A Alsácia é uma região situada no nordeste da França, na planície do rio Reno, fazendo fronteira com a Alemanha e com a Suíça.
Esta área por muito tempo foi motivo de disputa entre a Alemanha e a França, estando ora sob o domínio de um ora sob o domínio do outro país. Essa disputa, que aconteceu ao longo dos séculos, se reflete na mistura dessas culturas que dá um colorido todo especial à região.
A capital, Estrasburgo, hoje com cerca de 225 mil habitantes, durante muito tempo foi sede da Vice-Província Redentorista de Estrasburgo, justamente por ser culturalmente bem diferenciada das outras regiões do país.
Antes havia três Unidades Redentoristas na França (Paris, Lyon e Estrasburgo), mas hoje elas estão unificadas em uma só província.
Missão paroquial volta a acontecerLeia MaisParóquia Redentorista no Canadá celebra centenárioGestos cristãos para viver em cada dia da Quaresma
A atividade de Pastoral Extraordinária, que no Brasil é chamada de Santas Missões, na Europa e na América do Norte recebe o nome de Missão Paroquial.
Pois bem, depois de muito tempo, foi agora composta uma equipe missionária interprovincial para realizar uma Missão Paroquial numa paróquia de Ottrott, que integra um conjunto de paróquias da região do Monte Santo Odilo - uma região bem conhecida na França por causa do turismo e de sua famosa abadia. Esta paróquia é atendida pelos redentoristas da comunidade de Bischemberg.
A Missão Paroquial começou no dia 26 de fevereiro, prosseguindo até o último dia 5 de março, sendo animada por uma equipe missionária formada por redentoristas de todas as comunidades da França e pelo Pe. Pedro Lopes, que foi Conselheiro Geral e agora integra a comunidade redentorista do Porto, em Portugal.
A celebração de abertura das missões foi presidida pelo arcebispo de Estrasburgo, Dom Luc Ravel, contando ainda com a presença do Pe. Desiré Zanté, Superior Provincial da França.
Nesta etapa das missões, a equipe missionária se fez presente entre as famílias para levar a elas a luz e a esperança do Evangelho. A maior parte do tempo foi dedicada a visitar as famílias da paróquia. Estas visitas ganharam um caráter muito especial, diante do forte secularismo reinante na região, onde a população se distanciou da vida da Igreja.
Aos paroquianos, foram oferecidos momentos de celebração e oração na igreja. No período da tarde sempre acontecia uma conferência especial, falando da alegria e da esperança em nosso mundo, a cargo do Pe. Pedro Lopes. Também aconteciam encontros especiais com os anciãos, com as crianças e com as famílias.
Segundo os membros da equipe missionaria e dos paroquianos que foram ouvidos, a experiência foi muito positiva. Os Missionários Redentoristas resgataram o chamado da Pastoral extraordinária feito em equipe e os paroquianos puderam experimentar o novo rosto da Igreja, que se aproxima das pessoas, caminhando com elas.
Comissão Geral dos Irmãos Redentoristas se reúne pela 1º vez
Reunião online discutiu os planos para o 300º aniversário de nascimento de São Geraldo Majella, o santo irmão redentorista. Saiba mais!
Jovens vivenciam experiência de seminário no Estágio Vocacional
Entre os dias 05 e 12 de janeiro de 2025, aconteceu o Estágio Vocacional Redentorista com a participação de 51 vocacionados nas cidades de Aparecida (SP) e Juiz de Fora (MG).
Beato Pedro Donders: apóstolo e missionário do Suriname
Relembre a missão e trajetória deste Redentorista, que doou sua vida pelos que mais sofriam!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.