O Papa Francisco traz para cada coração que sente o desejo de dedicar a vida a Deus e à Igreja, quatro palavras importantes para que possamos entender um pouco mais sobre a vocação que Deus nos chama.
Veja o sentido dessas quatro palavras: gratidão, coragem, tribulação e louvor.
A mensagem traz como pano de fundo, o texto evangélico que conta a experiência singular que aconteceu a Jesus e a Pedro durante uma noite de tempestade no lago de Tiberíades (cf. Mt 14, 22-33).
Depois da multiplicação dos pães, que entusiasmou a multidão, Jesus manda os discípulos subirem para o barco e seguirem à sua frente para a outra margem, enquanto Ele despedia o povo. A imagem desta travessia do lago sugere a viagem da nossa existência.
Leia Mais10 frases de santos pra ajudar a descobrir a vocação 3 dicas para você descobrir sua vocação no ano que se inicia Como a vocação de Abraão pode me ajudar a ser uma pessoa de féDe fato, o barco da nossa vida avança lentamente, sempre à procura de um local para atracar, pronto para desafiar os riscos do mar, mas desejoso também de receber a orientação do timoneiro que o coloque finalmente na rota certa. Às vezes, a gente acaba se perdendo por conta das ilusões em vez de seguir o farol luminoso que nos conduz ao porto seguro.
Gratidão
Navegar pela rota certa não é uma tarefa confiada só aos nossos esforços, nem depende apenas dos percursos que escolhemos fazer, pelo contrário, trata-se da resposta a um chamado que nos chega do Alto. Toda a vocação nasce do olhar amoroso com que o Senhor vem ao nosso encontro, mesmo quando o nosso barco está diante da tempestade. Por isso, só conseguiremos descobri-la e abraçá-la, quando o nosso coração se abrir à gratidão e souber identificar a passagem de Deus pela nossa vida.
Coragem
É o Senhor que nos indica a margem para onde ir e nos dá a coragem para subir no barco. Ao mesmo tempo que nos chama, se faz também nosso timoneiro para nos acompanhar, mostrar a direção. Quando os discípulos veem Jesus caminhando sobre as águas, começam a pensar que se trata de um fantasma e se assustam. Mas, Jesus imediatamente os tranquiliza com uma palavra que deve acompanhar sempre a nossa vida e o nosso caminho vocacional: Coragem! Sou Eu! Não temais! (Mt 14, 27).
Tribulação
O Senhor nos chama porque quer nos tornar, como Pedro, capazes de caminhar sobre as águas, ou seja, colocando a nossa vida a serviço do Evangelho nas formas concretas que Ele nos indica: vocação laical, presbiteral e de vida consagrada. Porém, como o apóstolo, temos nossas fragilidades e temores. Estes ventos e tempestades podem nos debilitar, mas Jesus está ao nosso lado e, se O reconhecermos como único Senhor da nossa vida, Ele nos estenderá a mão para nos salvar.
Louvor
Esta palavra pretende ser também um convite a cultivar a atitude interior de Maria Santíssima: agradecida pelo olhar que Deus pousou sobre Ela, superando na fé medos e perturbações, abraçando com coragem a vocação, Ela fez da sua vida um cântico eterno de louvor ao Senhor.
:: Você tem dúvidas sobre a sua vocação? Acesse: A12.com/duvidasvocacionais
Fonte: Mensagem para o 57º Dia Mundial de Oração pelas Vocações
Conheça a história da Congregação Redentorista em Honduras
Missionários da Congregação do Santíssimo Redentor são responsáveis pela Paróquia Santo Antônio de Pádua, erigida canonicamente em fevereiro de 1998.
Videocast das Santas Missões destaca o sacramento da Crisma
Convidado do episódio é o Pe. Ronaldo Divino, C.Ss.R., que compartilha sua trajetória vocacional e seu período missionário na África. Assista!
Retrospectiva CAS: celebrando as conquistas de 2024
Relembre os principais momentos que marcaram o ano das Obras Sociais Redentoristas
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.