Os Missionários Redentoristas possuem uma jazida em suas mãos. Trata-se das “Constituições e Estatutos”, cujo conteúdo foi atualizado após o Concílio Vaticano II (1962-1965), no intento de resgatar os ideais fundacionais da Congregação e colocá-los em consonância com as propostas dessa nova primavera da Igreja.
Quando rezo e medito esta “Bíblia Redentorista”, percebo quão magníficos e profundos são os seus conteúdos, tanto normativos quanto espirituais.
Em meio a tantas coisas bonitas e profundas, gostaria de compartilhar um pouco sobre o que tenho rezado e meditado, e que denominei como “10 características do Missionário Redentorista”.
Esses 10 pontos encontram-se praticamente em toda a Constituição, principalmente no Art. 20.
São eles:
Homem de Fé
O Redentorista é um homem imbuído de fé, pois ele crê que Deus age até no inimaginável. Trata-se de um missionário que deposita sua vida em Jesus Cristo e, por meio d'Ele, procura perseverar mesmo quando as dificuldades aparecem.
Homem de Oração
O alimento que sacia a consagração do Redentorista é a oração. Com o espírito debilitado, é certeza de que sua vocação não será geradora de vida. Procura se alimentar diariamente do Pão eucarístico e também se dedicar ao menos uma hora por dia à vida oracional, além das orações comunitárias.
Homem da Caridade
"A fé sem obras é morta", disse São Tiago (Tg 2, 17). Consciente de que Jesus passou pelo mundo fazendo o bem e distribuindo aos mais desfavorecidos o que lhes faltava, o Redentorista é interpelado a dar continuidade às atitudes concretas, como a de Jesus e a samaritana (Jo 4, 1-29), Jesus e Madalena (Lc 7, 36-50) etc., que o Mestre realizou.
Homem da Alegria
Somente através da alegria é que conseguiremos transmitir a confiança de que vale a pena seguir a Jesus. Ele nos garantiu tudo. Não nos falta nada. O Redentorista deve ser o missionário que porta em sua consagração a alegria do seguimento a Jesus Cristo. O mundo é sedento por pessoas de uma alegria contagiante, felizes, que o fazem vibrar com apenas um sorriso sincero.
Homem Humilde
O Redentorista, em sua vida missionária, procura ser simples como o próprio Cristo foi e O é. Não é um homem apegado aos bens materiais, porque tem certeza e confiança de que Deus e o seu projeto de Reino são os maiores bens que se poderá portar. Procura, por meio de seu apostolado, falar em um linguajar em que todas as pessoas sejam inseridas, como participantes atuantes na construção do Reino.
Homem dos Pobres e Abandonados
O Redentorista não faz acepção de pessoas. Ele opta por aqueles que são os mais desfavorecidos, material e espiritualmente, na sociedade.
Homem de Esperança
Em meio a tantas escuridões, o Redentorista procura ser um portador da mensagem de esperança para aqueles que se sentem no fundo do poço. Faz parte do carisma do missionário a vida de esperança garantida por Jesus Cristo.
Homem da Liberdade
Você só vive bem quando tem certeza de que sua vida é livre. Ser Redentorista é saber que a sua vocação é uma vocação que gera vida em meio às desgraças – drogas, violências, corrupção etc. - que são apresentadas a todos os instantes na sociedade. Para gerarmos vida, buscamos viver a nossa vocação como pessoas livres para amar e ser sinais da redenção de Deus.
Homem da Misericórdia
Jesus foi um grande exemplo de misericórdia. Ele passou pelo mundo contrariando os que se julgavam santos imaculados e sábios, optando por aqueles que viviam às margens dos parâmetros pré-estabelecidos pelos que se diziam puros. Como um autêntico seguidor do Cristo, o Redentorista não é um homem da exclusão, mas da inclusão, que busca trazer para a roda os que estão à sua volta. O Redentorista é um homem da acolhida. Suas escolhas partem do parâmetro deixado por Jesus: “O que fizestes a um dos menores destes meus irmãos a mim o fizestes” (Mt 25, 40).
:: A misericórdia Redentorista
Homem Mariano
A devoção a Nossa Senhora, Mãe do Cristo Redentor, faz parte da espiritualidade do Redentorista. Desde a fundação em, 1732, os Redentoristas têm a Virgem Maria como autêntica seguidora de Seu Filho. Nela, buscamos depositar a nossa confiança, para vivermos plenamente a consagração ao serviço dos nossos irmãos. O exemplo que herdamos de Maria faz com que nos coloquemos diariamente ao serviço para com os nossos irmãos e irmãs, especialmente àqueles que estão com os seus jarros de alegria e de esperança vazios.
:: Devoção Mariana dos Redentoristas
A exigente tarefa do amor humano
Confira esta reflexão sobre o matrimônio para os dias atuais!
Conheça a Paróquia Redentorista nos Estados Unidos voltada aos imigrantes
Fiéis se unem diante da adversidade da imigração, contribuindo para uma rica diversidade cultural e religiosa. Saiba mais!
Eucaristia é tema de novo episódio do videocast Vozes da Missão
Ir. Viveiros, C.Ss.R., comanda bate-papo com o Pe. Antônio Agostinho Frasso, C.Ss.R., que compartilha um pouco dos seus 51 anos de vida sacerdotal. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.