O santo irmão redentorista, São Geraldo Majella, é celebrado todo dia 16 de outubro. Sua breve história de vida tem muito a nos ensinar, especialmente porque ele foi um homem sensível à dor dos pobres e abandonados.
Ouça a mensagem do Padre Paulo de Morais, Missionário Redentorista que trabalha na Basílica de São Geraldo, em Curvelo (MG), onde acontece a Oitava de São Geraldo, uma grande celebração anual para os devotos e devotas deste santo irmão.
:: Leia também | Basílica de Curvelo (MG) é única no mundo dedicada a São Geraldo
Padre Paulo fala em sua mensagem que São Geraldo soube corresponder a vontade de Deus seguindo fielmente o carisma redentorista. Ele que deixou um legado que se tornou conhecido em todo o mundo.
"Esse santo manteve muito aceso em seu coração o carisma afonsiano, a paixão por Jesus, a devoção a Maria e o trabalho com o povo de Deus. Foi um grande redentorista e, por isso, é exemplo para nós e para muitos devotos", assinala.
Leia MaisSão Geraldo convida a não perdermos tempo para fazer a vontade de DeusA centralidade de Jesus Cristo na experiência de São GeraldoOrações de São Geraldo para as mães e gestantesSão Geraldo é o santo das Mães e das GestantesNa Basílica de São Geraldo Majella em Curvelo (MG), a Oitava de São Geraldo acontece neste ano em uma data diferente, de 10 a 18 de outubro, devido a pandemia do novo coronavírus. Costumeiramente, ela acontece entre agosto e início de setembro. A cada ano um tema é escolhido para ajudar os devotos a refletir sobre a vida deste grande santo.
Para 2020, o tema "Com São Geraldo, cuidar de um mundo ferido", trouxe uma temática que tem estado presente na Congregação Redentorista em todo o mundo e que pode evidenciar uma virtude do santo .
"Nós escolhemos um tema relacionado a nossa vida redentorista, a esse tempo em que os redentoristas do mundo inteiro, questionam, revisam e trabalham sobre o cuidado de um mundo ferido. São Geraldo soube muito bem ter esta sensibilidade para com os mais pobres para com os necessitados e todos nós também somos chamados a ter esse olhar atento aos que mais precisam. Isto é viver o carisma redentorista com autenticidade. Santo Afonso fundou a congregação com esse propósito muito claro, de levar o evangelho aos mais pobres e abandonados. Então, cuidar de um mundo ferido também é ter este olhar atento aos que mais precisam", pontua o religioso.
O missionário recorda ainda que o tema traz para cada devoto as "dores existenciais e concretas" que envolvem cada pessoa e nossa sociedade.
"Entre tantas dores, este mundo nosso se revela cada vez mais doentio, com dores existenciais e dores concretas, como a exploração e a injustiça. Somos convidados então, a ter esse olhar atento para essa realidade. Com São Geraldo, cuidar de um mundo ferido, ou seja, olhar para as pessoas com sensibilidade, com alegria no coração e muito mais do que isso, também com a certeza de que com nossas mãos criadoras podemos fazer acontecer o Reino de Deus", finaliza o missionário.
:: Acompanhe a Oitava de São Geraldo - mais informações no site www.basilicasaogeraldo.org.br
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.