Ao longo do Ano Litúrgico, a Igreja propõe meses “temáticos”, onde somos convidados a refletir sobre um aspecto importante da vida eclesial. Outubro é dedicado a Missões, setembro a escuta e prática da Palavra de Deus e, no mês de agosto, somos chamados a rezar e a promover as vocações. E para viver bem este mês vocacional, queremos cultivar a nossa própria vocação, na certeza que é dom de Deus e graça para continuarmos a nossa missão de filhos amados de Deus.
E para ajudar a vivenciarmos este mês vocacional, apresentamos três conselhos propostos pelo Papa Francisco em sua mensagem para o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, celebrado no dia 21 de abril deste ano. Suas palavras incentivam os cristãos a viverem seu chamado, fundamentados na esperança cristã e na ressurreição de Jesus Redentor. Com o desejo que todos os vocacionados se permitam ser fascinados por Cristo, sendo peregrinos da esperança e se envolvendo na construção do Reino de Deus.
Desta rica reflexão, podemos destacar três conselhos importantes:
1- Escuta do chamado divino como realização pessoal
O Papa Francisco destaca que a escuta do chamado de Deus não é um dever imposto, mas uma oportunidade para descobrir quem somos realmente e como podemos contribuir positivamente para o mundo. Ele encoraja a descoberta das próprias qualidades e a aplicação delas no serviço aos outros, enfatizando que nossa vida se torna plena quando respondemos à vocação que Deus nos confia.
2- Solidariedade e compromisso com o bem comum
O Papa Francisco ainda menciona a importância de estar aberto ao dom da vida e de se dedicar ao serviço dos outros. Ele valoriza as mães, os pais, os trabalhadores e todos aqueles que contribuem para uma sociedade mais justa e mais humana. Francisco destaca a necessidade de colaboração e solidariedade em diferentes campos para construir um mundo melhor.
3- Cultivo da esperança e compromisso ativo
Por fim, o Papa incentiva a cultivar um olhar cheio de esperança no mundo atual, apesar dos desafios. Ele convida os cristãos a serem "peregrinos de esperança", construtores de paz que baseiam suas vidas na ressurreição de Cristo. Francisco desafia o cristão a sair da indiferença, a se envolver ativamente no cuidado com o próximo e a ser agente de fraternidade e paz, antecipando o sonho de Deus para a humanidade.
Leia Mais55ª Semana Vocacional destaca a vocação do profeta MoisésPortanto, que este mês vocacional seja para nós não apenas um tempo de reflexão, mas também de ação. Que possamos escutar atentamente o chamado de Deus em nossas vidas, valorizar a solidariedade e o compromisso com o bem comum, e cultivar a esperança que brota da certeza da presença de Cristo em nossas jornadas.
Que cada passo dado neste caminho vocacional seja um testemunho vivo de nossa fé e uma contribuição efetiva para a edificação do Reino de Deus aqui na Terra. Deixemo-nos fascinar por Jesus! Que Deus abençoe e fortaleça cada um de nós em nossa jornada vocacional!
Clique aqui e acesse a página especial da 55ª Semana Vocacional
Reflexão elaborada pelo juniorista Fr. Lucas Martins, C.Ss.R.
Província cria articulação para refletir pautas da comunidade negra
Unidos pela fé e pela luta: Missionários Redentoristas Negros!
"A fé nasce da pregação", diz redentorista em Romaria das Santas Missões
Missionários Redentoristas realizam 34ª edição de romaria no dia 16 de novembro. Saiba mais!
O primeiro redentorista professo brasileiro
José Ferreira Caminha nasceu no dia 18 de novembro de 1841. Leia sobre sua história!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.