São Clemente Maria Hofbauer é fonte de inspiração para toda a Família Redentorista. Foi um homem ousado e criativo, santo e persistente. Celebrando os 200 anos de sua morte no ano de 2020, temos a alegria de vivenciar o Ano Jubilar Clementino, desde o dia 15 de março de 2020 que encerra no dia 15 de março de 2021.
Clemente foi homem de oração e de missão, que levou a Congregação para além dos Alpes. Aprendemos com ele que "é preciso anunciar o Evangelho de um modo sempre novo”.
A história de vida deste santo redentorista é bem curiosa. Você sabia, por exemplo, que o nome de batismo dele não era Clemente?
Conheça alguns aspectos curiosos da vida de São Clemente Maria Hofbauer.
Nasce João, filho de Maria e Pedro
Maria Hofbauer e Pedro P. Hofbauer tiveram 12 filhos. Dessa longa lista, interessa-nos particularmente o nono, João, nascido e batizado a 26 de dezembro de 1751, em Tasswitz, uma aldeia rural do sul da Morávia, hoje pertencente à República Checa. É ele, não outro, São Clemente Maria Hofbauer. Recebeu, no batismo, o nome de João. Mais adiante você vai entender porque mais tarde passou a se chamar Clemente.
:: 3 símbolos da Missão Redentorista
Os assombros da guerra
Clemente aos 5 anos sofreu os assombros da guerra em seu país. Não tinha ainda 7 anos quando seu pai morreu. Sua mãe, com 12 crianças, passou por tempos difíceis. João sempre colaborou, da infância à adolescência, nos trabalhos no campo. Clemente era assíduo na escola de sua aldeia e servia como coroinha em sua paróquia. Hoje, na casa onde nasceu São Clemente, em existe hoje uma igreja dedicada ao santo.
Aprendiz de padeiro
Clemente estava com 16 anos. Sua grande família foi se reduzindo devido às precariedades da época. O pai e 7 irmãos já haviam falecido, e os outros irmãos moravam fora. Clemente ficou só com sua mãe. Eram pobres e viviam de aluguel, restava-lhe então a opção de aprender um ofício e ajudar sua mãe. O sonho de se tornar um sacerdote estava distante. Clemente foi para Znaim, uma pequena cidade próxima a sua terra natal. Lá foi admitido como padeiro após três anos de aprendizagem.
:: 5 características da Espiritualidade Redentorista
Vida como eremita
Clemente conseguiu uma oportunidade no mosteiro dos premonstratenses. Coube-lhe a missão de padeiro e copeiro da comunidade, enquanto estudava. Terminado o primeiro ciclo escolar, Clemente não tinha possibilidade de continuar os estudos por falta de dinheiro. Queria tanto ser fiel ao chamado de Deus como sacerdote, mas, como não era possível, optou em ser eremita, consagrar-se a Deus e viver na solidão. Foi admitido como eremita e recebeu o nome de Clemente.
Enfim, Redentorista
A vida mendicante não era o modo de ser que Hofbauer desejara para si. Seu desejo era se tornar sacerdote. Mais velho, aos 32 anos, Clemente retomava os estudos com a ajuda de três ricas irmãs benfeitoras. Em Roma, Clemente bate à porta da Congregação Redentorista e pede para ser admitido. Foi aceito no noviciado redentorista. Na festa de São José, 19 de março de 1785, Clemente tornou-se redentorista, professando os votos de pobreza, castidade e obediência. Dez dias depois foi ordenado sacerdote.
A exigente tarefa do amor humano
As relações humanas são autênticas quando colocam sua fonte em Deus e, pela sua perseverança, tornam-se testemunhas deste amor. Confira a reflexão!
Conheça a Paróquia Redentorista nos Estados Unidos voltada aos imigrantes
Fiéis se unem diante da adversidade da imigração, contribuindo para uma rica diversidade cultural e religiosa. Saiba mais!
Eucaristia é tema de novo episódio do videocast Vozes da Missão
Ir. Viveiros, C.Ss.R., comanda bate-papo com o Pe. Antônio Agostinho Frasso, C.Ss.R., que compartilha um pouco dos seus 51 anos de vida sacerdotal. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.