A Congregação do Santíssimo Redentor vive a sua 3ª fase do XXVI Capítulo Geral. Os capitulares da Conferência da América Latina e Caribe estão reunidos, desde o início da semana, na cidade de Atyrá, no Paraguai. O encontro conta com a presença do Superior Geral Redentorista, Pe. Rogério Gomes, C.Ss.R, que aproveitou a oportunidade para divulgar uma mensagem, a fim de celebrar a abertura desta nova fase.
O missionário redentorista inicia o texto, relembrando o objetivo da chamada “Fase de Implementação”: comunicar a mensagem e orientação estabelecidas pela Fase Canônica do Capítulo Geral, para definir um Plano Estratégico simples, audaz e eficaz.
“Não é momento para discutir as decisões ou as razões pelas quais foram tomadas, mas estudar o melhor modo para coloca-las em prática, segundo o nosso carisma”, reforçou o Superior Geral.
A celebração de Pentecostes é a inspiração desta terceira fase do XXVI Capítulo Geral. Pe. Rogério Gomes traz o texto dos atos dos Apóstolos, para relembrar as crises enfrentadas por discípulos e comunidade, após a morte de Cristo, e, como as mesmas crises, foram fundamentais para consolidar uma identidade e determinar os passos para o futuro.
O Superior apresenta a passagem: “A crise é a possibilidade que temos de reconstrução. Se estamos aqui, é porque passamos pela crise da expulsão do ventre materno. Se a crise nos purifica, o marasmo é o que nos sepulta, porque não nos faz ser nem quentes e nem frios” (cf. Ap. 3, 15-16).
Leia Mais26º Capítulo Geral Redentorista chega ao fim em RomaConferência da América Latina e Caribe apresenta informe no Capítulo GeralRedentoristas concluem a primeira fase do 26º Capítulo GeralPara superar o marasmo e absorver os aprendizados por meio das crises, a Congregação do Santíssimo Redentor será guiada por cinco chaves, definidas após a Fase Canônica, em 2022. São elas: identidade, missão, vida consagrada, formação e liderança.
Relembrando esses temas e o lema do próximo sexênio “Missionários da Esperança continuando os passos do Redentor”, o Superior Geral traz questionamentos e pede por reflexões:
“A que nova linguagem nos inspira esses temas e o lema do Capítulo? O que significa isso nessa experiência de Pentecostes da terceira fase e para o sexênio? Acreditamos nisso, ou é simplesmente, um discurso retórico? Como isso ressoa em meu coração redentorista como consagrado e como missionário animador da vida dos confrades, na função de liderança, e como leigo associado à missão redentorista?”.
Por fim, Pe. Rogério retoma o lema do próximo sexênio para partilhar quatro dimensões de esperança, que devem estar sempre em reflexão: esperança teológica, esperança antropológica, esperança no mundo e esperança na Congregação.
“Que Maria, Mãe do Perpétuo Socorro nos dê a coragem de perseverança, especialmente nos momentos de desesperança e nossos santos, beatos, mártires e veneráveis nos inspire na ousadia missionária”, conclui.
Confira a mensagem do Superior Geral Redentorista na íntegra:
Padre Pelágio Sauter: Apóstolo de Goiás
Converteu muitas vidas, tocou muitos corações, ajudou milhares de pessoas. Conheça sua história!
Conheça o Centro de Assistência Social, Perpétuo Socorro
Vídeo apresenta os serviços oferecidos na unidade de São João da Boa Vista, em São Paulo (SP)
Província cria articulação para refletir pautas da comunidade negra
Unidos pela fé e pela luta: Missionários Redentoristas Negros!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.