Na história concreta da humanidade, a Igreja, instituída por Jesus Cristo é orientada, iluminada e inspirada pela ação do Espírito Santo que suscita, ao longo dos séculos, formas sempre novas e criativas, de se viver e transmitir o Evangelho, de se viver a justiça do Reino e o mandamento do amor (cf. Jo 13,34).
Para tal, uma das formas de se viver a caridade/amor, de se colocar os dons a serviço, de se viver e praticar as bem-aventuranças, na atual conjuntura social, sendo um sinal profético de Deus, em uma sociedade marcada pela provisoriedade, são as comunidades de vida e de aliança, faróis do Reino de Deus no mundo.
Comunidade de Vida
Inspirados nas primeiras comunidades cristãs, os membros de ambos os sexos são solteiros ou casados e vivem em comunidade o projeto evangelizador de uma instituição, colocando os seus bens materiais em comum, com regras definidas.
A vida de intensa oração, trabalho, partilha de vida e a evangelização são algumas das dimensões importantes exercitadas diariamente. Cada instituição tem sua forma de admissão e permanência no projeto evangelizador.
Comunidade de Aliança
Pessoas casadas que se comprometem a viver o carisma de uma instituição. Vivem em suas casas, conservam suas famílias e seus bens, mantêm atividades profissionais, mas estão comprometidas com o modo de vida e os projetos daquele grupo religioso. Partilham seus dons para o engrandecimento do Evangelho e são testemunhas preciosas no ambiente em que vivem.
É bom lembrar que a vocação não é uma realidade imediatamente clara em cada pessoa.
Se Deus é Mistério e dele recebemos uma vocação, então, podemos dizer que vocação também é mistério. Para entender a própria vocação, cada um deve mergulhar em um processo de discernimento. Portanto, na busca de ser feliz, cada pessoa deve se perguntar:
Quem quer viver feliz, deve procurar entender os mistérios de Deus e o mistério da própria vocação. E para nos fazer entender qual o nosso papel no mundo, Deus enviou o seu Filho para traduzir ou, revelar esse mistério de amor para nós.
Leia MaisOs quatro modos de viver a vocação cristãVocação: solteiro e comprometido!Vocação Religiosa: vida consagrada femininaVocação Religiosa: vida consagrada masculinaPara isso, é necessário contemplar a pessoa de Jesus. Ele é o modelo de homem feliz que realizou por completo a missão que o Pai lhe deu. Assim, fica mais fácil entender o mistério da própria vocação olhando para Jesus, ouvindo a sua Palavra e buscando compreender a si mesmo.
Todo ser humano tem uma vocação. Toda pessoa tem um lugar no mundo, um jeito ou forma de colaborar com o desejo de Deus de fazer deste mundo o seu Reino. Qual é a sua vocação?
Leia também: Qual a diferença entre Novas Comunidades e Congregações?
Quer entender um pouco mais sobre sua vocação?
Busque orientação em sua paróquia que tem uma equipe voltada para o acompanhamento vocacional ou procure um padre, religioso ou religiosa para ajudar a esclarecer suas dúvidas, principalmente se deseja seguir um caminho mais radical, seja numa vocação leiga numa dessas comunidades ou mesmo padre, irmão ou irmã religiosa entre outros.
:: Agora, se quiser conhecer a Congregação Redentorista basta clicar aqui e enviar sua mensagem
Confira os principais acontecimentos dos Redentoristas em 2024
Erigida em novembro de 2023, a Província Nossa Senhora Aparecida conheceu seus primeiros desafios e conquistas nos últimos 12 meses. Saiba mais!
A Esperança não decepciona
Reflexão do Pe. Rosivaldo Motta, C.Ss.R., destaca a esperança a partir da espiritualidade Redentorista. Confira!
A súplica de Santo Afonso à Mãe de Deus
Santo Afonso que amou profundamente a Mãe de Jesus escreveu muitas orações a ela para as mais diversas situações. Reze como ele para amar cada vez mais a Mãe de Jesus!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.