Você já parou pra pensar no significado da caveira nos pés de São Geraldo? Você sabe a resposta?
Essa é uma das perguntas que a gente sempre recebe aqui no site dos Missionários Redentoristas e o padre Lourenço Kearns, C.Ss.R., da Província de Campo Grande, explica o que representa este símbolo segundo a tradição da Igreja Católica.
Antes uma curiosidade: outros santos também foram retratados com frequência junto a crânios, como São Jerônimo, Santa Maria Madalena e São Luiz Gonzaga.
Veja a seguir a explicação!
Segundo o missionário redentorista, a caveira humana é tradicionalmente um símbolo da mortalidade e da vaidade nesta vida terrena. A caveira, então, chama nossa atenção para dois aspectos principais:
:: Conheça a vida e a missão de São Geraldo
:: Conheça o lugar onde viveu São Geraldo
A Regra de São Bento, por exemplo, escrita no século VI, diz que é preciso “manter a morte todos os dias perante os olhos“. Também existe uma tradição chamada "memento mori", uma frase latina que significa, "lembre-se de que você vai morrer", e que diz respeito a manter lembretes visuais sobre a iminência da morte, como é o caso de um crânio.
A caveira que aparece muitas vezes próxima a São Geraldo simboliza, portanto, a morte física e o desapego material em prol da vida espiritual.
Província cria articulação para refletir pautas da comunidade negra
Unidos pela fé e pela luta: Missionários Redentoristas Negros!
"A fé nasce da pregação", diz redentorista em Romaria das Santas Missões
Missionários Redentoristas realizam 34ª edição de romaria no dia 16 de novembro. Saiba mais!
O primeiro redentorista professo brasileiro
José Ferreira Caminha nasceu no dia 18 de novembro de 1841. Leia sobre sua história!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.