Toda a espiritualidade Josefina de Santo Afonso é fruto dos estudos dos escritos de Santa Tereza de Ávila, de quem Santo Afonso foi leitor assíduo e grande devoto. Ela transmitiu a ele o carinho e a devoção a São José.
O insigne carpinteiro foi alvo dos escritos de muitos santos e doutores da Igreja, dentre eles Santo Afonso, que ao longo de toda a sua vida, nutriu uma singular devoção ao santo, dedicando no apostolado da pena, alguns escritos sobre as virtudes do Patriarca. São José é um dos padroeiros da congregação fundada por Santo Afonso, em 09 de novembro de 1732, que desde os primórdios do instituto contou com os auxílios do santo Patriarca como provedor e ecônomo-mor.
Santo Afonso de Ligório é um santo da praticidade. Em seus escritos, ele sempre buscou ilustrar, com exemplos e frases emblemáticas, questões fundamentais. Podemos perceber esse seu recurso literário nas obras: A prática do amor a Jesus Cristo, A oração, Máximas eternas, Glórias de Maria Santíssima e nos Tomos da Teologia Moral. Ele soube tratar de temas complexos com uma linguagem acessível aos vários públicos, e isso denota sua dedicação ao apostolado da pena e o desejo de instrução cristã dos fiéis.
:: Por que São José é tão relevante hoje?
:: Igreja São José dirigida por redentoristas é marco da religiosidade na capital mineira
A identificação de Santo Afonso com São José era tamanha, que houve um tempo, em que Santo Afonso, assinava suas cartas, acrescentando ao seu nome: José; em vários conventos redentoristas sempre houve um altar dedicado para São José.
Essas sutilezas devocionais, expressam a grandeza de um homem, que soube conciliar fé e razão, vida intelectual e vida espiritual. Suas expressões de piedade popular e devoção, não o impediu de se tornar um doutor da Igreja, Doutor Zelantíssimo, declarado pelo Papa Pio IX, em 1871. O equilíbrio e a maturidade na fé são virtudes que devem se conformar. Isso Santo Afonso soube fazer muito bem.
Leia Mais3 orações de Santo Afonso para você rezar a São JoséComo São José pode inspirar famílias e pais?
Em seus escritos encontramos algumas meditações sobre São José, dentre elas, uma para a festa litúrgica de 19 de março, um setenário em honra do santo e quatro meditações para as quartas-feiras do mês de março, tradicionalmente dedicadas a São José.
Estes escritos possuem uma estreita relação com passagens bíblicas que fazem referência ao pai nutrício de Jesus. Em diversos momentos, ao longo dos textos, ele apresentou súplicas ao santo e o desejo de santificação. Tratam-se de meditações espirituais, bíblicas e teológicas.
Santo Afonso viu em São José a possibilidade de santificação pelas coisas simples. Esse pormenor nos inspira a assumirmos nosso compromisso eclesial e nossa vocação universal à santidade, como nos propôs o Concílio Vaticano II (1962-1965), na Constituição Dogmática Lumen Gentium, 39:
“Por isso, todos na Igreja, quer pertençam à hierarquia quer por ela sejam pastoreados, são chamados à santidade, segundo a palavra do Apóstolo: “Esta é a vontade de Deus, a vossa santificação”.
Centro Redentorista de Espiritualidade (CERESP)
Província cria articulação para refletir pautas da comunidade negra
Unidos pela fé e pela luta: Missionários Redentoristas Negros!
"A fé nasce da pregação", diz redentorista em Romaria das Santas Missões
Missionários Redentoristas realizam 34ª edição de romaria no dia 16 de novembro. Saiba mais!
O primeiro redentorista professo brasileiro
José Ferreira Caminha nasceu no dia 18 de novembro de 1841. Leia sobre sua história!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...