vocação RedentoristaRetiro espiritual com São Geraldo: amor filial a Maria
A Santa Missa foi presidida pelo Pe. Ulysses da Silva, C.Ss.R., e contou com a presença de irmãos redentoristas, que atuam em diferentes frentes de trabalho da Província Nossa Senhora Aparecida, além de padres de diferentes congregações e de Dom Fernando José Penteado, Bispo emérito da diocese de Jacarezinho (PR).
Antes da celebração, em entrevista ao Portal A12, Pe. Ulysses enfatizou que São Geraldo é considerado o santo redentorista “mais famoso do mundo” e lembrou sua fama como santo protetor das mães e das gestantes:
“Ele foi uma pessoa muito humilde, muito servidor e muito cheia de Deus. Isso vem desde a infância dele, quando queria ser missionário redentorista com esse desejo de ser santo. Este foco da vida ele levou o tempo todo. Ele se transformou em um grande missionário. Acompanhando os missionários nas missões populares, ele sempre ia ao encontro das famílias, das pessoas, e tinha uma sabedoria muito profunda no sentido de espiritualidade. Se tornou um grande protetor das mães, das mulheres grávidas e das situações difíceis da vida”.
Em sua homilia, o padre redentorista recordou o foco de São Geraldo, desde criança, em ser santo, e de sua intimidade em conversar com Jesus e com Nossa Senhora:
“É muito bonito na vida deste Irmão, quando ele coloca como princípio de tudo que ele fazia, de toda a sua vida, aquilo que nós cantamos: ‘aqui se faz a vontade de Deus, como Deus quer, enquanto quiser’. Esse é o princípio da santidade, minha gente!”.
Por fim, Pe. Ulysses usou o exemplo do santo irmão redentorista para lembrar que, antes de usarmos Jesus, Nossa Senhora e os santos para pedir graças, proteção e prosperidade, devemos seguir os mesmos caminhos que eles trilharam, para nos tornarmos mais humanos e mais próximos de Deus:
“São Geraldo estava mergulhado na espiritualidade da Congregação Redentorista, que sempre repete para nós: ‘a Redenção de Jesus é abundante’. Tudo o que Jesus realizou para nós, Ele fez de uma forma que possamos ter vida e vida em abundância. Nos momentos difíceis da vida, de dor, injustiça e de doença, este jovem era capaz de repetir, ainda com alegria e paz no coração: ‘eu me viro, eu me arranjo na imensidão de meu Deus. Nada vai me tirar dessa direção da vida. Eu vou ser santo!’. É por isso que a Igreja oferece para nós como modelo. Não é só para pedirmos graças para ele, mas é principalmente para que a gente veja que é possível, eu posso também trilhar este caminho”.
Os irmãos redentoristas que participaram da missa comentaram sobre esta herança de trilharem os caminhos de Geraldo:
“São Geraldo Majella entendeu bem essa vocação específica da Igreja, que é ser Irmão. Primeiramente, ele buscou vivê-la de modo intenso na Congregação e depois, também, ele buscou semear esta fraternidade para todas as pessoas, que é a missão de todos nós enquanto cristãos. A missão de um Irmão, a exemplo de São Geraldo Majella, é de ser propagador e disseminador da fraternidade, da alegria, de ser continuador de Cristo”, destacou o Ir. Marco Lucas, C.Ss.R., diretor comercial da Editora Santuário.
“São Geraldo para nós é modelo de santidade e de vocação. É também exemplo para a juventude, sendo considerado padroeiro da juventude porque morreu muito jovem, com apenas 29 anos. Neste dia 16 de outubro gostaríamos de pedir a sua intercessão pela juventude, para que possam discernir bem a vida a qual Deus quer deles, a vocação à vida religiosa consagrada, ou a vida matrimonial, ou a vida sacerdotal no sentido de se colocar sempre disponível para trabalhar na vinha do Senhor”, afirmou o Ir. Cláudio Aparecido, C.Ss.R., promotor vocacional do Secretariado Vocacional Redentorista.
Que possamos seguir o princípio tão bonito de São Geraldo, ao fazer a vontade de Deus, ‘como Ele quer, enquanto quiser’!
1/17
Conheça o Centro de Assistência Social, Perpétuo Socorro
Vídeo apresenta os serviços oferecidos na unidade de São João da Boa Vista, em São Paulo (SP)
Província cria articulação para refletir pautas da comunidade negra
Unidos pela fé e pela luta: Missionários Redentoristas Negros!
"A fé nasce da pregação", diz redentorista em Romaria das Santas Missões
Missionários Redentoristas realizam 34ª edição de romaria no dia 16 de novembro. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.