A vocação religiosa masculina é uma opção para os homens solteiros que assumem por toda a vida os Votos Religiosos; podem ser ordenados (padres) ou não (Irmãos). A vida em comunidade é uma das marcas mais importantes onde cada pessoa partilha seu trabalho, sua vida, coloca tudo em comum, buscando viver o modo de vida dos discípulos de Jesus.
O IRMÃO RELIGIOSO
É um chamado muito especial na vida cristã, um tesouro para a vida da Igreja. São homens que não sentem o chamado para a vida matrimonial nem para o sacerdócio, mas desejam consagrar suas vidas a serviço de um carisma que os encanta. Sentem-se felizes em fazer parte de um carisma que os aproxima de Cristo, da Igreja e dos irmãos.
Os irmãos preparam-se para atuar e exercer sua missão através de um processo formativo que lhes possibilite desenvolver suas habilidades artísticas, intelectuais, humanas e espirituais. Esse processo é similar aos procedimentos formativos para o sacerdócio.
Após um tempo de aprofundamento do seu discernimento (Postulantado), o candidato vai para a etapa do Noviciado e, após um ano de intensa vida de oração e estudos, professa os Votos de Castidade, Pobreza e Obediência. Após alguns anos de trabalhos e preparação intelectual e profissional, é acolhido de forma permanente na instituição, exercendo seu trabalho de acordo com as necessidades do grupo a que pertence.
:: O que são os votos de pobreza, castidade e obediência?
O Irmão tem amplas possibilidades de atuação como as funções institucionais (administrativas, domésticas), pastorais (missões, grupos de evangelização, catequese, formação de lideranças, docência, formação nos seminários, juventude, projetos sociais, defesa e proteção à população em situação de vulnerabilidade, etc.) e de governo (nas instâncias de governo da instituição a que pertence).
Enquanto o ministro ordenado ocupa-se especialmente da vida sacramental, o Irmão poderá escolher outras formas de serviço, dependendo de suas habilidades e das necessidades da instituição.
Leia MaisQuem foi o primeiro Irmão Missionário Redentorista?Irmão Marcel Van: o redentorista que transformava sofrimento em alegria A missão do Irmão RedentoristaO Irmão é uma pessoa de um coração extremamente generoso e disponível para Deus.
Diante da pessoa de Jesus, ele sente que os valores do mundo e suas possibilidades têm menor valor, por isso, deixa seus projetos pessoais, sua família e os amigos para ampliar o alcance do seu amor.
É uma forma radical de vida semelhante ao estilo de vida de Jesus. São pessoas acessíveis, de convívio agradável, gigantes na fraternidade; sabem ser humildes e fundamentam suas existências na pessoa de Cristo, que se fez casto, pobre e obediente, rebaixando-se e gastando a vida para a salvação integral da pessoa humana.
Os Irmãos vivem em comunidade como família de Cristo e colaboram com o carisma de sua instituição em quaisquer funções que lhes forem solicitadas. São homens constantemente solícitos à vontade de Deus, por isso, aprenderam que, na mentalidade de Jesus, o mais alto posto a ser alcançado é a fraternidade: “(...) um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos (...) O maior dentre vós deve ser aquele que serve” (Mt 23, 8.12).
Eles sabem que na hierarquia dos valores de Deus, ser um Irmão, é o mais alto posto a ser alcançado. Eles adequaram sua mentalidade aos valores do Evangelho, de modo que vivem e pregam a fraternidade com suas vidas, mais do que com as palavras. São homens de oração e expressam fecundidade de vida.
Pessoas felizes são assim, marcam a vida e o coração de todos os que delas se aproximam. Esses são os chamados Irmãos Religiosos!
Leia também: Vida Consagrada Feminina
Dez características do Missionário Redentorista
Fé, oração, caridade, alegria são algumas das características da Congregação do Santíssimo Redentor. Saiba mais!
Padre Pelágio Sauter: Apóstolo de Goiás
Converteu muitas vidas, tocou muitos corações, ajudou milhares de pessoas. Conheça sua história!
Conheça o Centro de Assistência Social, Perpétuo Socorro
Vídeo apresenta os serviços oferecidos na unidade de São João da Boa Vista, em São Paulo (SP)
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.