O tema da Missão Redentorista perpassou as atividades do 10º dia da fase canônica. Inicialmente, a partir das 8h30, os capitulares da Província de São Paulo dirigiram a oração, já dentro do tema. Em seguida, quatro painelistas, em 10 minutos cada um, contaram sua melhor experiência missionária redentorista e apontaram desafios da missão.
Na continuação, tendo em mãos um texto motivador, os capitulares foram convidados a uma reflexão individual sobre sua própria experiência como missionários redentoristas. A partir das 11h, reuniram-se os grupos, para debater duas perguntas: “Como podemos discernir melhor a nossa missão e a voz do Senhor nos sinais dos tempos?” e “O querem que o Capítulo diga aos confrades e colaboradores leigos para aprofundar e fortalecer seu compromisso com a nossa missão?”.
Na plenária, foram apresentados muitos critérios para discernimento, como a missão dentro de cada contexto, o testemunho pessoal e comunitário, a opção pelos pobres, os desafios da realidade, a capacidade de fazer silêncio para ouvir a voz de Deus, o Plano Apostólico, a missão compartilhada com leigo e o diálogo. Foi destacada a necessidade de conhecermos o verdadeiro processo de discernimento, que é mais amplo e complexo do que o que usualmente estamos fazendo. O Capítulo deve exortar para o entusiasmo missionário, para não ter medo do processo de reestruturação, para o acolhimento, o diálogo e a sinodalidade.
Ao final da tarde, foi apresentado o informe da Conferência de Ásia e Oceania, que chamou a atenção para a diversidade cultural daqueles continentes e, ao mesmo tempo, para o dinamismo missionário e para o grande crescimento vocacional de muitas Unidades redentoristas.
Fonte: Scala News
O primeiro redentorista professo brasileiro
José Ferreira Caminha nasceu no dia 18 de novembro de 1841. Leia sobre sua história!
O que é a vida em clausura ou a vida monástica?
Quer saber mais sobre esse modo de vida consagrada? A vida em mosteiros continua atraindo vocações em todo o mundo. Saiba mais.
3 fatos para se tornar devoto de Nossa Senhora do Rocio
Devoção, que é legitimamente brasileira, tem mais de 300 anos de história. Conheça!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.