Os primeiros redentoristas que chegaram a Aparecida tiveram uma surpresa quando foram encontrar a pequenina imagem na Basílica Velha.
Eles chegaram aqui, em 28 de outubro de 1894, depois de muitos dias de viagem, e o seu primeiro desejo era ver finalmente a imagem milagrosa que arrebanhava milhares de devotos.
Grande foi a alegria ao reconhecer na imagem de Aparecida algumas semelhanças com a Virgem que eles veneravam em sua província, na Baviera, Alemanha.
Veja quais são as afinidades entre a imagem brasileira e a alemã!
A primeira surpresa foi perceber que Nossa Senhora Aparecida tinha a mesma cor enegrecida que a imagem de Nossa Senhora das Graças, de Altötting. Para os alemães essa foi uma satisfação ímpar, porque a província alemã já não detinha há alguns anos a administração do Santuário da Virgem, em Altötting, e chegar na nova comunidade no Brasil foi como sentir-se junto da mesma Mãe Negra que veneraram neste santuário.
Leia MaisGuardiões da Imagem da Padroeira do BrasilA cor característica das imagens também é um fato que, no caso das duas, aconteceu devido a transformações pelas quais passaram e modificaram a sua cor original.
Padre Bruno Alves Coelho, missionário redentorista da Província Nossa Senhora Aparecida, pesquisou detalhadamente as características que unem as duas tradições religiosas.
A imagem de Nossa Senhora das Graças de Altötting é uma imagem com 66 centímetros (quase o dobro da imagem de Aparecida).
É entalhada em madeira de tília e traz o Menino Jesus em seu braço direito.
A Mãe tem os olhos fixos no Menino Jesus e em sua mão esquerda carrega um cetro dourado no formato de flor que, pela disposição, parece oferecer ao Filho.
A cor da imagem tem relação com a sua longa história. Devido ao culto ser prestado desde o século IX, a imagem tornou-se negra devido à fuligem das velas.
Na imagem, atualmente, se percebe tanto na Mãe quanto no Filho mantos negros à frente e brancos atrás, ricos em detalhes e pedras. Em suas cabeças, ostentam duas belas coroas douradas e cravejadas de pedras.
No Convento do Santuário Nacional de Aparecida está guardada na capela dos padres uma imagem desta devoção, só que sem o manto em tecido. Nela podemos ver seu manto original que tem a cor vermelha e azul.
Nossa Senhora da Conceição Aparecida
A imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é esculpida em terracota — barro da região de São Paulo —, em torno de 1600. Ela representa Nossa Senhora da Conceição.
Está de pé com as mãos postas, sorridente, cabelo
comprido e solto e adornado por três flores, com a meia-lua e anjo
aos pés e, o mais importante, está grávida do Menino Jesus,
indicado pela faixa em sua cintura.
Mede 36 centímetros sem o pedestal de prata, que foi acrescentado em 1875. Originalmente era policromada: tinha o rosto e as mãos brancas, um manto de cor azul-escuro e o forro vermelho granada; com o passar dos anos, devido à devoção popular, acrescentou um manto em formato triangular e uma coroa à cabeça.
Sua cor enegrecida deu-se também por causa da fuligem das velas, por conta do culto público e por ter ficado muito tempo sob as águas do Rio Paraíba do Sul.
Com tantas semelhanças e diferenças, essas duas tradições religiosas se uniram mesmo separadas por um grande oceano, graças à Providência Divina que aproximou os Missionários Redentoristas alemães das terras brasileiras.
:: Saiba mais sobre a história de Aparecida
Abaixo, uma singular oração à Virgem de Altötting em momentos de dificuldades (traduzida livremente do inglês).
Maria desdobra o teu manto, faz dele um abrigo e
escudo para nós,
Vamos encontrar
refúgio interior até que todas as tempestades
passem.
Na doença e na
tristeza, ó Maria, envia-nos a tua ajuda,
Protege-nos no momento de grande necessidade,
obtenha para nós o nosso pão diário.
Traga-nos a paz mais uma vez, ó Mãe Maria, ouça-nos,
Permanecei com o vosso povo, na
terra da promessa sagrada da salvação.
Maria, Altötting é o vosso lugar de graça, sede o
seu refúgio,
nestes tempos
difíceis, protegei o vosso lugar santo de todo o
mal,
Protege-nos, ó
Maria, cheia de graça, em corpo e alma,
e olha-nos
misericordiosamente aqui em baixo. Amém!
Contemplar o mistério do Natal com o coração de uma criança
Santo Afonso Maria de Ligório tinha uma forma toda especial de contemplar o mistério do Natal. Entenda!
O mistério do Natal em Santo Afonso de Ligório
Santo Afonso nos ensina que o nascimento de Jesus na condição humana é fruto de sua total liberdade. Saiba mais!
Ouça o canto de Natal mais famoso da Itália, composto por Santo Afonso
Fundador da Congregação Redentorista compôs "Tu desces das estrelas" em 1754. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.