Ao longo do Ano Litúrgico, a Igreja propõe meses “temáticos”, onde somos convidados a refletir sobre um aspecto importante da vida eclesial. Outubro é dedicado a Missões, setembro a escuta e prática da Palavra de Deus e, no mês de agosto, somos chamados a rezar e a promover as vocações. E para viver bem este mês vocacional, queremos cultivar a nossa própria vocação, na certeza que é dom de Deus e graça para continuarmos a nossa missão de filhos amados de Deus.
E para ajudar a vivenciarmos este mês vocacional, apresentamos três conselhos propostos pelo Papa Francisco em sua mensagem para o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, celebrado no dia 21 de abril deste ano. Suas palavras incentivam os cristãos a viverem seu chamado, fundamentados na esperança cristã e na ressurreição de Jesus Redentor. Com o desejo que todos os vocacionados se permitam ser fascinados por Cristo, sendo peregrinos da esperança e se envolvendo na construção do Reino de Deus.
Desta rica reflexão, podemos destacar três conselhos importantes:
1- Escuta do chamado divino como realização pessoal
O Papa Francisco destaca que a escuta do chamado de Deus não é um dever imposto, mas uma oportunidade para descobrir quem somos realmente e como podemos contribuir positivamente para o mundo. Ele encoraja a descoberta das próprias qualidades e a aplicação delas no serviço aos outros, enfatizando que nossa vida se torna plena quando respondemos à vocação que Deus nos confia.
2- Solidariedade e compromisso com o bem comum
O Papa Francisco ainda menciona a importância de estar aberto ao dom da vida e de se dedicar ao serviço dos outros. Ele valoriza as mães, os pais, os trabalhadores e todos aqueles que contribuem para uma sociedade mais justa e mais humana. Francisco destaca a necessidade de colaboração e solidariedade em diferentes campos para construir um mundo melhor.
3- Cultivo da esperança e compromisso ativo
Por fim, o Papa incentiva a cultivar um olhar cheio de esperança no mundo atual, apesar dos desafios. Ele convida os cristãos a serem "peregrinos de esperança", construtores de paz que baseiam suas vidas na ressurreição de Cristo. Francisco desafia o cristão a sair da indiferença, a se envolver ativamente no cuidado com o próximo e a ser agente de fraternidade e paz, antecipando o sonho de Deus para a humanidade.
Leia Mais55ª Semana Vocacional destaca a vocação do profeta MoisésPortanto, que este mês vocacional seja para nós não apenas um tempo de reflexão, mas também de ação. Que possamos escutar atentamente o chamado de Deus em nossas vidas, valorizar a solidariedade e o compromisso com o bem comum, e cultivar a esperança que brota da certeza da presença de Cristo em nossas jornadas.
Que cada passo dado neste caminho vocacional seja um testemunho vivo de nossa fé e uma contribuição efetiva para a edificação do Reino de Deus aqui na Terra. Deixemo-nos fascinar por Jesus! Que Deus abençoe e fortaleça cada um de nós em nossa jornada vocacional!
Clique aqui e acesse a página especial da 55ª Semana Vocacional
Reflexão elaborada pelo juniorista Fr. Lucas Martins, C.Ss.R.
Conheça a história da Congregação Redentorista em Honduras
Missionários da Congregação do Santíssimo Redentor são responsáveis pela Paróquia Santo Antônio de Pádua, erigida canonicamente em fevereiro de 1998.
Videocast das Santas Missões destaca o sacramento da Crisma
Convidado do episódio é o Pe. Ronaldo Divino, C.Ss.R., que compartilha sua trajetória vocacional e seu período missionário na África. Assista!
Retrospectiva CAS: celebrando as conquistas de 2024
Relembre os principais momentos que marcaram o ano das Obras Sociais Redentoristas
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.