Após o período de atendimento no formato híbrido (com apoio das tecnologias e acolhimento individual) durante a quarentena da Covid-19, e retomar, parcialmente, o atendimento presencial no final de 2021, o CAS (Centro de Assistência Social) retornou às atividades presenciais com 100% da capacidade no primeiro semestre de 2022.
De acordo com a coordenadora da assistência social do CAS, Márcia Castro, a ansiedade pela volta das atividades coletivas era grande, principalmente para os idosos. “A retomada foi feita com muita cautela, criatividade e de forma gradativa. Os beneficiários foram recebidos com todos os cuidados recomendados pela vigilância sanitária e epidemiológica dos municípios nos quais os CAS estão inseridos, e com todos já vacinados”.
De janeiro a junho, mais de três mil pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos receberam acompanhamento ou passaram por alguma atividade oferecida no CAS, um número que corresponde a um total de 1.930 famílias atendidas.
Em uma pesquisa aplicada aos beneficiários para avaliar os serviços oferecidos e suas contribuições nestes seis meses, os itens que mais destacaram foram: a melhora na autoestima, cuidado com a saúde física e emocional; melhora na comunicação, relacionamento familiar e comunitário; melhora na compreensão dos direitos e deveres enquanto cidadãos; espiritualidade e religiosidade; além do acesso à serviços de saúde, educação e jurídico, respectivamente.
Para cumprir com sua missão e responsabilidade social, os oito centros de assistência contam com uma equipe de 95 colaboradores, formada por educadores e equipe técnica.
“O CAS existe para ser um espaço de valorização da vida e de transformação. Busca, por meio das ações que desenvolve, amenizar as variadas situações de fragilidades pelas quais as famílias e seus membros têm passado, principalmente neste período conturbado da nossa sociedade. Os serviços prestados têm por objetivo fortalecer os vínculos relacionais: familiares e comunitários, por meio de uma convivência saudável”, ressaltou a coordenadora Márcia.
Para o segundo semestre, o CAS deseja continuar desenvolvendo todas as atividades com qualidade, proporcionando as pessoas um espaço de acolhimento humanizado, com responsabilidade, integridade e alegria.
:: Conheça mais sobre a atuação dos demais Centros de Assistência Social
Conheça a história da Congregação Redentorista em Honduras
Missionários da Congregação do Santíssimo Redentor são responsáveis pela Paróquia Santo Antônio de Pádua, erigida canonicamente em fevereiro de 1998.
Videocast das Santas Missões destaca o sacramento da Crisma
Convidado do episódio é o Pe. Ronaldo Divino, C.Ss.R., que compartilha sua trajetória vocacional e seu período missionário na África. Assista!
Retrospectiva CAS: celebrando as conquistas de 2024
Relembre os principais momentos que marcaram o ano das Obras Sociais Redentoristas
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.