Padre Meyasser Behnam é um missionário redentorista iraquiano, pertencente à Província de São Clemente (Holanda e Alemanha). Foi ordenado sacerdote em sua cidade natal, Qaraqosh, em 2007. Viveu em Roma durante alguns anos para estudos eclesiásticos e voltou ao seu país em 2010, para morar em Bagdá. Na capital do país iraquiano, padre Behnam já foi pároco da igreja do Sagrado Coração e, depois, da importante igreja de São Jorge. Também lecionou no Colégio Babel de Filosofia e Teologia.
Padre Behnam tem mantido um bom relacionamento com outras religiões. No início deste mês, ele e mais dois xeiques muçulmanos, que ele considera seus amigos, participaram de um colóquio internacional sobre o tema “Ama o teu próximo”, que aconteceu em Viena, na Áustria. Padre Behnam falou sobre como conviver com outras religiões no mesmo território.
O Iraque é um país majoritariamente muçulmano, onde os cristãos são uma minoria. Lá, a Igreja Católica é de tradição caldeia, uma das 24 Igrejas Católicas que existem no mundo. Historicamente, a Igreja Católica Assírio-Caldeia é a mais numerosa comunidade cristã no Iraque. A presença dos cristãos no norte do Iraque remonta ao primeiro século do cristianismo.
Atualmente, existem cerca de 1 milhão de fiéis, mas em 2010, apenas 250 mil viviam no Iraque. Hoje, esse número é ainda menor. O êxodo dos cristãos começou fortemente após a deposição de Saddam Hussein, em 2003, e a consequente perseguição aos cristãos nessa região. Junto com os fiéis, muitos padres, religiosos, religiosas e missionários também foram embora do Iraque, diante da violência e insegurança. O missionário redentorista foi um dos que permaneceu.
No mesmo país, outro missionário redentorista, o arcebispo da diocese caldeia de Erbil, Bashar Warda, tem levado adiante diversas iniciativas para ajudar a população que não quis deixar sua terra, seus costumes e sua história, apesar de toda adversidade.
Padre Behnam continua sua missão em seu país, levando adiante a Copiosa Redenção, mesmo em meio à guerra.
“Devemos rezar por esses irmãos que estão em guerra e pelos cristãos perseguidos, e os que querem expulsá-los daquela terra! Devemos rezar por esses nossos irmãos e irmãs”. (Papa Francisco)
Conheça a história da Congregação Redentorista em Honduras
Missionários da Congregação do Santíssimo Redentor são responsáveis pela Paróquia Santo Antônio de Pádua, erigida canonicamente em fevereiro de 1998.
Videocast das Santas Missões destaca o sacramento da Crisma
Convidado do episódio é o Pe. Ronaldo Divino, C.Ss.R., que compartilha sua trajetória vocacional e seu período missionário na África. Assista!
Retrospectiva CAS: celebrando as conquistas de 2024
Relembre os principais momentos que marcaram o ano das Obras Sociais Redentoristas
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.