A Congregação do Santíssimo Redentor vive a sua 3ª fase do XXVI Capítulo Geral. Os capitulares da Conferência da América Latina e Caribe estão reunidos, desde o início da semana, na cidade de Atyrá, no Paraguai. O encontro conta com a presença do Superior Geral Redentorista, Pe. Rogério Gomes, C.Ss.R, que aproveitou a oportunidade para divulgar uma mensagem, a fim de celebrar a abertura desta nova fase.
O missionário redentorista inicia o texto, relembrando o objetivo da chamada “Fase de Implementação”: comunicar a mensagem e orientação estabelecidas pela Fase Canônica do Capítulo Geral, para definir um Plano Estratégico simples, audaz e eficaz.
“Não é momento para discutir as decisões ou as razões pelas quais foram tomadas, mas estudar o melhor modo para coloca-las em prática, segundo o nosso carisma”, reforçou o Superior Geral.
A celebração de Pentecostes é a inspiração desta terceira fase do XXVI Capítulo Geral. Pe. Rogério Gomes traz o texto dos atos dos Apóstolos, para relembrar as crises enfrentadas por discípulos e comunidade, após a morte de Cristo, e, como as mesmas crises, foram fundamentais para consolidar uma identidade e determinar os passos para o futuro.
O Superior apresenta a passagem: “A crise é a possibilidade que temos de reconstrução. Se estamos aqui, é porque passamos pela crise da expulsão do ventre materno. Se a crise nos purifica, o marasmo é o que nos sepulta, porque não nos faz ser nem quentes e nem frios” (cf. Ap. 3, 15-16).
Leia Mais26º Capítulo Geral Redentorista chega ao fim em RomaConferência da América Latina e Caribe apresenta informe no Capítulo GeralRedentoristas concluem a primeira fase do 26º Capítulo GeralPara superar o marasmo e absorver os aprendizados por meio das crises, a Congregação do Santíssimo Redentor será guiada por cinco chaves, definidas após a Fase Canônica, em 2022. São elas: identidade, missão, vida consagrada, formação e liderança.
Relembrando esses temas e o lema do próximo sexênio “Missionários da Esperança continuando os passos do Redentor”, o Superior Geral traz questionamentos e pede por reflexões:
“A que nova linguagem nos inspira esses temas e o lema do Capítulo? O que significa isso nessa experiência de Pentecostes da terceira fase e para o sexênio? Acreditamos nisso, ou é simplesmente, um discurso retórico? Como isso ressoa em meu coração redentorista como consagrado e como missionário animador da vida dos confrades, na função de liderança, e como leigo associado à missão redentorista?”.
Por fim, Pe. Rogério retoma o lema do próximo sexênio para partilhar quatro dimensões de esperança, que devem estar sempre em reflexão: esperança teológica, esperança antropológica, esperança no mundo e esperança na Congregação.
“Que Maria, Mãe do Perpétuo Socorro nos dê a coragem de perseverança, especialmente nos momentos de desesperança e nossos santos, beatos, mártires e veneráveis nos inspire na ousadia missionária”, conclui.
Confira a mensagem do Superior Geral Redentorista na íntegra:
O primeiro redentorista professo brasileiro
José Ferreira Caminha nasceu no dia 18 de novembro de 1841. Leia sobre sua história!
O que é a vida em clausura ou a vida monástica?
Quer saber mais sobre esse modo de vida consagrada? A vida em mosteiros continua atraindo vocações em todo o mundo. Saiba mais.
3 fatos para se tornar devoto de Nossa Senhora do Rocio
Devoção, que é legitimamente brasileira, tem mais de 300 anos de história. Conheça!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.