No sábado dia (30) de abril às 18h, a Congregação Redentorista celebrará a Profissão Perpétua do Irmão Marco Lucas Tomaz C.S.S.R no Santuário Nacional de Aparecida. A cerimônia será presidida pelo Superior Geral, Pe. Michael Brehl, e será transmitida ao vivo pela TV Aparecida. O missionário aproveita a oportunidade e pede a todos que se lembrem dele em suas orações.
Aqui acompanhamos sua trajetória vocacional até a chegada aos Votos Perpétuos.
Nasci na pequena cidade de Extrema (MG), no dia 25 de dezembro de 1992. Sou fruto da relação conjugal de quase 40 anos de Ivani Maria Pereira Tomaz (in memoriam) e João Avelino Pereira. Tenho apenas uma irmã, cujo nome é Luana. Minha família é oriunda da zona rural, pessoas simples e de fé piedosa. É essa realidade familiar que influenciou minha vida e me ajudou a cultivar e amadurecer minha vocação.
Recordo-me de que, desde muito cedo, ia à missa com minha família, sobretudo com minha mãe, que sempre se mostrou mais religiosa e participativa. Lembro-me de que minha família, com o desejo de melhorar a vida e oferecer a nós melhores oportunidades, mudou-se para a cidade de Estiva (MG). Nessa cidade, quando eu era pequeno, havia um padre chamado Lucas, que, de um jeito simples e com uma oratória inconfundível, me chamava a atenção. Ele sempre dizia que eu seria um padre igual a ele. E, desde pequeno, eu brincava de presidir a missa.
Quando adolescente, tive a oportunidade de ajudar na comunidade algumas vezes como coroinha e participar do Grupo de Jovens. Momentos que foram fundamentais para minha vida e vocação, pois me ajudaram a ser mais inserido na comunidade e amadurecer minha fé.
Em um certo dia, quando eu cursava o ensino médio, um professor fez uma dinâmica vocacional/profissional com a turma. Eu manifestei a ele que tinha o desejo de ser padre. Lembro-me de que, quando esse professor foi ao Santuário Nacional, trouxe para mim um folder vocacional dos Redentoristas. A partir daí, veio-me a inquietação de ser um missionário de Nossa Senhora. Pesquisei sobre os Redentoristas e descobri que havia a opção por ser Irmão. A vida de São Geraldo Majella, que estava contada brevemente no folder, chamou-me a atenção.
Em contato com os Redentoristas, depois de um tempo discernindo minha vocação, manifestei o desejo de ser acompanhado para ser irmão. Prontamente o Secretariado Vocacional começou a me responder. Essa correspondência durou um pouco mais de um ano. Em janeiro de 2012, participei da Convivência Vocacional e ingressei na formação redentorista no Seminário São Geraldo, em Sorocaba (SP). Cursei, durante os quatro primeiros anos de aspirantado e postulantado, Administração, na UNIP. Em 2016, em Tietê (SP), realizei o Noviciado, vindo a professar os votos em 28/1/2017. Nesse mesmo ano, mudei para São Paulo, capital, onde vivi por quatro anos, tendo a oportunidade de estudar Teologia, no ITESP.
No ano passado (2021), o Governo Provincial me transferiu para a Comunidade Santo Afonso, em Aparecida (SP), e me deixou incumbido de auxiliar na formação do Propedêutico e ser Diretor Comercial das Editoras Santuário e Ideias & Letras. Nos fins de semana, auxilio nas atividades pastorais do Santuário Nacional, oportunidade que tenho para manter o contato com os devotos e renovar minha consagração religiosa a Jesus, filho da Senhora Aparecida, nossa boa Mãe.
Peço-lhes mais uma vez que continuem rezando por mim e por todos os meus confrades, para que sejamos sempre fiéis e perseverantes ao seguimento de Jesus, a exemplo de nosso Fundador e de todos os confrades que estão na glória.
A oração é o que nos salva
A oração é o meio necessário e certo de alcançarmos todas as graças necessárias para a salvação. Saiba mais!
Jubileu 2025: Chamados a ser peregrinos da esperança
Somos chamados a percorrer um caminho de paz para nos tornarmos sinais e instrumentos de esperança e amor onde vivemos.
Contemplar o mistério do Natal com o coração de uma criança
Santo Afonso Maria de Ligório tinha uma forma toda especial de contemplar o mistério do Natal. Entenda!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.