Em meio aos muitos eventos e comemorações do início do mês de maio, uma data nos passou desapercebida. No dia 1º de maio de 1748, portanto, há 275 anos, Santo Afonso de Ligório publicou o livro das “Visitas ao Santíssimo Sacramento e a Nossa Senhora”.
O livro havia sido concluído três anos antes, em 1745, mas foi publicado em 1748, devido à preocupação de Santo Afonso em revisá-lo bem, para que tivesse a linguagem e a ortografia perfeitas.
Com isso, ele se tornou uma das mais belas expressões de amor e de fé a Jesus presente na Santíssima Eucaristia e também a Nossa Senhora, em sua missão de ser corredentora, nos apontando sempre o seu filho Jesus.
A obra foi escrita numa linguagem popular e piedosa, muito própria à cultura e religiosidade do povo napolitano.
Até hoje em dia é indicado para as pessoas que desejam crescer espiritualmente, através da oração, como o meio mais eficaz de se buscar a união com Deus, além de fazer crescer a verdadeira devoção a Nossa Senhora.
A princípio, Afonso de Ligório redigiu apenas 7 visitas destinadas aos noviços, mas, acatando uma sugestão do seu editor da época, compôs outras visitas, uma para cada dia do mês, até totalizar 31 temas.
Com esta obra, Santo Afonso de Ligório contribuiu para difundir a prática das visitas a Jesus Sacramentado, uma prática piedosa e propícia para fomentar a vida interior, permitindo que a pessoa que a pratica possa ainda fazer a sua comunhão espiritual.
Com as visitas, cada cristão é convidado a deter-se por alguns instantes aos pés de Cristo, presente real e verdadeiramente na Eucaristia. Para evitar a possibilidade da distração e do não aproveitamento deste tempo, recorre-se ao livro de Afonso como caminho de oração e espiritualidade eucarística.
Em suas 31 visitas, que são acessíveis às pessoas de todas as idades e nível cultural, somos convidados a estreitarmos os laços de amizade entre nós e Jesus Sacramentado.
Legado do livro
A prática das visitas a Jesus Sacramentado se difundiu pelo mundo e hoje, ligadas à piedade popular, são também um eficaz meio de evangelização e de catequese.
O livro de Afonso de Ligório logo se difundiu, ganhou aceitação e se transformou num sucesso editorial já no tempo de Santo Afonso, sendo ainda hoje lido e apreciado no mundo inteiro.
O primeiro texto foi publicado na Itália, em 1748, sendo depois traduzido para outras línguas, podendo ter chegado hoje a 250 mil edições.
No Brasil, o livro das visitas foi publicado em 1925, alcançando hoje 44 edições, continuando a ser um eficiente subsídio para os cristãos que desejam se familiarizar com Jesus Sacramentado e com Maria, Nossa Mãe, num itinerário rumo à santidade.
.:: Adquira o livro na Editora Santuário ::.
Duas atitudes que a Virgem Maria ensina diante do sofrimento
Padre Domingos Sávio, missionário redentorista, listou duas atitudes de Maria diante do sofrimento, especialmente, diante da crucifixão de seu filho Jesus. Confira!
Conheça a União Nacional dos Ex-Seminaristas Redentoristas
Uneser visa promover continuamente sua conexão com a Congregação Redentorista, e a Igreja e com a sociedade. Saiba mais!
100 anos de presença redentorista na Venezuela
Imagem da Divina Pastora é carregada por milhares de fiéis pelas ruas de Barquisimeto, com vestes novas confeccionadas a cada ano. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.