Refletir sobre nossa vocação é sempre muito importante para a caminhada cristã, e exige de cada pessoa a consciência que todos somos vocacionados, isto é, de que cada um é chamado por Deus para alguma missão.
Na Bíblia, podemos obeservar o chamado dos profetas. Cada profeta inicia a sua missão a partir de uma vocação, um chamado próprio e bem pessoal que recebe de Deus: é o caso de Abraão, Moisés, Jeremias, Isaías, Amós, etc. Deus chama e indica uma missão.
A vocação é um dom recebido de Deus, que de forma particular Ele oferece para cada ser humano. Esse chamado vai além da nossa capacidade de realizá-lo; porém, Deus em sua gratuidade nos dá as graças para concretizá-lo em nossas vidas.
Vejamos o caso de Jeremias: a Bíblia traz um belíssimo texto de sua vocação, que está em Jr 1,4-10. Esse chamado é um modelo para nós batizados, seguidores de Jesus, como fonte de inspiração e também como um meio de escutarmos a voz de Deus que continua falando e chamando através de sua Palavra. Assim como Jeremias, somos chamados a acolher essa Palavra: “Antes de formar você no ventre da sua mãe, eu o conheci!”
Leia Mais4º passo para descobrir a vocação: procure orientação!2º passo para descobrir a vocação: reze!1º passo para descobrir a vocação: escute DeusQue maravilhoso é saber que não somos frutos do acaso, mas somos filhos e filhas de um Deus que nos quis. A primeira vocação que cada pessoa recebe é a vida; a segunda é o chamado à santidade que todo cristão recebe de Deus. Existem as vocações específicas dentro de um campo profissional e também a vocação cristã, como é o caso do matrimônio e da vida religiosa. Vocação é dom de Deus: não se trata de escolher, mas de ser escolhido e de dar uma resposta concreta. Para chegar a ela é preciso percorrer um caminho de descoberta e de autoconhecimento. Estar de coração aberto para entender a vontade de Deus. É a vocação que dá sentido à vida.
O Papa Francisco se refere à vocação religiosa como o “grande tesouro na Igreja, daqueles que seguem o Senhor de perto, professando os conselhos evangélicos”. O Santo Padre tem constantemente tratado da necessidade de a voz dos jovens se fazer presente na Igreja, contribuindo à missão de não deixar que a instituição tão antiga, caia no erro de se tornar antiquada aos tempos de hoje. E que essa é uma missão que exige dedicação de todos.
Ninguém está excluído da vocação, todos somos chamados a obedecer a Deus e seu desígnio para cada um: “Não diga ‘sou jovem’, porque você irá para aqueles a quem eu mandar e anunciará aquilo que eu ordenar. Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo”. (Jr 1,7-8). Abramos os nossos ouvidos pois “A voz do Senhor nos chama”.
Deus não apenas nos dá a missão, Ele nos faz uma promessa: “EU ESTOU CONTIGO!”
Ir. Thaylor Bertoli, CSsR
Dez características do Missionário Redentorista
Fé, oração, caridade, alegria são algumas das características da Congregação do Santíssimo Redentor. Saiba mais!
Padre Pelágio Sauter: Apóstolo de Goiás
Converteu muitas vidas, tocou muitos corações, ajudou milhares de pessoas. Conheça sua história!
Conheça o Centro de Assistência Social, Perpétuo Socorro
Vídeo apresenta os serviços oferecidos na unidade de São João da Boa Vista, em São Paulo (SP)
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.