“Meu filho, de hoje em diante este é o teu pai; procura andar sempre no caminho que lhe é agradável”. Assim disse a mãe do menino João Hofbauer diante do Crucificado, após a morte do pai. Mais tarde, como eremita, recebeu o nome de Clemente, que o acompanhou pelo resto de sua vida. Anos depois, decidiu realizar de fato aquela terna fala de sua mãe, sendo sinal do amor Redentor de Cristo. Tornou-se, assim, não apenas o primeiro Redentorista tcheco, mas também o primeiro não italiano.
Leia Mais5 características da Espiritualidade RedentoristaJovens dão testemunho da vocação à famíliaA nova realidade da Igreja no pós-pandemiaConheça o tema da 51ª Semana VocacionalSão Clemente é considerado o segundo fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, pois, com todos os seus indiscutíveis esforços missionários, fez com que a Congregação iniciasse sua expansão por todos os recantos da Terra. Além desta magnífica ação evangélica, também é grande inspiração para nossa caminhada de fé, de maneira especial para aqueles que estão iniciando o processo vocacional.
Listamos 3 pontos da vida de São Clemente que vão inspirar você que busca seguir o caminho da vida religiosa. Confira abaixo!
Luta pela causa dos empobrecidos
Certa vez, em Varsóvia, diante de uma grande quantidade de meninos famintos que procuravam o convento para matarem a fome, Clemente foi a um bar pedir esmola para os oprimidos de seu tempo. Ao pedir dinheiro, recebe uma cusparada na cara. Mas é aí que Ele demonstra, em um gesto profético, o quanto foi santo ao responder: “Aquilo foi para mim; agora o senhor tem alguma coisa para os meninos?” Mesmo com sua personalidade forte, não revidou por amor à causa dos marginalizados, quanta caridade! Cabe também a cada um de nós a busca incessante e o amor a esses oprimidos, que hoje se apresentam em várias faces. Escutemos, portanto, o grito de nosso povo à libertação!
Missionariedade
São Clemente fundou casas e passou por diversos lugares: Moravia, Áustria, Polônia, Suíça, Alemanha, França, sonhava até com a América. Redentorista que honra a Congregação não é acomodado, preguiçoso ou estagnado, mas tem sempre que apresentar este desejo de “ir”, de “sair”, como diz a música: “aonde mandar eu irei”. Esse “ir” deve ser principalmente onde ninguém está, nas periferias existenciais, onde o ser humano não é tratado como tal. Esse ardor missionário foi o sonho de nosso fundador, Santo Afonso Maria de Ligório.
Amor e familiaridade com Jesus Eucarístico
O fundamento da vida de todo cristão, principalmente dos Religiosos Consagrados, é a oração e, de maneira mais forte, o cultivo do amor a Jesus Eucarístico. Isso Clemente fez de maneira exemplar, piedosa, devota, simples e familiar, como o próprio Cristo deseja. A pintura abaixo retrata bem esse fato. Nosso Santo está batendo à porta do sacrário de uma pequena capela, como alguém que precisa de maneira sem igual do morador daquele recinto. Se nós queremos ser Redentoristas e, principalmente, SANTOS, nosso amor por Jesus na Eucaristia deve guiar todos as dimensões de nossa vida, pois nela está a fonte da santidade.
Caros irmãos, quanto realizou São Clemente, não é mesmo? Agora, você e eu, devemos, inspirados por ele, devemos tomar a iniciativa de fazer tudo pelo mesmo Jesus e, assim, nos tornarmos memórias vivas do Santíssimo Redentor! Que São Clemente e os demais santos, beatos e mártires redentoristas, e a Mãe do Belo Amor, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nos inspirem em nossa caminhada. Assim seja!
Lucas Fonseca Almeida
Aspirante Redentorista
Contemplar o mistério do Natal com o coração de uma criança
Santo Afonso Maria de Ligório tinha uma forma toda especial de contemplar o mistério do Natal. Entenda!
O mistério do Natal em Santo Afonso de Ligório
Santo Afonso nos ensina que o nascimento de Jesus na condição humana é fruto de sua total liberdade. Saiba mais!
Ouça o canto de Natal mais famoso da Itália, composto por Santo Afonso
Fundador da Congregação Redentorista compôs "Tu desces das estrelas" em 1754. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.