Ao iniciarmos este novo mês, queremos fazê-lo à luz dos ensinamentos de Santo Afonso. E para que o vivamos bem, nosso fundador nos propõe a Virtude da Obediência.
Em uma sociedade que enfrenta cada vez mais uma crise de autoridade, falar de obediência é algo desafiador. Porém, eu acredito que quando apresentamos o verdadeiro sentido de algo, se torna mais fácil compreendê-lo e até mesmo aceitá-lo.
Confira a reflexão completa no vídeo ou leia abaixo:
A obediência é um dos fundamentos da vida social. É impossível viver em sociedade e não ser orientado por leis e regras. A obediência proporciona as pessoas o autocontrole e a capacidade do autoconhecimento. Quando nos deixamos guiar por nossos instintos, nós nos tornamos naturalmente indolentes, dados a ceder a qualquer coisa.
Quando, por ideologia, somos tentados a acreditar que a obediência tira nossa “liberdade”, nós nos corrompemos, e assim passamos a viver a libertinagem, uma falsa compreensão do ser realmente livre.
O homem livre não é aquele que faz o que quer, quando bem quer; essa é uma ilusória compreensão de liberdade. O homem realmente livre é aquele que sabe respeitar os limites. Deus nos criou livres! A liberdade está na origem do homem.
Quando eu compreendo as regras como algo que me priva de alguma coisa, eu não compreendi o verdadeiro sentido!
As regras são formas de agir em determinados espaços, tenho sempre que me lembrar que o mundo não é composto só por mim, existe o nós. Se cada um fizer a sua parte, fica mais fácil conviver.
Nós somente somos livres no amor, somos obedientes na caridade. Para que haja a verdadeira compreensão do que é a obediência e, mais do que isso, praticá-la, é necessário resiliência.
A resiliência é a capacidade do indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças ou superar obstáculos. O indivíduo resiliente é livre, criativo e capaz de se reinventar frente aos problemas.
A alma obediente acolhe aquilo que Deus lhe propõe. E sobre isso fala o apóstolo Paulo: “Obedecei com simplicidade de coração”. Quando se ama a Deus com perfeição, obedecer, se torna uma prova de amor. Quanto mais amamos, mais nos deixamos envolver pelo outro. Isso não é diferente em nossas relações com Deus. Se amamos realmente a Deus, sentimo-nos impelidos a cumprir a Sua vontade.
Leia MaisVirtude do Mês: Como manter o coração puro e longe da maldade humanaVirtude do mês: amor ao próximoSe queremos um exemplo de obediência na liberdade, basta olharmos para Cruz!
Ali está um homem/Deus, que na Sua liberdade, foi obediente. São Paulo aos Filipenses escreve: “Humilhou-se a si mesmo tornando-se obediente, obediente até a morte e morte de cruz”.
O fruto da obediência de Cristo é nossa redenção. Se Cristo tivesse pensado só em Si, se questionasse Sua liberdade ou tivesse sido desobediente… O que seria de nós? Por Sua obediência Ele nos fez livres, livres no amor!
A obediência é muito mais do que simplesmente uma regra moral, ela é um princípio de vida. Para viver em comunidade, em sociedade e em paz consigo mesmo é preciso obediência.
Santo Afonso nos exorta quanto a isso:
“Há pessoas tão agarradas à sua própria vontade que, quando lhes é ordenado alguma coisa, ainda que seja do seu gosto, pelo fato de a terem de fazer por obediência perdem a vontade de fazê-la”.
A virtude da Obediência está intimamente unida a conformidade com a vontade de Deus. Por isso, adverte-nos Santo Afonso:
“Aquele que trabalha segundo a sua própria vontade, e não conforme a vontade de Deus, comete uma espécie de idolatria, porque em lugar de adorar à vontade divina, adora de alguma maneira a sua própria”.
Que a obediência nos oriente em nossa caminhada. Vamos agora rezar esta oração para viver este princípio em nossas vidas.
ORAÇÃO
“Meu Senhor, por vosso amor renuncio a tudo
e não quero que ainda viva em mim a minha vontade,
mas unicamente a Vossa, que é toda santa.
Por isso, prometo-Vos que de hoje em diante
serei mais atento em guardar as Regras,
ainda as mais pequenas”.
Texto bíblico para reflexão: “Vós sereis meus amigos se fizerdes o que eu vos ordeno” (cf. Jo 15,14)
Conheça a história da Congregação Redentorista em Honduras
Missionários da Congregação do Santíssimo Redentor são responsáveis pela Paróquia Santo Antônio de Pádua, erigida canonicamente em fevereiro de 1998.
Videocast das Santas Missões destaca o sacramento da Crisma
Convidado do episódio é o Pe. Ronaldo Divino, C.Ss.R., que compartilha sua trajetória vocacional e seu período missionário na África. Assista!
Retrospectiva CAS: celebrando as conquistas de 2024
Relembre os principais momentos que marcaram o ano das Obras Sociais Redentoristas
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.