Palavra Redentorista

Espiritualidade do Ícone da Mãe do Perpétuo Socorro: manifestou-se como misericórdia

Escrito por Pe. Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R.

24 FEV 2022 - 15H10 (Atualizada em 26 FEV 2022 - 21H58)

Shutterstock

Leia MaisEspiritualidade do Ícone da Mãe do Perpétuo Socorro: Deus visita seu povo

A manifestação de Cristo em sua encarnação é a expressão da misericórdia de Deus que saiu de Si e Se inclinou sobre o homem ferido na estrada, como Jesus nos narra na parábola do bom samaritano (Lc - 10,29-37).

O Cristo apresentado por Maria é o Senhor Glorioso, que em seu Mistério Pascal continua sua missão de manifestar o coração de Deus que tanto amou o mundo que enviou seu Filho (Jo 3,16) e continua dando-O para nossa salvação. Sendo uma apresentação da Paixão, na qual Maria exerce sua missão de Corredentora e Medianeira, temos aí mais um passo da espiritualidade que é a capacidade de compreender e acolher esse amor de Deus que se manifesta.

A misericórdia apresentada por Maria

A Missão de Maria é manifestar a misericórdia que continua presente no mundo através da ação de seu Filho. Como Corredentora, mantém viva a presença dessa misericórdia, no gesto indicativo, pois é uma Hodiguitria (Aquela que indica o caminho). Como a Sabedoria diz: “Vinde meus filhos e eu vos ensinarei o temor do Senhor” (Sl 34,11). Ao mesmo tempo já apresenta o Filho que no temor do Senhor realizou a obra de nossa salvação. Todo mistério da Redenção está aí presente.

Por que Maria apresenta Jesus? Maria O traz em seus braços, como a primeira redimida. Ela mesma recebeu esse olhar misericordioso de Deus e fez a experiência de sua bondade porque “Deus olhou para a humilhação de sua serva... pois a misericórdia de Deus é de geração em geração sobre aqueles que o temem” (Lc - 1,48-49). Todos os que foram tocados pela misericórdia se tornam misericordiosos.

Continuar o Redentor não é somente anunciar em seu nome, mas ser uma viva memória de sua constante misericórdia. Como recebeu tanta misericórdia, sabe ser misericordiosa e nos apresenta essa misericórdia. Temos aqui mais uma indicação dessa espiritualidade. Experimentando o quanto Deus foi misericordioso para conosco, aprendemos a anunciar Sua misericórdia.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R., em Palavra Redentorista

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...