Notícias

Psicólogos dos Centros de Assistência Social fazem formação em Aparecida/SP

Dez profissionais participaram da capacitação com foco no Serviço de Convivência

Escrito por Camila Abreu

20 AGO 2024 - 14H17 (Atualizada em 21 AGO 2024 - 12H33)

Camila Abreu

Os psicólogos dos nove Centros de Assistência Social Redentorista estiveram reunidos em Aparecida/SP, entre os dias 16 e 17 de agosto, para formação e capacitação profissional, ministrada pela psicóloga Ana Carolina Cruz.

Com o tema “A importância e a relevância do papel do psicólogo no CAS”, a qualificação envolvendo dez colaboradores teve como objetivo abordar as atribuições do psicólogo no SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), a função do profissional na equipe multidisciplinar e a psicologia como um papel importante para o fortalecimento da cidadania e execução das políticas públicas.

Para a capacitação, a psicóloga Ana Carolina baseou-se nas particularidades da atuação da psicologia dentro do serviço social. “Meu papel aqui é contribuir nas atribuições do psicólogo social, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, para desmistificar os desafios, as dificuldades e propiciar para eles a troca de experiências, pois são de territórios diferentes, e para agregar no trabalho desenvolvido no dia a dia pelos profissionais”.

Seguindo a política do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) em que o CAS está inserido, foram abordados temas como “O que é o serviço de convivência e qual é a sua importância para o SUAS? Para quem é feito o SCFV? Quais são seus eixos norteadores e o objetivo?”, “Apresentação do CREPOP (Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas)”, “O papel do psicólogo e os princípios que devem orientar a prática do profissional no Centro de Assistência Social”.

O Ir. Joaquim Barbosa, C.Ss.R., que atua na direção das Obras Sociais, ressaltou que o trabalho social é uma continuidade da missão e do sonho de Santo Afonso Maria de Ligório, fundador da Congregação do Santíssimo Redentor.

“Uma de nossas missões é o trabalho social, que há mais de vinte anos a família Redentorista atua em nossa sociedade, acolhendo a família como um todo e valorizando o ser humano em sua essência. Valorizamos também aqueles que fazem parte da nossa missão, nos Centros de Assistência Social, e proporcionamos para eles momentos de formação e atualização, assim fizemos com os nossos psicólogos, que atuam nos nove CAS”.

A partir da formação, as unidades dos CAS poderão reavaliar o trabalho desenvolvido pelos técnicos, identificando as dificuldades e potencialidades para um aperfeiçoamento nos serviços prestados.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Camila Abreu , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...