A vocação religiosa masculina é uma opção para os homens solteiros que assumem por toda a vida os Votos Religiosos; podem ser ordenados (padres) ou não (Irmãos). A vida em comunidade é uma das marcas mais importantes onde cada pessoa partilha seu trabalho, sua vida, coloca tudo em comum, buscando viver o modo de vida dos discípulos de Jesus.
O IRMÃO RELIGIOSO
É um chamado muito especial na vida cristã, um tesouro para a vida da Igreja. São homens que não sentem o chamado para a vida matrimonial nem para o sacerdócio, mas desejam consagrar suas vidas a serviço de um carisma que os encanta. Sentem-se felizes em fazer parte de um carisma que os aproxima de Cristo, da Igreja e dos irmãos.
Os irmãos preparam-se para atuar e exercer sua missão através de um processo formativo que lhes possibilite desenvolver suas habilidades artísticas, intelectuais, humanas e espirituais. Esse processo é similar aos procedimentos formativos para o sacerdócio.
Após um tempo de aprofundamento do seu discernimento (Postulantado), o candidato vai para a etapa do Noviciado e, após um ano de intensa vida de oração e estudos, professa os Votos de Castidade, Pobreza e Obediência. Após alguns anos de trabalhos e preparação intelectual e profissional, é acolhido de forma permanente na instituição, exercendo seu trabalho de acordo com as necessidades do grupo a que pertence.
:: O que são os votos de pobreza, castidade e obediência?
O Irmão tem amplas possibilidades de atuação como as funções institucionais (administrativas, domésticas), pastorais (missões, grupos de evangelização, catequese, formação de lideranças, docência, formação nos seminários, juventude, projetos sociais, defesa e proteção à população em situação de vulnerabilidade, etc.) e de governo (nas instâncias de governo da instituição a que pertence).
Enquanto o ministro ordenado ocupa-se especialmente da vida sacramental, o Irmão poderá escolher outras formas de serviço, dependendo de suas habilidades e das necessidades da instituição.
Leia MaisQuem foi o primeiro Irmão Missionário Redentorista?Irmão Marcel Van: o redentorista que transformava sofrimento em alegria A missão do Irmão RedentoristaO Irmão é uma pessoa de um coração extremamente generoso e disponível para Deus.
Diante da pessoa de Jesus, ele sente que os valores do mundo e suas possibilidades têm menor valor, por isso, deixa seus projetos pessoais, sua família e os amigos para ampliar o alcance do seu amor.
É uma forma radical de vida semelhante ao estilo de vida de Jesus. São pessoas acessíveis, de convívio agradável, gigantes na fraternidade; sabem ser humildes e fundamentam suas existências na pessoa de Cristo, que se fez casto, pobre e obediente, rebaixando-se e gastando a vida para a salvação integral da pessoa humana.
Os Irmãos vivem em comunidade como família de Cristo e colaboram com o carisma de sua instituição em quaisquer funções que lhes forem solicitadas. São homens constantemente solícitos à vontade de Deus, por isso, aprenderam que, na mentalidade de Jesus, o mais alto posto a ser alcançado é a fraternidade: “(...) um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos (...) O maior dentre vós deve ser aquele que serve” (Mt 23, 8.12).
Eles sabem que na hierarquia dos valores de Deus, ser um Irmão, é o mais alto posto a ser alcançado. Eles adequaram sua mentalidade aos valores do Evangelho, de modo que vivem e pregam a fraternidade com suas vidas, mais do que com as palavras. São homens de oração e expressam fecundidade de vida.
Pessoas felizes são assim, marcam a vida e o coração de todos os que delas se aproximam. Esses são os chamados Irmãos Religiosos!
Leia também: Vida Consagrada Feminina
Missão redentorista nas Filipinas celebra 116 anos de história
Celebração da Novena Perpétua reúne cerca de 100 mil pessoas na Igreja de Baclaran, na região da Grande Manila. Saiba mais!
Escola de Aparecida presta homenagem a bispo redentorista
Alunos da EMEI Dom Carlinhos visitaram bispo emérito de Rubiataba (GO) . Confira!
Padre Mauro de Almeida é o novo promotor vocacional em BH
Padre Mauro de Almeida é Diretor e Formador na Comunidade Vocacional Dom Muniz, em Belo Horizonte (MG), e agora assume também a missão de acompanhar os jovens que estão em processo de discernimento vocacional em MG, RJ e ES.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.