Na última quinta-feira, 19 de Março, foi comemorado o Dia do Artesão. E neste momento delicado que estamos vivendo, os artesãos estão sendo bastante procurados para confeccionarem máscaras de tecidos.
Mas será que este tipo de máscara é recomendado, protege de fato contra o Coronavírus (Covid-19)?
A educadora da oficina de artesanato, do CAS São Geraldo, Érica, conta que muitas pessoas a procuraram para a confecção e aulas de como fabricar as máscaras. “Desde que o coronavírus veio à tona, muitas pessoas me procuraram para comprar e vender as receitas de como confeccionar máscaras de tecidos, mas eu não fiz, pois este tipo de máscara não protege contra o vírus. Nós, artesãos, precisamos conscientizar as pessoas que essas máscaras não são indicadas para este problema”.
Na situação atual, onde todos querem se proteger, este tipo de produto está em alta devido à sua beleza e estilo, mas, segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, as máscaras de tecidos não são recomendadas. Pelo contrário, elas podem ser um aliado para a contaminação, já que as tramas dos tecidos possuem um espaçamento superior ao tamanho do vírus. As únicas máscaras indicadas contra o Covid-19 são a máscara cirúrgica e máscara N95.
A OMS e o protocolo do Ministério da Saúde para o combate do novo coronavírus ressaltam que o uso de máscara deve ser feito apenas pelos profissionais de saúde. Pessoas saudáveis devem utilizar somente se estiverem cuidando de pessoas com doenças respiratórias ou se estiver tossindo ou espirrando, para evitar transmitir o vírus para outras pessoas através de gotículas lançadas ao ar. O uso da máscara fora destas situações pode gerar custos desnecessários e uma falsa sensação de segurança. A maneira mais eficaz de prevenção é lavar as mãos corretamente, com água e sabão, por pelo menos 20 segundos.
O uso de máscaras artesanais barra fisicamente gotículas de tosses e espirros. Porém, não impedem a disseminação viral, pois, como descrito acima, os vírus são infinitamente menores que os orifícios da trama do tecido. Além disso, requerem o triplo do cuidado com a higiene e uma substituição e higienização frequentes, tal como trocar constantemente, ferver, etc. Retirar e colocar a máscara no rosto durante seu uso também pode levar à contaminação.
Por mais simples que possa parecer, manter hábitos de higiene pessoal ainda é a melhor forma de impedir a propagação do vírus. Confira como se proteger:
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.