Notícias

São Geraldo e seu amor ao Cristo Crucificado

Santo redentorista viveu centrado na paixão de Cristo

Escrito por Pe. Américo de Oliveira, C.Ss.R.

29 MAR 2024 - 18H05

Reprodução/TV Aparecida

O amor a Jesus Cristo crucificado é uma das características essenciais da espiritualidade de São Geraldo. Ele se identificou profundamente com Jesus no Calvário e se propôs a imitá-lo fisicamente, enquanto aguentasse. Este era o sentido que animava suas penitências, jejuns e mortificações.

Os ícones e as imagens apresentam Geraldo com um crucifixo nos braços, mostrando que ele viveu centrado na paixão de Cristo, contemplando o amor do Pai por nós. Durante a sua última doença, pediu que colocasse na parede, em frente à sua cama, um grande crucifixo, todo dilacerado e ensanguentado.

São Geraldo uniu os seus sofrimentos aos de seu Redentor, “completou na carne o que faltou ao sofrimento de Cristo”, como ele mesmo afirmou numa carta à Irmã Maria, em 1754; “Escrevo-lhe debaixo da cruz... São tão acerbas minhas dores que causam espasmos de morte”.

Santuário de Materdomini.
Santuário de Materdomini.
Quarto onde São Geraldo morreu.


Seu amor e identificação por Jesus Cristo Crucificado vem desde a infância. No teto da Basílica de São Geraldo, em um dos painéis que retratam a vida de seu patrono, encontramos a cena da Cruz Iluminada.

Esse fato está muito bem narrado no livro São Geraldo Majela, de autoria do missionário redentorista Pe. Braz Delfino Vieira: “Certa vez, ele fez uma cruz com uns galhos secos, prendeu-a a um tronco de carvalho e comandou o bando: ‘De joelhos! Adoremos a cruz de Jesus!’”. A criançada, de olhos grandes e sem entender, prostraram-se reverentes. Alguém, que presenciou o acontecido, testemunhou que, de certa forma, a árvore ficou toda iluminada como um altar cheio de velas. E desta sarça ardente surgiu o Menino Jesus trazendo para Geraldo um pãozinho branco como a neve.

:: São Geraldo e a história do pãozinho branco

Muitas vezes os sofrimentos se tornam inevitáveis em nossa vida. São Geraldo nos ensina a aceitá-los como vindos das “mãos de Deus” e utilizá-los para o nosso crescimento espiritual, fortalecendo a nossa união com Deus. Ele estava sempre alegre e afável, mesmo nas mais penosas enfermidades.

Leia MaisOrações de São Geraldo para as mães e gestantesSão Geraldo, o padroeiro dos alfaiates São Geraldo e seu amigo encarceradoVocê conhece o significado do nome de São Geraldo?O mais bonito em Geraldo é que ele contemplou no rosto dos pobres e mais abandonados o Cristo Crucificado. Nos conventos em que residiu formaram-se longas filas de pedintes, pois como afirmou Padre Caione, um de seus contemporâneos:

“Não se pode exprimir a caridade com a qual Geraldo tinha compaixão deles e os socorria. Fazia-se tudo a todos… Consolava-os, com suas palavras falando-lhes do céu, instruía-os nas coisas da fé, fazia-lhes algum sermão devoto, depois dispensava-os com a esmola, mandando-os de volta duplamente consolados”.

Que seguindo o exemplo de São Geraldo, possamos utilizar dos sofrimentos, que nos forem inevitáveis, para o nosso crescimento na fé e na solidariedade com os nossos irmãos.

:: Leia mais sobre São Geraldo em A12.com/saogeraldo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Américo de Oliveira, C.Ss.R., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...