A vivência da fraternidade é a grande prática que a nossa Igreja visa despertar em cada pessoa humana e, de modo particular, em todos os batizados, a fim de que toda a nossa sociedade possa experimentar cotidianamente este dom divino.
Leia MaisCampanha da Fraternidade 2022: um belo presente pelos 40 anos da Pastoral da EducaçãoO papel dos pais na educação de crianças e jovens para o caminho da FéFraternidade e educação: Qual o papel da sociedade na educação das crianças?A fraternidade como característica cristã tem seu fundamento na revelação do próprio Jesus ao afirmar que Deus é Pai. Esta definição constitui o fator que determina a fraternidade segundo a mensagem cristã: se Deus é nosso Pai, somos irmãos uns dos outros, afinal, a Igreja é uma comunidade de irmãos.
O termo 'fraternidade' é latente na Sagrada Escritura. Desde o Antigo Testamento, a fraternidade está atrelada à solidariedade, que dá a pertença ao mesmo povo de Deus, que tem sua origem na promessa feita a Abraão e que se compromete com a Aliança na qual são inculcados o amor e a preocupação pelos irmãos, principalmente pelos mais pobres e desamparados.
Já no Novo Testamento, a fraternidade tem suas raízes nas comunidades primitivas. A comunhão de corações e a partilha dos bens aparece não só como característica da comunidade de Jerusalém, mas como ideal para os cristãos de todos os tempos (At 4,32).
Pensando em como tornar ativa a prática da fraternidade, a Igreja no Brasil apostou na realização da Campanha da Fraternidade, aproveitando o tempo litúrgico da Quaresma. Esta campanha nasceu no ano de 1961, a partir da atitude de três padres que trabalhavam na Cáritas Brasileira, um dos organismos da CNBB.
Eles planejaram uma campanha para arrecadar recursos, a fim de financiar as atividades assistenciais da instituição. A essa ação, eles batizaram de “Campanha da Fraternidade”. Na Quaresma de 1962, foi realizada pela primeira vez a Campanha da Fraternidade na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.
Como obtiveram um bom êxito desta experiência, no ano seguinte 16 dioceses do Nordeste também realizaram a campanha em suas comunidades. Esse projeto foi o embrião para a concepção do esboço da Campanha da Fraternidade que, mais tarde, seria assumida como uma ação da Igreja no Brasil, como gesto concreto no período da Quaresma.
O desenrolar positivo desses fatos, levou a Cáritas e a Campanha da Fraternidade a serem vinculadas ao Secretariado Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), posto que a Campanha da Fraternidade passou a ser coordenada pela CNBB a partir do ano de 1965.
Desde seu nascimento até hoje, a Campanha da Fraternidade tem o objetivo de despertar nosso povo para a solidariedade e a fraternidade, a partir de temas que confrontam a conjuntura atual que envolve a sociedade brasileira. Por isso, a cada ano a Campanha da Fraternidade leva-nos a refletir um tema específico.
Neste ano de 2022, o tema da Campanha é “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Cf. Pr 31,26). Seu objetivo é promover o diálogo sobre a realidade educacional no Brasil, à luz da fé cristã.
Pensar e dialogar a respeito da educação no contexto brasileiro é uma necessidade, pois envolve rever as concepções de educação que temos e, ao mesmo tempo, não delegar a educação somente para o ambiente escolar, dado que as famílias são as primeiras colaboradoras da educação.
Em nossa ótica redentorista acerca da educação, é importante recordar a ação de nosso confrade, São João Nepomuceno Neumann (1811-1860). Logo que fora nomeado Bispo da Filadélfia (EUA) organizou um sistema diocesano de escolas católicas. Foi ele fundador da educação católica na sua região, onde aumentou o número das escolas católicas na sua diocese de 2 para 100. Fundou a Congregação das Irmãs da Ordem Terceira de São Francisco, para ensinar nas escolas. Escreveu numerosos artigos em revistas e jornais católicos, publicou dois catecismos e, em 1849, uma história bíblica para as escolas.
Praticar a fraternidade no dia a dia é dever de cada pessoa humana. Porém, para nós cristãos é uma missão dupla, pois tange a raiz de nossa fé quando professamos Deus como nosso Pai e, ao mesmo tempo, me liga ao meu próximo que é meu irmão.
Que a fraternidade não seja vivenciada apenas no tempo quaresmal, mas 24 horas por dia de nossa existência!
Fontes:
Campanha da Fraternidade 2022. Disponível em: https://www.cnbb.org.br/campanha-da-fraternidade-2022-foi-apresentada-aos-bispos-reunidos-em-assembleia/;
Experiência Piloto que deu Origem à Campanha da Fraternidade. Disponível em: https://www.cnbb.org.br/experiencia-piloto-que-deu-origem-a-campanha-da-fraternidade-teve-inicio-em-1961-em-natal-rn/;
FIORES, Stefano; GOFFI, Tullo (org.). Dicionário de Espiritualidade. São Paulo: Paulus, 1997. p. 465-468.
São João Nepomuceno Neumann. Disponível em: https://www.a12.com/redentoristas/santos-e-beatos/sao-joao-nepomuceno;
RODRÍGUES, Angel Aparício; CASAS, Joan Canals (Org.). Dicionário Teológico da Vida Religiosa Consagrada. São Paulo: Paulus, 1997. p. 473-483.
Conheça a história da Congregação Redentorista em Honduras
Missionários da Congregação do Santíssimo Redentor são responsáveis pela Paróquia Santo Antônio de Pádua, erigida canonicamente em fevereiro de 1998.
Videocast das Santas Missões destaca o sacramento da Crisma
Convidado do episódio é o Pe. Ronaldo Divino, C.Ss.R., que compartilha sua trajetória vocacional e seu período missionário na África. Assista!
Retrospectiva CAS: celebrando as conquistas de 2024
Relembre os principais momentos que marcaram o ano das Obras Sociais Redentoristas
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.