É característica dos Missionários Redentoristas o cultivo e o ensino dedicado da Teologia Moral. Eles herdaram de Santo Afonso de Ligório, fundador de sua Congregação, o empenho no estudo dessa ciência e sua aplicação no cuidado pela fé e vida dos cristãos.
A Teologia Moral quer orientar os fiéis para que se conduzam de acordo com os ensinamentos de Jesus e seus Evangelhos. Deve ela dizer como ir ao encontro do amor misericordioso do Pai, que perdoa os pecados, e apontar os caminhos do seguimento do Redentor. Tem, assim, a Moral perfeita unidade com a missão redentorista: Evangelizar os pobres e os sem os cuidados da Igreja.
Aí está por que Santo Afonso escreveu a Theologia Moralis. Ele a redigiu, primeiro para si mesmo, para ser o grande pregador e confessor do povo simples, depois, para a preparação de seus seminaristas e companheiros de missão, bem como para ajudar todos os confessores a superarem o rigor demasiado ou o extremo do laxismo (frouxidão), muito comuns em seu tempo.
Santo Afonso mereceu dos Papas Pio IX e Pio XII os honrosos títulos de Doutor da Igreja e Patrono dos Confessores e Moralistas. O título de “Doutor” é concedido pelos Papas a uns poucos santos e santas que, por seus ensinamentos, destacam-se de maneira notória e inesquecível.
Leia MaisITESP abre inscrições para pós-graduação em Teologia MoralPadre Felipe Sardinha traz detalhes da pós graduação em Teologia Moral do ITESPITESP lança curso de Teologia Moral e Ética CristãDesde meados do século XX, a Congregação Redentorista mantém em Roma a Academia Afonsiana. Ali são formados especialistas e doutores em Teologia Moral para o mundo inteiro. Vários Papas honraram a Academia com suas visitas e falas pessoais.
Também em outros países, os Redentoristas têm criado escolas superiores de Teologia Moral, exercendo o magistério e publicando livros e revistas especializadas. Ao longo dos anos, eles promoveram vários Congressos Internacionais dessa ciência.
Entre os redentoristas especializados, tem lugar maior o alemão padre Bernhard Häring, o qual se fez líder mundial da renovação e atualização da Moral. No Concílio Vaticano II, foi ele um perito destacado na área. No Brasil, não pode ser esquecido o padre Jaime Snoek, que abriu pistas para respostas atualizadas aos problemas morais de nossa gente.
Os avanços técnicos, científicos e culturais, as facilitações dos meios de comunicação e transporte, que caracterizam os tempos de agora, postulam que a Moral encontre caminhos renovados de reflexão e de atuações pastorais. Eis uma tarefa dos e para os Missionários Redentoristas.
.:: Conheça o curso de Teologia Moral do ITESP
Fonte: Pe. Victor Hugo Lapenta, C.Ss.R. (in memorian)
Padre Pelágio Sauter: Apóstolo de Goiás
Converteu muitas vidas, tocou muitos corações, ajudou milhares de pessoas. Conheça sua história!
Conheça o Centro de Assistência Social, Perpétuo Socorro
Vídeo apresenta os serviços oferecidos na unidade de São João da Boa Vista, em São Paulo (SP)
Província cria articulação para refletir pautas da comunidade negra
Unidos pela fé e pela luta: Missionários Redentoristas Negros!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.