O fim do ano chegou e mais uma vez somos convidados a mergulhar no mistério da Encarnação do Verbo de Deus. Uma vez mais chegou o tempo de contemplarmos o mistério que nos traz o presépio e suas míticas figuras de José, Maria e do Menino.
De novo nós olhamos para uma cena de grande humildade e singeleza, e ali somos desafiados a mergulhar no mistério de nossa humanidade, a partir de Jesus Cristo, o Deus que se faz homem.
:: Espiritualidade do advento e a preparação para o Natal
O mistério da encarnação, tão presente na Espiritualidade Redentorista, leva-nos a entender a nossa própria existência, em que a cruz completa o presépio. Centralizemos nossa atenção no mistério do amor de Deus que sai de sua onipotência, por desejar ser gente como a gente, graças à sua eterna compaixão pela humanidade. Deus encarna-se totalmente em seu Filho Jesus, que passa a ser a expressão viva do amor infinito de Deus pela humanidade.
Leia MaisSanto Afonso e o Natal Mais uma vez é Natal: do Menino Jesus ou do comércio?Ouça o canto de Natal mais famoso da Itália, composto por Santo Afonso
Sua entrega total se faz ao assumir a nossa existência, menos o pecado, chegando depois à morte de Cruz como expressão desta entrega infinita.
Pela encarnação, Deus penetra a realidade total da existência humana de sua concepção e nascimento até a morte, como um ser humano qualquer. Jesus aniquila-se em sua divindade, fazendo-se pobre e necessitado da atenção e do carinho humano. Na oração do Ângelus, nós rezamos assim: “E o Verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós”.
Pela encarnação o divino e o humano se encontram e tudo se recompõe de acordo com a graça de Deus, que havia sido perdida por causa do pecado. Quando você organizar o presépio em sua casa ou na capela de sua comunidade, recorde-se que o presépio condensa os ensinamentos e as lições que não podem ser substituídas nem mesmo pelos sofisticados conhecimentos humanos.
Se o presépio é a expressão do amor maior de Deus por nós, como cristãos precisamos ser também pessoas encarnadas, repetindo pelo nosso ser e pelo nosso agir a ação de Jesus no mundo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.