Mês de Outubro nos leva a refletir como Igreja a missão, mês também de Nossa Senhora do Rosário e de Aparecida. Entre tantas vocações temos a Vida religiosa, que vem através dos seus carismas, responder ao chamado do Senhor numa ação efetiva diante da necessidade e clamor do povo de Deus.
Assim é a Congregação das Irmãs Dominicanas da Beata Imelda, que tem como fundador Pe. Giocondo Pio Lorgna, um dominicano fervoroso, quando enviado como pároco em 1905 para São João e Paulo – Veneza-Itália, percebeu que não havia nenhum jardim de infância para crianças, e em 1910 inaugurou o primeiro chamado “Anjo da Guarda” para os meninos. Sob a direção de Maria Bassi, algumas jovens da paróquia assumiram os cuidados dos pequenos, aí estava semeando a semente da Congregação.
Mesmo diante da dureza dos anos da 1ª Guerra Mundial em 1914, permaneceu aberto. Devido à necessidade das famílias, em 1915 iniciou o Jardim de Infância para meninas e após a 1ª Guerra, o padre impulsionado pela caridade, lançou outra ideia de abrir um jardim para os órfãos da guerra com a proposta dos Jardins de Infância colaborar na educação e também aproximar os pequenos de Jesus o “amigo das crianças”. No ano de 1917 as Irmãs começaram a viver em comunidade e 1922, dez jovens fizeram a profissão religiosa. A primeira expansão missionária foi para o Brasil em 1946, para a cidade de Santa Cruz do Rio Pardo (SP).
Leia MaisA Eucaristia alimenta a vida da família de DeusEucaristia nos faz igreja, comunidade de amorApós a Congregação enviou Irmãs para Ásia-Filipinas, Indonésia e Camarões na África. A Província Brasileira está também presente na Bolívia e México e a Província Italiana está presente na Albânia. A Congregação das Irmãs Dominicanas da Beata Imelda tem como lema Carismático “Amar e tornar amado Jesus presente na Eucaristia”, através da Educação formal, imbuída dos valores evangélicos e da promoção das famílias no contexto de vulnerabilidade.
Suas obras Educacionais e Assistenciais estão presentes nas periferias das cidades, buscando responder aos sinais dos tempos, sendo espaço de acolhida, formação e conscientização dos direitos, para que “todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10). Diante dos desafios enfrentados ainda no pós pandemia, as Irmãs Dominicanas, através de suas obras socioeducacionais e Pastorais, se empenham em promover a pessoa na sua integralidade e dignidade, colaborando assim para que cada um seja protagonista da sua história.
A exemplo de Maria Madalena, a apóstola da Ressurreição: “Eu vi o Senhor” (Jo 20,18) Padre Giocondo o fundador, deseja que sejam verdadeiras “Dominicanas Imeldinas”: Dominicanas- Contemplativas e ativas e Imeldinas inflamadas de amor e Apóstolas da Eucaristia. O desafio de ser uma Congregação cuja centralidade é o amor a Jesus presente na Eucaristia. Mesmo diante dos desafios buscar vivenciar as virtudes eucarísticas como: Alegria, Acolhida, Partilha, Amor e Compaixão. Diante de um mundo onde a ganancia, o desrespeito, as indiferenças muitas vezes imperam, mas não podemos desanimar e deixar de contribuir na construção de uma sociedade justa e fraterna onde as pessoas são valorizadas, crianças, adolescentes e jovens sejam respeitados, idosos sejam amados e a família tenha condições de trabalho e sustento.
As religiosas destacam não ser uma Congregação de Irmãs sonhadoras, mas a exemplo das Palavras do papa Francisco em que ele pede que sejamos uma Igreja em saída, precisam ser corajosas. A Vida Religiosa não pode deixar de ser profética, anunciadora da Verdade e denunciar as injustiças. Por isso sentem-se convidadas neste mês dedicado a missão, a novamente serem encorajadas pela Palavra do Senhor que diz: “Não tenham medo”, não ter medo de acreditar que a transformação da realidade passa pela educação imersa nos valores evangélicos, e de maneira especial para a Congregação Dominicana da Beata Imelda, de serem essas promotoras da eucaristização do mundo, a começar pelas crianças, adolescentes e jovens. Através deles, de seus exemplos, outros se sintam atraídos e desejem fazer parte desta missão. Você que agora está pensando em dar um sentido para sua vida, “Não tenha medo” de dizer o seu sim.
Irmã Marilda Ferreira, OP .
Conheça a oração do Papa Francisco pelas vocações
Ao final de sua mensagem para o 53º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, Papa Francisco deixou uma prece especial pelas vocações da Igreja.
Paróquia em Vila Jaguara (SP) vive graça das Santas Missoes Redentoristas
Confira como foi a terceira fase das Missões em Vila Jaguara (SP) .
Entenda mais sobre a vivência do noviciado na formação redentorista
Noviciado é um período de aprofundamento sobre a Congregação em preparação à profissão dos votos religiosos.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.