Um dos grandes santos do século XVIII foi São Clemente Maria Hofbauer. Patrono de Viena, ele nasceu em 26 de dezembro 1751, em Tasswitz, na República Tcheca. Este santo redentorista é considerado o segundo fundador da Congregação Redentorista porque a levou para além dos alpes italianos.
Com 31 anos, foi para Tivoli, uma cidade próxima a Roma, onde, na presença de Dom Gregório Chiaramonti, futuro papa Pio VII, professou os votos de pobreza, castidade e obediência, se tornando eremita. Ao regressar para Viena, inicia seus estudos na Universidade Vienense para se tornar sacerdote, e onde conhece seu amigo Thadeu Hübl e também as obras espirituais de Santo Afonso Maria de Ligório.
Os dois amigos decidem ir para Roma. Numa manhã de setembro de 1784, Clemente Maria e Thadeu Hübl batem na porta dos Missionários Redentoristas, na Igreja São Joaquim, e são acolhidos com grande alegria.
A partir daí a vida de Clemente muda drasticamente!
Podemos dizer que toda sua espiritualidade e sua fé têm como base os ensinamentos de sua mãe, que lhe ensinou tudo, com esmero e cuidado, mostrando-lhe a necessidade de reverência diante dos santos mistérios de Cristo e um amor especial para com Maria Santíssima.
Leia Mais5 virtudes de São Clemente que motivam a missão RedentoristaConheça a música em homenagem a São Clemente Maria HofbauerEm uma vida toda apostólica, Clemente levou a Congregação do Santíssimo Redentor para além dos alpes italianos, alcançando todo o centro europeu.
Isto em um período de crise religiosa, onde o iluminismo e as prerrogativas da Revolução Francesa faziam ressoar nos monarcas um clima anticristão. Mas Clemente possuía uma fé inabalável e conseguiu suportar tais “tragédias” do século das luzes.
Hoje, a Congregação do Santíssimo Redentor se encontra em mais de oitenta países, e o primeiro passo para esse feito foi a decisão de um homem, forte na fé e alegre na esperança, que saiu além dos alpes, levando consigo a esperança de Santo Afonso Maria de Ligório.
O que é uma espiritualidade clementina?
É uma espiritualidade missionária. Um amor incondicional pela Virgem Maria. E principalmente, fé nos Sagrados Mistérios da Encarnação, da Eucaristia e da Cruz, os pilares da espiritualidade Redentorista, e que, para São Clemente Maria Hofbauer, são sua fortaleza e esperança.
Este Santo Redentorista nos ensina que pela fé nos tornamos fortes, e é pela fé que somos chamados e enviados em missão, para evangelizar de uma forma sempre nova.
Fr. Rafael Peres Nunes de Lima, C.Ss.R.
Juniorista
Conheça o Centro de Assistência Social, Perpétuo Socorro
Vídeo apresenta os serviços oferecidos na unidade de São João da Boa Vista, em São Paulo (SP)
Província cria articulação para refletir pautas da comunidade negra
Unidos pela fé e pela luta: Missionários Redentoristas Negros!
"A fé nasce da pregação", diz redentorista em Romaria das Santas Missões
Missionários Redentoristas realizam 34ª edição de romaria no dia 16 de novembro. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.