O Papa Francisco já demonstrou diversas vezes seu carinho e devoção pelo esposo da Virgem Maria, São José. Ele, inclusive, escolheu iniciar o seu ministério no dia de São José, em 19 de março, em 2013.
O Santo Padre também tem uma imagem de São José deitado, para a qual ele sempre reza. “Eu gosto muito de São José, porque é um homem forte e de silêncio. No meu escritório, eu tenho uma imagem de São José dormindo, e dormindo ele cuida da Igreja. Quando eu tenho um problema ou uma dificuldade, eu o escrevo em um papelzinho e o coloco embaixo da imagem de São José, para que ele sonhe sobre isso. Isso significa: para que ele reze por este problema”, disse certa vez.
Além da data em março, a Igreja recorda ainda a vida de São José em outras duas datas. Em maio, no primeiro dia do mês, ao celebrar a solenidade de São José Operário, e em dezembro, no dia 30, com a festa da Sagrada Família, e existem ainda outras menções a São José.
Que tal aproveitar para aprofundar mais sobre a Vocação de São José, pelas palavras do Papa Francisco? Confira abaixo:
O guardião
Deus confia a José a missão de ser guardião de Maria e de Jesus. Num primeiro momento, diante da revelação do anjo, coloca-se de lado na história. Mas depois compreende o que lhe é dito e pedido. E, assim, José abraça a sua tarefa de pai e esposo. Cuidou com amor de Maria e se dedicou à educação de Jesus Cristo.
Homem de silêncio
José é o homem que não fala, mas obedece. Era um homem que escutava a voz de Deus, profundamente sensível à Sua vontade. Um homem atento às mensagens que vinham das profundezas do coração e do alto. Deixou-se guiar e levou adiante a promessa de Deus.
:: 5 pensamentos do Papa Francisco sobre Vocação
Disponibilidade e prontidão
Em uma constante atenção a Deus, José esteve sempre aberto aos seus sinais e disponível ao projeto do Senhor. Permanece ao lado de Maria, sua esposa, tanto nos momentos serenos como nos momentos difíceis da vida. Não se recusou a seguir o que lhe foi pedido, aceitou a novidade, mesmo que desconcertante, e colocou-se à disposição.
:: Ser santo hoje, é possível?
Dedicado ao trabalho
Jesus entra em nossa história, está entre nós, nascido de Maria pelo poder de Deus, mas com a presença de São José, o pai legal, de direito, que cuida d’Ele e também lhe ensina seu trabalho. Jesus nasce e vive em uma família — Sagrada Família, — aprendendo com São José o ofício de carpinteiro, na carpintaria em Nazaré, dividindo com ele seus compromissos, esforços, satisfação e as dificuldades do dia a dia.
Exemplo de bondade e ternura
Cuidar e guardar requer bondade, ternura. Nos Evangelhos, São José aparece como um homem forte, corajoso, trabalhador, mas, no seu íntimo, sobressai uma grande ternura. E essa não é uma virtude dos fracos. Pelo contrário, exprime ânimo forte e capacidade de solicitude, de compaixão, de verdadeira abertura ao outro, de amor. Não devemos ter medo da bondade, da ternura.
Sugestão de leitura: Evangelho segundo Mateus 1, 18–25.
Conheça o Centro de Assistência Social, Perpétuo Socorro
Vídeo apresenta os serviços oferecidos na unidade de São João da Boa Vista, em São Paulo (SP)
Província cria articulação para refletir pautas da comunidade negra
Unidos pela fé e pela luta: Missionários Redentoristas Negros!
"A fé nasce da pregação", diz redentorista em Romaria das Santas Missões
Missionários Redentoristas realizam 34ª edição de romaria no dia 16 de novembro. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.