O primeiro Missionário Redentorista que nasceu no Brasil e professou os votos na Congregação do Santíssimo Redentor foi José Ferreira Caminha.
No caso, do irmão José, ele fez os votos em outro país, hoje, Província Redentorista de Londres, no Reino Unido. Ele teve uma breve trajetória como religioso redentorista e morreu muito jovem.
Conheça sua história!
Filho de comerciantes e natural de Aracati, no Ceará, José nasceu no dia 18 de novembro de 1841. Sua família era integrante da Irmandade do Senhor do Bonfim, e entre seus parentes havia religiosos, escritores e políticos.
:: Quem foi o primeiro Irmão Missionário Redentorista?
Ainda jovem, estudou línguas e comércio na Alemanha, França e Inglaterra. Com seus talentos, logo, tornou-se conhecedor do latim, francês, alemão e inglês, além do português.
Leia MaisO que são os votos de pobreza, castidade e obediência?Durante a sua estada na Inglaterra, começou a participar das Associações Católicas que colaboravam com os mais necessitados. Em Liverpool, onde 30% da população era formada de imigrantes irlandeses, conheceu os redentoristas.
Lá continuou com o seu modo prático de solidariedade cristã, sendo vicentino e colaborando com as Comunidades Católicas. Em abril de 1861, decidiu ingressar na Congregação fundada por Santo Afonso Maria de Ligório.
No Ceará, quando a sua família soube da nova iniciativa vocacional de José Ferreira Caminha, todos ficaram muito contentes. Eles bem sabiam de suas qualidades humanas e espirituais.
Devido à sua maturidade espiritual e preparo acadêmico, iniciou o noviciado redentorista em 29 de junho de 1861. Era um jovem que despertava admiração pela simplicidade, inteligência, piedade e praticidade.
Quando ele completou 90 dias de noviciado, agravou-se o seu estado de saúde devido à tuberculose. Por isso, fez a sua consagração religiosa redentorista “in articulo mortis” (no leito de morte).
Irmão José faleceu em consequência da doença, em 10 de outubro de 1861, sendo sepultado no dia seguinte, na igreja de Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Liverpool.
Este cearense que muito meditava os Mistérios da Redenção, grande devoto de Nossa Senhora, foi o primeiro redentorista brasileiro professo.
Viveu apenas vinte anos, mas suas lembranças e boas obras ainda ecoam na história dos redentoristas!
SEJA UM MISSIONÁRIO REDENTORISTA
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.