Como uma planta precisa das condições certas para dar frutos, também precisamos das condições certas para que nossa fé seja nutrida, cresça e para que possamos discernir com clareza, eficácia e, principalmente, para ouvir o que Deus tem a nos dizer sobre nossa vocação.
Aqui estão 9 passos práticos que você pode seguir para descobrir e decidir sua vocação.
Não explore sozinho
Na vida diária, pode-se dizer que devemos “andar sobre os nossos próprios pés”, mas na Igreja “encorajamo-nos uns aos outros e edificamo-nos uns aos outros” (1 Ts 5, 11). Não discernimos sozinhos, mas na comunhão da Igreja que é o próprio corpo de Cristo (Rm 12) da qual nos tornamos parte através do batismo. No corpo de Cristo discernimos, com o apoio da comunidade, a formação na fé e a graça dos sacramentos. Por meio da Igreja nos é dado o Espírito Santo que nos une, nos ilumina e nos ajuda a crescer em nossa vida espiritual.
Nossa vida espiritual é nutrida assistindo à missa, ouvindo a palavra de Deus, encontrando regularmente a misericórdia de Deus na confissão, sendo acompanhados por um grupo paroquial e sendo nutridos por meio de palestras e retiros. Podemos experimentar isso por meio de nossa paróquia e por nos reunirmos com outras pessoas em eventos em sua diocese e paróquia.
Ouça
A oração fiel e diária é essencial se você quiser aprender a reconhecer a voz de Jesus chamando por você. Se não podemos dedicar algum tempo àquele que é a fonte de nossa vida, realmente precisamos questionar se nossas prioridades estão em ordem. Se você não está no ponto de ser fiel, a oração diária não desista - todos nós temos que começar de algum lugar.
Dê a Deus a chance de aprofundar sua vida de oração indo a um retiro, lendo um livro sobre oração, pedindo a um diretor espiritual para ensiná-lo a orar mais profundamente ou dedicando um tempo diário à oração (comece com apenas 15 minutos por dia). Uma maneira particularmente boa de orar é meditar nas escrituras. Leia também mais sobre oração e como crescer nesse caminho de fé.
Encontre um diretor espiritual
São Bernardo de Claraval (1090-1153) disse certa vez: "quem é seu próprio diretor espiritual torna-se discípulo de um tolo!". Seu ponto é que pode ser muito útil ter uma “caixa de ressonância” objetiva em nossa vida espiritual. Um diretor espiritual é essa pessoa: alguém que o acompanha em sua jornada espiritual e o ajuda a entender como o Espírito Santo está agindo em sua vida.
Entenda mais sobre o assunto com o padre Camilo em "Confissão ou Direção Espiritual". O diretor espiritual é alguém com quem você pode ter um bate-papo confidencial, e isso não significa ele o empurrará para um convento ou seminário! Sua primeira responsabilidade é ouvir o que o Espírito Santo diz para você. É possível que o Espírito Santo não esteja chamando você para o sacerdócio ou a vida religiosa. É por isso que precisamos discernir.
Cultive as disposições corretas (atitudes)
Para ouvir a Deus, precisamos promover as disposições ou atitudes corretas. Isso inclui abertura ao que Deus tem a nos dizer, humildade (de ver a verdade sobre quem somos e quem Deus é), um desejo de agradar a Deus, uma atitude de entrega, uma atitude de 'indiferença' saudável (desejando apenas o que Deus deseja para nós), um 'desapego' das coisas que nos impedem de escutar a Deus, vulnerabilidade diante de Deus e disponibilidade para tomar a nossa cruz e seguir Jesus nas alegrias e nos desafios da nossa vocação. Um diretor espiritual pode nos ajudar a perceber essas atitudes.
Faça um retiro
Ficar longe das ocupações da vida diária e mergulhar em um ambiente tranquilo pode ajudá-lo a ouvir a Deus. Você pode participar de retiros que incluem palestras ou um retiro silencioso; em ambos os casos, você também pode aproveitar a oportunidade para receber orientação espiritual. Se não tiver a oportunidade de participar de um retiro em uma instituição, pode se organizar para dedicar a fazer um momento de silêncio em um lugar que possa encontrar silêncio e tranquilidade, buscar leituras, músicas e orações que possam te ajudar neste momento.
Busque oportunidades de aprendizado
Descobrir sua vocação requer colocar sua confiança em Deus, mas você não pode amar e confiar em Deus se não O conhecer. Você pode crescer em compreensão lendo um bom livro ou artigo, explorando os excelentes recursos sobre o que a internet oferece, em sites vocacionais, livros, etc.
Faça contato com uma congregação religiosa
Você pode se perguntar como seria a vida se você fosse uma irmã, irmão, padre ou freira religiosa, e se encontrar e passar algum tempo com uma comunidade religiosa pode ser muito útil. Não tenha medo de ter um bate-papo confidencial com eles. Procure em sua cidade congregações religiosas e converse com eles, a maioria dispõe de um promotor vocacional que pode te apresentar a vida num seminário ou convento.
Leia MaisVocê sabe qual a diferença entre freira, irmã e madre?Leitorato, acolitato e diaconato: conheça os ministérios do serviçoQuanto tempo de formação é necessário para tornar-se padre, irmão ou irmã?Como falar de vocação para crianças?Cultive sua liberdadePara podermos fazer uma escolha, também precisamos ter liberdade para dizer 'Sim' a Deus. Deus apela para a nossa liberdade, e quanto mais somos verdadeiramente livres, mais podemos responder ao chamado de Deus. Para dizer 'sim' como Maria, precisamos dizer 'sim' para seguir Jesus e sua Igreja através das pequenas exigências de nossa vida diária.
Por exemplo, rezar todos os dias, ir à missa dominical, levantar-se na hora certa, ajudar em casa e ser caridoso com os outros, etc. Esses pequenos atos de amor preparam nossos corações para dizer 'sim' completamente a Deus quando esse amor amadurece. Usamos indevidamente nossa liberdade dizendo sim a coisas prejudiciais que causam dependência.
Ouse sonhar e viver grande
Certa vez, o Papa Francisco disse que “a vida não é cinza, a vida é para apostar em grandes ideais e para grandes coisas!”. Muitos dos santos tinham a ambição de fazer algo bonito e significativo em suas vidas. Pense na Bem-aventurada Madre Teresa e São João Paulo II: eles eram tudo menos enfadonhos! Esses santos alcançaram um sonho incrível que Deus tinha para eles quando os criou, e eles se comprometeram com tudo para dar vida a esse sonho!
favorite Agora que conheceu esses nove passos, que tal começar aplicar eles na sua vida?
favorite_border Se quiser uma ajuda vocacional envie sua dúvida para A12.com/DuvidasVocacionais.
Fonte: Com informações do Centro Vocacional de Sidney.
Conheça a história da Congregação Redentorista em Honduras
Missionários da Congregação do Santíssimo Redentor são responsáveis pela Paróquia Santo Antônio de Pádua, erigida canonicamente em fevereiro de 1998.
Videocast das Santas Missões destaca o sacramento da Crisma
Convidado do episódio é o Pe. Ronaldo Divino, C.Ss.R., que compartilha sua trajetória vocacional e seu período missionário na África. Assista!
Retrospectiva CAS: celebrando as conquistas de 2024
Relembre os principais momentos que marcaram o ano das Obras Sociais Redentoristas
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.