Palavra Redentorista

Depressão na pandemia: padre orienta terapia para fazer em qualquer momento

Escrito por Redentoristas

06 MAI 2021 - 08H36 (Atualizada em 06 MAI 2021 - 10H01)

Shutterstock

Não é surpresa que nesta época de Coronavírus, os estados depressivos ou depressão tenham aumentado. É mais uma “coroa de espinhos” a se somar a essa síndrome declarada pela Organização Mundial da Saúde como a doença do século XXI.

Nesta breve apresentação, enfocaremos a “depressão exógena”, ou seja, quando o estado depressivo surge como resultado de um evento negativo na experiência do indivíduo.

No nosso caso, a COVID-19 apareceu quando menos esperávamos e devorou ​​aos poucos dias, meses e quase anos de nossa atividade relacional e de trabalho. Então aparecem os sintomas físicos de dor de cabeça, diarreia ou prisão de ventre, aperto no peito, pescoço ou cabeça, cansaço e fadiga, ou sintomas mentais de ansiedade, perda de memória, tristeza, confusão, apatia, desânimo... Ou ainda outras manifestações estranhas como ansiedade, perda de memória, tristeza, confusão, apatia, desânimo e outras manifestações, como sonolência durante o dia, acordar ansioso no meio da noite, não querer levantar no manhã, perda de apetite, medo de que “serei o próximo a apanhar o vírus”, diminuição da capacidade de tomar decisões, ideias de desprezo ou de que esta vida não valha a pena ser vivida, etc.

Não se trata de analisar a origem psicológica, médica ou psiquiátrica da depressão, mas sim a incidência que meses de reclusão, uso obrigatório de medidas de biossegurança (máscaras, lavagem das mãos, distância de outrem) e períodos prolongados de confinamento tiveram em nosso psicológico bem-estar e estado de espírito, e oferecer algumas medidas psicológicas e religiosas de prática fácil, para controlar, parar e, com sorte, suprimir essas manifestações negativas.

Eu ofereço a você, resumidamente, uma terapia simples que pode nos ajudar psicológica e espiritualmente a nos tornarmos pessoas “resilientes” que podem extrair de nosso ser interior as energias psíquicas e espirituais que podem nos manter no caminho do otimismo e da esperança.

Já desde o final do século passado, o “behaviorismo” e a “psicologia positiva” oferecem a terapia chamada “Tríade do Autocontrole” para casos semelhantes. É fácil e, se o praticarmos com frequência, nos dará resultados magníficos.

Vamos ver. Sempre que surge um estado depressivo, a pessoa diz: “Pare! Respire fundo e imagine uma cena agradável". Vejamos a técnica com um pouco mais de detalhes:

1 - Pare os pensamentos

Quando se sentir em um desses estados depressivos, feche os olhos, junte o indicador e o polegar da mão direita e repita para si a palavra forte: 'Pare!' Faça isso 3 vezes. Gradualmente, você adquirirá o hábito de interromper os pensamentos ou sentimentos depressivos e “condicionar” a junção do indicador e do polegar a essa sensação de controle; você pode repetir essa ação, sem ser notado, quando precisar se controlar e se sentir melhor em uma circunstância da vida real.

2 - Exercício de relaxamento respiratório

Feche os olhos e respire profundamente (diafragmaticamente): “inspire” o ar profundamente e “expire” o ar lentamente. Faça o exercício várias vezes. Esta é uma ótima maneira de relaxar.

3 - Imagine uma cena de reforço

Imagine em detalhes uma experiência passada gratificante e prazerosa que teve: uma praia com a brisa do mar, uma bela vista do topo de uma montanha, uma sensação de paz em uma floresta , uma grande alegria em um momento de felicidade. A pessoa deve permanecer para aproveitar a experiência passada por alguns segundos.

Se os 3 passos acima forem colocados juntos, a pessoa aprenderá a condicionar positivamente os momentos negativos ou depressivos e transformá-los em positivos e reforçadores. É uma questão de exercício e interesse.

Como somos crentes e religiosos, temos também outra técnica maravilhosa que é a prática da famosa frase de Santo Agostinho: “Deus é mais íntimo do que o meu íntimo”.

Esta é uma experiência espiritual maravilhosa, pois através do Batismo somos “Templo do Espírito Santo” e Deus habita nas profundezas do nosso ser. Podemos lembrar, sempre que nos comunicamos com Ele, que somos cristãos e que carregamos o Senhor em nosso interior, e que Ele nos ama, nos perdoa, nos dá o melhor de Seu amor, nos segura misericordiosamente pela mão , e que “nenhum de nossos fios de cabelo cairá sem a Sua divina Vontade”. Tudo o que o Senhor sabe fazer é amar, fazer o bem, perdoar, fortalecer nossa humanidade débil, para que possamos realizar todo o nosso potencial.

Podemos então usar a técnica de “inspirar/expirar” acima, adicionando a ela o elemento espiritual chamado “Oração do Coração” ou “Oração do Peregrino Russo”. Quando inspiramos suavemente, pronunciamos a frase “Senhor Jesus, Filho do Deus vivo”, e quando expiramos ou expiramos o ar, dizemos “Tem misericórdia de mim”. Fazer isso cerca de três vezes lentamente. Em seguida, repetir a primeira fase, a de respirar o ar, sem modificá-lo; mas na segunda fase podemos variar e pedir por pessoas, eventos ou desejos, sempre fazendo isso brevemente; por exemplo, dizendo: “Tem piedade da minha mãe doente”. Não se trata de fazer orações longas, mas frases curtas, pois o Senhor já conhece as nossas necessidades.

Shutterstock
Shutterstock


Vamos fazer dessas terapias parte de nossas vidas, para que elas nos sirvam não apenas em tempos de pandemia, mas também quando somos negativos ou quando problemas difíceis nos assediam.

Leia MaisDepressão em idosos durante a quarentenaSaiba como identificar quando a criança está com depressãoTudo o que você precisa saber sobre a depressãoEstou com depressão. O que fazer?“Tríade do Autocontrole” é uma excelente ferramenta em outros comportamentos inadequados: comer demais, alcoolismo, uso de drogas, fantasias sexuais, raiva, etc. E a “presença de Deus em nosso ser mais íntimo” é mais do que um dogma: é a certeza de que Deus nos ama porque somos a criatura mais maravilhosa e extraordinária que Ele criou, Sua obra-prima que Ele jamais deixará falhar.

Padre José Rafael Prada Ramírez, C.Ss.R.
Doutor em Psicologia Clínica


Fonte: CSSR News.

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Palavra Redentorista

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...