Notícias

Encontro de formação reúne colaboradores dos nove CAS em Aparecida/SP

Evento foi direcionado para a capacitação sobre a educação social e serviço de convivência

Escrito por Camila Abreu

10 MAI 2024 - 10H37 (Atualizada em 10 MAI 2024 - 16H51)

Camila Abreu

Com o tema “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, a Província Nossa Senhora Aparecida realizou, entre os dias 01 e 04 de maio, o Encontro de Formação das Obras Sociais Redentoristas, em Aparecida/SP.

O evento reuniu mais de noventa colaboradores dos nove Centros de Assistência Social, que, anteriormente, pertenciam a então Província de São Paulo, além de projetos parceiros como a APAM (Associação Paulista de Amparo a Mulher), de São Paulo/SP e o CEINSA (Centro de Educação Infantil Nossa Senhora Aparecida), de Potim/SP.

“Dos 115 colaboradores, 94 estiveram reunidos aqui para esse encontro de capacitação com um grupo de formadores especializados em educação social, convivência e fortalecimento de vínculo. Mesmo aqueles que moram na região, não voltaram para suas casas, porque a convivência também se dá nas outras vivências em grupo, trocando experiências e compartilhando o que se faz em cada unidade do CAS”, afirmou um dos diretores das Obras Sociais, Pe. João Batista.

Durante os quatro dias de formação, as equipes participaram de diversas dinâmicas voltadas para a reflexão sobre uma educação mais humanizada e aperfeiçoamento do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.

“A gente trouxe um aprofundamento no conhecimento dos eixos do serviço de convivência e vínculos para diversos ciclos etários, um aprofundamento também no conhecimento do que é a educação social e a pedagogia social, a prática desses serviços e o trabalho em equipe, no atendimento ao público beneficiado de cada segmento, com acolhimento e inclusão”, explicou Joanice Parmigiani, coordenadora da formação de Educadores Sociais.

Para o também diretor das Obras Sociais, Ir. Joaquim Barbosa, o encontro teve como missão aprofundar nos desafios dos trabalhos desenvolvidos dentro do serviço social. “Esse momento em que nós estivemos reunidos com os colaboradores, foi para ajudá-los a entender a complexidade da nossa sociedade, atualizar este contexto e ajudar também, nós, Missionários Redentoristas na missão de evangelizar e de garantir os direitos dos nossos assistidos”.

Os dias de atividades foram encerrados com a Noite Cultural, um momento em que cada CAS teve a oportunidade de se apresentar e contar a sua história com criatividade e descontração. “Para mim foi muito importante participar desse encontro, as vivências que a facilitadora propôs foram muito interessantes, e a gente também pôde conhecer a realidade dos outros CAS”, contou a assistente administrativo, Bruna Gonçalves, do CAS Pe. Antônio Borges, de Sacramento/MG.

Confira a galeria de fotos!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Camila Abreu , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...