João Hofbauer era seu nome de batismo. Nasceu na Europa, especificamente em Morávia, no dia 26 de dezembro de 1751. Nono filho do casal Maria e Pedro Hofbauer, que teve doze filhos.
Ainda pequeno, por volta dos seus sete anos de idade, perdeu o pai. Sua mãe, mulher forte e cuidadosa, sabendo que iria cuidar do pequeno João e de seus outros filhos sozinha, disse ao garoto Hofbauer diante de uma imagem do Crucificado:
“Meu filho, de agora em diante ele será o teu Pai, cuidado para não praticar aquilo que ele não quer.”
Deste dia em diante, essas palavras perduraram e ficaram impressas no coração do menino João.
Nós listamos 5 virtudes de São Clemente Maria Hofbauer que são inspirações para os Missionários Redentoristas. Confira!
1- Dom da pregação
Uma das virtudes de Clemente era o dom da oratória. Amava pregar o Evangelho ao povo, sempre levando palavras de conforto e esperança. Também por isso foi muito perseguido pelo Estado, que naquela época era muito opressor.
Leia MaisConheça a música em homenagem a São Clemente Maria HofbauerSaiba como foi a canonização de São Clemente Maria HofbauerCerto dia, mandaram um espião atrás de Clemente para ver o que ele fazia e conversava com o povo. Este espião seguiu cada passo e conversa de Clemente e, ao final de sua missão, disse ao seu chefe: “este homem só fala do Evangelho.”
O povo amava ouvir suas pregações e perguntava como clemente, com apenas um versículo da bíblia, tirava tantas palavras bonitas e de esperança. Ele não só falava, mas vivia o que pregava. E dizia: “uma boa pregação é feita com os joelhos no chão”.
2- Profunda confiança em Deus
A vida espiritual de São Clemente, para todos nós Missionários Redentoristas, é um grande modelo a ser seguido. Uma imagem resume sua confiança e intimidade com Deus: os toques no Sacrário. Esse simples e humilde gesto marcou toda a vida deste incomparável missionário.
Vemos a amizade e intimidade que ele tem com Jesus Eucarístico. Neste pequeno ato, Clemente dizia que queria Sua presença ardentemente, mais do que tudo na vida dele.
3- Homem de oração
Nós, como Missionários Redentoristas, seguindo os passos de nosso Pai fundador, Santo Afonso de Ligório, devemos ser pessoas de oração profunda com Deus. Através da oração nos conectamos com Deus e temos mais força e vigor em nossa vocação.
Já dizia Santo Afonso: “quem reza se salva. Quem não reza se condena.” E Clemente soube viver este legado com perfeição. Era um homem de oração e profunda fé em Deus.
4- Cuidado e amor pelos pobres e abandonados
Santo Afonso nos deixou esta missão: “evangelizar os mais pobres e abandonados.” Clemente abraçou fortemente esta missão, viveu em meio aos pobres acolhendo-os e pregando a eles o Evangelho de Jesus Cristo com palavras simples e de fácil compreensão.
5- Homem inovador
Clemente tinha um jeito próprio, uma maneira singular de evangelizar. Ele costumava repetir: “o Evangelho deve ser pregado de modo sempre novo, em cada época e geração, numa linguagem que o povo simples possa entender.”
Certo dia, Clemente teve a ideia de doar parte de sua missão também aos jovens em uma igreja. Neste trabalho com os jovens, no primeiro contato, fazia uma acolhida a todos e depois começava a catequizar. No futuro, deram bons frutos para a vida sacerdotal, religiosa e matrimonial.
Conheça a história da Congregação Redentorista em Honduras
Missionários da Congregação do Santíssimo Redentor são responsáveis pela Paróquia Santo Antônio de Pádua, erigida canonicamente em fevereiro de 1998.
Videocast das Santas Missões destaca o sacramento da Crisma
Convidado do episódio é o Pe. Ronaldo Divino, C.Ss.R., que compartilha sua trajetória vocacional e seu período missionário na África. Assista!
Retrospectiva CAS: celebrando as conquistas de 2024
Relembre os principais momentos que marcaram o ano das Obras Sociais Redentoristas
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.